Questões de Concurso Público Prefeitura de Nova Itarana - BA 2024 para Odontólogo

Foram encontradas 11 questões

Q3322222 Não definido
"O crânio é constituído por oito ossos, são dois ossos parietais, dois temporais, um frontal, um occipital, um esfenóide e um etmóide. Sua parte anterior é denominada face e a posterior nuca. A face é constituída por catorze ossos, são duas maxilas, dois zigomáticos, dois lacrimais, dois nasais, dois cornetos inferiores, dois palatinos, um vômer e uma mandíbula."

(https://brasilescola.uol.com.br/odontologia/anatomia-da-cabeca-e-pescoco.htm)

Assinale a alternativa que não apresenta uma estrutura pertencente ao crânio. 
Alternativas
Q3322223 Não definido
A patologia oral é a especialidade da odontologia responsável por identificar e tratar das doenças que afetam a região oral e maxilofacial. Ela ocupa uma posição única nos cuidados com a saúde comunitária, tanto na profissão odontológica quanto na médica.

(NEVILLE, B.W. ALLEN, C.M.; DAMM,D.D.;et al. Patologia: Oral & Maxilofacial. 2ª Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.)

Com relação ao odontoma, assinale as proposições corretas.

I - Apesar de serem classificados como tumores odontogênicos, são mais considerados como anomalias de desenvolvimento (hamartomas) do que neoplasias verdadeiras;
II - Em sua maioria são assintomáticos;
III - Em sua maioria são diagnosticados nas primeiras duas décadas de vida;
IV - O odontoma complexo é formado muitas estruturas pequenas semelhantes a dentes.
V - O odontoma composto consiste em uma massa aglomerada de esmalte e dentina, que não lembra a estrutura de dente.
Alternativas
Q3322224 Não definido
O periodonto normal fornece o suporte necessário para manter os dentes em função. É composto de quatro componentes principais: a gengiva, o ligamento periodontal, o cemento e o osso alveolar. 
Em relação à anatomia periodontal, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q3322226 Não definido
A epidemiologia bucal ajuda a fazer políticas que atendem às necessidades específicas da comunidade e direciona para práticas de saúde bucal mais abrangente que levam em consideração as mudanças epidemiológicas causadas pelo envelhecimento da população, a diminuição da cárie dentária em jovens e a maior prevalência de comorbidades e condições crônicas em adultos e idosos.

(Cariologia: da base à clínica.. Barueri: Manole. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/00b15b14-21e7-4295-b59f-c82cb1f911bc/3090236.pdf. Acesso em: 10 jul. 2024. , 2021)

Com relação à Epidemiologia da cárie e seu diagnóstico, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3322228 Não definido
Os estudos iniciais de Wilson & Kent no final da década de 1960 produziram os ionômeros de vidro, que chegaram ao mercado em 1975. Depois disso, vários desenvolvimentos foram feitos. O cimento de ionômero de vidro (CIV) está atualmente disponível em duas formulações diferentes: ionômero de vidro tradicional e ionômero de vidro híbrido ou modificado por resina.

(SILVA, R. J. DA et al. Propriedades dos cimentos de ionômero de vidro: uma revisão sistemática. Odontologia Clínico-Científica (Online), v. 9, n. 2, p. 125–129, 1 jun. 2010.)

Assinale a alternativa que não corresponde com as características apresentadas pelo Cimento de Ionômero de Vidro.
Alternativas
Q3322229 Não definido
São indicados para controle de dor aguda de intensidade moderada a severa, no período pós-operatório de intervenções odontológicas eletivas, como exodontia de inclusos, as cirurgias periodontais ou colocação de implantes múltiplos. Pode ser empregado em regime preventivo, sendo introduzido imediatamente após a lesão tecidual, porém antes da sensação dolorosa por curto período de tempo também podendo ser úteis no controle da dor já instalada decorrente de processos inflamatórios agudos.

