Questões de Concurso Público Prefeitura de Ituberá - BA 2023 para Nutricionista

Foram encontradas 8 questões

Q2129777 Nutrição
Educação Alimentar e Nutricional (EAN), no contexto do Direito Humano à Alimentação Adequada, da garantia da Segurança Alimentar e Nutricional e da Promoção da Saúde, é um campo de conhecimento e prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional que visa promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis. A prática da EAN deve fazer uso de abordagens e recursos educacionais problematizadores e ativos que favoreçam o diálogo junto a indivíduos e grupos populacionais, considerando todas as fases do curso da vida, etapas do sistema alimentar e as interações e significados que compõem o comportamento alimentar. A Educação Alimentar e Nutricional tem sido considerada uma estratégia fundamental para a prevenção e o controle dos problemas alimentares e nutricionais contemporâneos.
(https://www.gov.br/cidadania/pt-br/caisan/educacao-alimentar-enutricional#:~:text=Educa%C3%A7%C3%A3o)
Nessa dimensão, marque o que não se identifica entre seus resultados potenciais.
Alternativas
Q2129778 Nutrição
O leite materno contém todos os nutrientes de que o bebê necessita para uma alimentação completa como: vitaminas, proteínas, calorias, água, ferro, gordura, lactose, sais, cálcio, fósforo, glóbulos brancos, anticorpos contra infecções e outros. O leite materno está sempre na temperatura ideal, o que é mais um benefício para o bebê.
(http://crisete.bebeblog.com.br/33114/Aleitamento-materno-fonte-de-saude-e-vida-para-o-bebe/ )
Julgue as assertivas com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após julgamento, marque a alternativa correta.
  I – No momento da amamentação, o bebê se alimenta e ainda estabelece uma fonte de afeto e de amor, porque o ato de alimentar o bebê passa a ser também um momento de interação mãe-bebê.  II – A amamentação (contato físico com a mãe), além do afeto, do amor, do conforto, do carinho, facilita o desenvolvimento da criança e seu relacionamento com outras pessoas; protege o bebê contra diversas doenças, como diarreias, infecções respiratórias e urinárias, alergias, otites e problemas de visão. III – A amamentação fornece os nutrientes necessários para um crescimento saudável dos músculos e dos ossos e o desenvolvimento psicomotor e social dos bebês IV – O leite materno deixa o bebê mais inteligente; além de o ato de mamar no peito ajudar o desenvolvimento das mandíbulas e da arcada dentária e também da fala da criança.
Alternativas
Q2129779 Nutrição
Julgue as assertivas com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após julgamento, marque a alternativa correta.
  I –
Comparando-se o leite materno com o leite de vaca, tem-se que o leite materno é mais pobre em cálcio e fósforo.  II – O leite humano é mais rico em lactoalbumina que o leite de vaca. III – Dos líquidos orgânicos, o leite humano é o mais rico em lactoferrina, substância que impede o desenvolvimento de Candida albicans, certos tipos de Escherichia coli e estafilococos – cuja ação é desempenhada pela lactoferrina privando o micro-organismo do ferro de que necessita para a sua sobrevida. IV – A amamentação materna precoce, iniciando-se na própria sala de parto, tem sido recomendada. Com esta prática reduz-se o risco de hipoproteinemia e hipoglicemia. 
Alternativas
Q2129780 Nutrição
Escorbuto Infantil (doença de Barlow) – moléstia ligada à carência da vitamina C (ácido ascórbico) durante a primeira infância. (...) O início do escorbuto pode exteriorizar-se por sintomas vagos e progressivos – irritabilidade, inapetência, palidez, choro à manipula, principalmente à manipulação dos membros inferiores – antes de se manifestar o quadro característico. Às vezes, porém, o começo é súbito, coincidindo com uma infecção aguda, que torna manifesta a avitaminose latente.
(CARVALHO, Azarias de Andrade. Pediatria. Atheneu. S.Paulo.Cap.3. P.73/4.)
Sobre “Escorbuto Infantil”, marque a alternativa incorreta. 
Alternativas
Q2129781 Nutrição
As leis da alimentação, também conhecidas como as leis de Escudero, foram criadas pelo médico argentino Pedro Escudero em 1940, sendo ainda aceitáveis nos dias de hoje. Nesse contexto, segundo o médico Escudero, o que regula a alimentação do Homem são: Quantidade, Qualidade, Harmonia e Adequação. Comer de forma equilibrada conforme as leis da Alimentação é uma forma de cuidar da saúde.
