Questões de Concurso Público HC-UFPR 2009 para Residência Médica - Cardiologia

Foram encontradas 50 questões

Q194144 Medicina
Com relação aos pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) que necessitam de ventilação invasiva, identifique as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Um dos objetivos principais da ventilação é minimizar os efeitos deletérios da hiperinsuflação dinâmica.
( ) A hipercápnia permissiva é uma estratégia que reduz o volume-minuto, mesmo que resulte em um aumento da Imagem 011.jpg
( ) A sedação deve ser o suficiente para prevenir dissincronia com o respirador, com muitos serviços preferindo fazer sedação intermitente.
( ) Pacientes com DPOC e asma se beneficiam com o uso prolongado de bloqueadores neuromusculares.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Q194145 Medicina
Sobre o mecanismo de lesão nas hepatites medicamentosas, assinale a alternativa que apresenta a droga que se correlaciona com lesão colestática por lesão nos ductos biliares.
Alternativas
Q194146 Medicina
Os pacientes com anemia falciforme apresentam complicações neurológicas frequentes. Assinale a alternativa que está relacionada com AVC hemorrágico.
Alternativas
Q194147 Medicina
Paciente feminina relata ter doença celíaca e sintomas de adinamia associada a palidez. Realizou exames laboratoriais demonstrando hemograma com Hb de 5 g/dl (normal: 13.5–17.5 g/dl) e VCM de 120 fl (normal: 80 a 100 fl). O leucograma demonstrava neutrófilos de 1.0 10³ cel/µl (normal: 4.5 a 11.0 x 10³ cel/ µl), plaquetas de 50.000/µl (normal: 150 a 450 x 10³ µ/l) e contagem normal de reticulócitos. A dosagem sérica de vitamina B12 era de 250 pg/ml (normal: 200 a 835 pg/ml) e a de folato era de 6 ng/ml (normal: 3 a 16 ng/ml). Realizou dosagem sérica de ácido metilmalônico e de homocisteína, segundo a qual ambos estavam elevados. Assinale a alternativa que expressa o diagnóstico hematológico dessa paciente.
Alternativas
Q194148 Medicina
Paciente com diagnóstico de câncer de pulmão tipo pequenas células vai ao hospital com quadro de redução de força em membros, predominantemente proximais e bilateralmente, relatando melhora da força após executar contração muscular voluntária por alguns segundos. Conta ainda que não tem conseguido andar adequadamente, e queixa-se de boca seca e constipação. Realizou TAC de crânio, não demonstrando lesão captante de contraste. Fez dosagem sérica de anticorpo VGCC, que se mostrou elevada. Realizou eletromiografia, mostrando potencial de ação muscular aumentado com a repetição de estímulo maior que 10 Hz. Qual é o diagnóstico desse paciente?
Alternativas
Q194149 Medicina
Sobre a cardiopatia chagásica, assinale a alternativa que NÃO está relacionada com pior prognóstico.

Alternativas
Q194150 Medicina
A Doença de Wilson é uma desordem autossômica recessiva de sobrecarga de cobre. Sobre o seu tratamento, considere as afirmativas abaixo:

1. A penicilamina é um quelante do cobre e age aumentando a sua excreção renal.
2. Os sintomas neurológicos da D. de Wilson podem piorar com o início do tratamento com a penicilamina.
3. O zinco é um quelante do cobre, com a propriedade de aumentar a excreção renal.
4. A terapia combinada de zinco e penicilamina tomadas no mesmo horário demonstrou redução na cupremia maior que a monoterapia.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q194151 Medicina
Em relação à diarreia associada ao Clostridium difficile (DACF), considere as seguintes afirmativas:
1. Quase todos os antibióticos podem predispor à DACF, incluindo a vancomicina e o metronidazol.
2. Se o paciente estiver colonizado pelo Clostridium, quimioterápicos e preparos intestinais podem presdispor à DACF.
3. O Clostridium difficile é um organismo bastante invasivo. Uma vez que esteja na corrente sanguínea, implanta- se em órgãos extraintestinais e começa a liberar toxinas, gerando assim manifestações a distância.
4. A toxina B do Clostridium difficile não contribui com diarreia ou colite em humanos.

Assinale a alternativa correta.