A descrição acima se trata do grupo medicamentoso: 
Alternativas
Q3322230 Não definido
Para obter anestesia local segura e usando adequada profundidade e duração, o cirurgião-dentista deve estar familiarizado com a farmacologia e a toxicidade dos anestésicos locais e vasoconstritores para escolher a melhor solução para o tipo de procedimento e condições de saúde do próprio paciente.
(ANDRADE, E. D. Terapêutica medicamentosa em odontologia. 3. ed. São Paulo: Artes Médicas, 2014. 30 p.)

Com relação às características dos anestésicos locais, marque a alternativa que contenha as assertivas corretas.

I - Os anestésicos locais são fármacos que suprimem a condução do estímulo nervoso de forma reversível, promovendo insensibilidade de uma região do corpo.
II - Para uso clínico, são adicionados ao ácido clorídrico, apresentando maior solubilidade e estabilidade.
III - Sua porção lipofílica permite sua injeção nos tecidos.
IV - Praticamente não há indicação do uso da Lidocaína 2% sem vasoconstritor na Odontologia, devido a sua ação vasodilatadora, que promove a rápida eliminação do local injetado.
V - A Bupvacaína possui uma potência quatro vezes maior que a Lidocaína. 
Alternativas
Q3322231 Não definido
Dor intensa, espontânea e localizada, podendo ser relatada sensibilidade ao toque na unidade e sensação de “dente crescido”. A resposta ao teste de percussão é positiva, podendo ser extremamente dolorosa ao paciente. Radiograficamente, observa-se um espaçamento do ligamento periodontal. O tratamento consiste no tratamento endodôntico e para alivio da dor, o dente pode ser retirado de oclusão por desgaste, juntamente com o emprego de analgésicos e anti-inflamatórios.

A patologia descrita acima corresponde a: 
Alternativas
Q3322232 Não definido
A classificação do Angle é uma metodologia usada para avaliar a oclusão dentária de um paciente. Como o encaixe entre os dentes inferiores e superiores está conectado e bem ajustado, podemos afirmar que a oclusão dentária está correta. Porém, quando os dentes não estão perfeitamente alinhados, isso é chamado de maloclusão. Dessa forma, o problema pode afetar a fala, a mastigação, a estética e até a fonética do paciente. As maloclusões são classificadas de acordo com os primeiros molares permanentes porque possuem características que identificam sua posição na arcada dentária.

(https://www.codental.com.br/blog/classificacao-de-angle/)

Com base nas características utilizadas para classificar as maloclusões, assinale alternativa correta: 
Alternativas
Q3322233 Não definido
Um fator que pode causar fraturas mandibulares são as exodontias de terceiros molares inferior incluso. A fratura ocorre quando a força exercida supera a resistência do osso, podendo ser resultante de um trauma ou elevação cirúrgica do dente com poder excessivo.

Em relação à classificação das fraturas mandibulares, como se define a fratura do tipo “cominutiva”?
Alternativas
Q3322234 Não definido
Existe o amparo legal para a atuação do Cirurgião-dentista frente às emergências que possam ocorrer em seu consultório odontológico. A Lei 5081/66 que regulamenta o exercício profissional diz em seu Artigo 6º, Inciso VIII: "Prescrever e aplicar medicação de urgência no caso de acidentes graves que comprometam a vida e a saúde do paciente”. Ainda no Código de Ética Odontológica, no capítulo III - Dos Direitos e Deveres Fundamentais dos Profissionais - Art.5, inciso V: "zelar pela saúde e pela dignidade do paciente". Portanto, a legislação atribui a responsabilidade ao cirurgião-dentista pelo tratamento emergencial.

(https://repositorio.pgsscogna.com.br/bitstream/123456789/46744/1/Conhecimento%20dos%20cirurgioesdentistas.pdf)

Paciente durante atendimento odontológico apresenta quadro de palidez, sudorese, náusea, visão duplicada, hipotensão arterial e taquicardia. De acordo com o quadro descrito acima, assinale a alternativa que apresente a emergência médica correta e a conduta que deve ser realizada pelo Cirurgião-dentista:
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: C
4: B
5: E
6: B
7: E
8: B
9: A
10: C
11: E