(As leis da alimentação – Leis de Escudero criadas pelo médico argentino (aminhadietadiaria.com))
Sobre “Leis da Alimentação”, analise o que se informa a seguir:
  I – Os alimentos devem fornecer ao organismo todos os nutrientes essenciais para o seu correto funcionamento. Os nutrientes são essenciais para o crescimento e manutenção de um corpo saudável ao longo da vida.  II – Quando se consomem mais calorias do que as que se gastam o corpo armazena em forma de gordura, produzindo-se assim a obesidade e os problemas a ela associados. Por outro lado, quando a ingestão de calorias é muito baixa, dá-se a má nutrição. III – Os alimentos devem guardar entre si uma relação de proporção de modo a evitar o excesso ou deficiências de nutrientes.
As informações contêm elementos que identificam correta e respectivamente: 
Alternativas
Q2129782 Nutrição
Julgue as assertivas com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após julgamento, marque a alternativa correta.
  I - O congelamento é um método que se utiliza do frio para a preservação alimentícia, sendo considerado um dos mais eficientes sistemas de conservação por maior período de tempo, mantendo-os o mais próximo do seu estado natural e assegurando a manutenção das qualidades organoléticas e as propriedades nutritivas.  II - A função principal do congelamento é baixar a temperatura do alimento, a um ponto tal que as mudanças químicas sejam reduzidas e os microrganismos fiquem inativos. Desta forma, as alterações naturais tornam-se retardadas. III - É necessário escolher alimentos de ótima qualidade, recém colhidos, frescos e sadios. IV - As carnes devem estra somente resfriadas, serem de boa procedência e constarem de inspeção sanitária, pois o congelamento não melhora as condições dos alimentos, simplesmente as preserva no seu ponto máximo de qualidade. 
Alternativas
Q2129783 Nutrição
Os sintomas da toxinfecção alimentar podem se apresenta por: náuseas, vômito, febre, cólicas intestinais, diarreia, coceira na pele, entre outros, depois de ter consumido maionese, frutos do mar ou doce, sem se notar qualquer problema no alimento ingerido. Além disso, cada bactéria é única, tem preferência de alimentos, provoca diferentes sintomas no organismo saudável e possui período de incubação (tempo de demora para surgir os sintomas) que vai de 1 a 72 horas após a ingestão do alimento contaminado.
(Por: Roberta Stella - Nutricionista formada pela Universidade de São Paulo - USP)
Entre as “Regras de Ouro” da Organização Mundial de Saúde (OMS) para preparação higiênica dos alimentos, analise as informações seguintes:
  I - Escolher alimentos tratados de forma higiênica - convém sempre adquirir leite pasteurizado, em vez de in natura e, se possível, comprar carnes (frescas ou congeladas) que tenham sido tratadas em temperaturas adequadas para impedir a presença de bactérias.  II - Consumir imediatamente os alimentos cozidos - Quando os alimentos cozidos se esfriam em temperatura ambiente, os microrganismos iniciam a sua multiplicação. Quanto mais tempo se espera, maior é o risco. O ideal é manter o alimento em temperatura de até 65ºC para o consumo. III - Evitar o contato entre os alimentos crus e cozidos - Um alimento bem cozido pode se contaminar com um mínimo contato com alimentos crus. Esta contaminação "cruzada" pode ser direta, como acontece, por exemplo, quando utilizamos uma tábua para cortar a carne assada e com essa mesma tábua trinchamos a carne crua. IV – O conta dos alimentos crus com os cozidos recebe a denominação de “cruzamento vertical” e deve ser evitada através da lavagem cuidadosa doa alimentos.
Marque a alternativa com a série correta. 
Alternativas
Q2129784 Nutrição
Boas Práticas para Serviços de Alimentação - são práticas de higiene que devem ser obedecidas pelos manipuladores desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizados no preparo do alimento até a venda para o consumidor. O objetivo das Boas Práticas é evitar a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados.
Assim sendo, julgue as assertivas com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após julgamento, marque a alternativa correta.
  I - A higiene alimentar diz respeito aos cuidados relacionados ao manuseio, preparação e armazenamento dos alimentos de modo a diminuir o risco de contaminação e ocorrência de doenças, como a intoxicação alimentar, por exemplo. Portanto, deve-se ter como primeiro passo “tomar banho diariamente”.  II - Os parasitas como: ameba, giárdia e vermes podem estar presentes no solo, na água e no intestino dos homens e dos animais, podendo então contaminar os alimentos e causar doenças. III - Alguns micróbios, chamados de deteriorantes, podem estragar o alimento, que fica com cheiro e sabor desagradáveis. Outros micróbios, quando presentes nos alimentos, podem causar doenças, sendo chamados de prejudiciais à saúde ou patogênicos. IV - Os micróbios multiplicam-se nos alimentos quando encontram condições ideais de nutrientes, umidade e temperatura; os micróbios prejudiciais à saúde. podem se multiplicar em temperaturas entre 5ºC a 60ºC (chama- da zona de perigo). Eles preferem temperaturas de verão ou do nosso corpo (em torno de 37ºC) 
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: E
4: B
5: D
6: A
7: C
8: A