Alternativas
Q194152 Medicina
Em relação às intoxicações exógenas e seus antídotos, correlacione os antídotos (coluna da esquerda) com a intoxicação exógena correspondente (coluna da direita).

Imagem 001.jpg

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
Alternativas
Q194153 Medicina
Assinale a alternativa que apresenta um modulador envolvido na doença de refluxo gastroesofágico que aumenta a pressão do esfíncter esofagiano inferior.

Alternativas
Q194154 Medicina
Imagem 002.jpg
Alternativas
Q194155 Medicina
Em relação aos cânceres gástricos, considere as seguintes afirmativas:

1. Componentes como N-nitrosos têm um papel na gênese tumoral gástrica.
2. Entre os fatores genéticos, o tipo sanguíneo A tem aumentado sua incidência em câncer gástrico.
3. Com relação ao diagnóstico precoce do câncer gástrico, sabemos que essa patologia responde muito bem ao uso de antiácidos e, portanto, temos que ter muita parcimônia quanto ao uso desses fármacos.
4. Tumor de Krukenberg é o termo utilizado com relação a tumores primários de ovário apresentando metástase no estômago.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q194156 Medicina
Assinale a alternativa que apresenta um critério menor do tipo fenômeno vascular nos critérios modificados de Duke para endocardite infecciosa.
Alternativas
Q194157 Medicina
Assinale a alternativa que apresenta erupções morbiliformes.
Alternativas
Q194158 Medicina
Imagem 003.jpg
Alternativas
Q194159 Medicina
Um homem de 20 anos apresenta-se para avaliação com dor lombar baixa de dois anos de evolução. Ele refere que a dor é predominantemente no final da madrugada e de manhã cedo, com uma rigidez matinal de uma hora na região lombar. De outras queixas, refere que apresenta ocasionalmente dor nos calcanhares. O exame físico não revelou anormalidades, com exceção de um teste de Schober com resultado de 3 cm. Um raio-X de sacroilíacas mostra esclerose e erosões bilaterais. Com relação a esse caso, é correto afirmar:
Alternativas
Q194160 Medicina
Uma mulher de 30 anos de idade apresenta-se com queixa de febre e artrite. Há sete dias, iniciou com dor intensa em joelho direito, seguida de dor em punho esquerdo, e febre não mensurada. Ao exame físico, estava com temperatura de 38,5 graus e evidência de artrite de joelho direito. O exame do punho esquerdo mostra edema e rubor sobre a superfície extensora, que se estende fora dos limites da articulação. Havia presença de vesículas hemorrágicas na planta do pé esquerdo. Ela traz exames realizados no posto de saúde, com provas de atividades inflamatórias alteradas, uma ASO (antiestreptolisina O) de 500U (valor normal: até 100U). Não trouxe hemograma. Com relação a esse caso, é correto afirmar:
Alternativas
Q194161 Medicina
Imagem 004.jpg
Alternativas
Q194162 Medicina
Sobre a trombólise endovenosa no AVC agudo, considere as seguintes afirmativas:

1. A trombólise endovenosa deve ser primeira escolha de tratamento para qualquer isquemia, independentemente da localização.
2. A trombólise endovenosa deve ser excluída se o paciente estiver sob tratamento antitrombótico.
3. A trombólise endovenosa aumenta o índice de transformação hemorrágica, portanto devem-se excluir fontes cardioembólicas.
4. A trombólise endovenosa é tratamento de escolha mesmo diante de oclusão comprovada do tronco da artéria cerebral média.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q194163 Medicina
Sobre isquemia e hemorragia cerebral, considere as seguintes afirmativas:

1. Não há achados clínicos específicos para distinção entre AVE hemorrágico ou isquêmico, no entanto sinais transitórios sugerem isquemia.
2. A zona de penumbra é a responsável, nos casos isquêmicos, pela melhora dos déficits.
3. A isquemia, diferente da hemorragia cerebral, é acompanhada de zona de penumbra.
4. Os déficits transitórios não apresentam alteração na neuroimagem se menores que 3 horas.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: D
4: E
5: A
6: E
7: B
8: C
9: C
10: C
11: C
12: B
13: A
14: A
15: D
16: A
17: E
18: D
19: C
20: A