Questões de Concurso Público ITAIPU BINACIONAL 2014 para Arquitetura e Urbanismo
Foram encontradas 40 questões
1. As interpretações conteudistas visam explicar o espaço arquitetônico a partir das razões de sua existência, sejam elas políticas, econômico-sociais, científico-tecnológicas ou filosófico-religiosas.
2. Existem interpretações positivistas que buscam um determinismo entre as formas arquitetônicas e suas condições geográficas, elementos naturais ou mesmo características étnicas.
3. A interpretação fisiopsicológica procura relacionar arquitetura a questões técnicas e funcionais, encontrando justificativas racionais para a criação de espaços, incluindo também aspectos quanto à durabilidade, lógica e eficiência.
4. Uma interpretação é formalista quando se baseia em leis ou regras de composição arquitetônica, em que se procura avaliar características como, por exemplo, a unidade, o contraste, a simetria, a escala e o caráter, entre outras.
Assinale a alternativa correta.
A colonização brasileira pelos portugueses foi iniciada em princípios do século XVI e teve especialmente como base o aproveitamento de riquezas naturais ao longo de sucessivos ciclos econômicos, tais como os ciclos do pau-brasil, da cana-de-açúcar e do ouro. Da época colonial, data a formação das grandes cidades litorâneas, exemplificadas por Salvador, São Luís, Santos e Rio de Janeiro; assim como do interior, destacando-se São Paulo, Vila Rica e Vila Boa de Goiás. A respeito do início do processo de urbanização no país e surgimento de suas primeiras cidades, identifique as seguintes afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) No Brasil, a colonização fez-se inicialmente sob a forma de operação militar, criando-se numerosos pontos fortificados e bases estratégicas situadas preferencialmente no alto de colinas, como exemplificam Olinda, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo; ou ainda em ilhas, como correu em Vitória e São Vicente.
( ) Assim como os espanhóis, os portugueses seguiram uma norma oficial para a implantação e traçado das primeiras cidades coloniais no Novo Mundo, incluindo o caso brasileiro, o qual consistia em um código legislativo de âmbito geral que deveria ser observado pelos povoadores.
( ) As cidades do Brasil Colonial conservaram sob as mais diversas condições o cunho inequívoco da mãe-pátria, que as características regionais não conseguiram apagar, fato que fez com que elas fossem consideradas mais como cidades portuguesas no Brasil do que como cidades brasileiras, com exceção de Recife, que foi traçada pelos holandeses.
( ) Embora o aspecto predominante na cidade colonial brasileira tenha sido o da desordem, havia uma coerência orgânica, uma correlação formal e uma unidade de espírito que lhe conferiam, em alguns casos, engenhosidade, harmonia e escala de vizinhança, como pode ser exemplificado por Ouro Preto, Mariana e Diamantina.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Com relação aos grandes tratadistas da história, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.
( ) Andrea Palladio.
( ) Andrea Pozzo.
( ) Giacomo Barozzi da Vignola.
( ) Guarino Guarini.
( ) Leon Battista Alberti.
1. Primeiro grande teórico da arquitetura renascentista, defendeu em De re aedificatoria (séc. XV) a busca por uma harmonia calcada em bases científicas.
2. Considerado o maior arquiteto maneirista da Itália, teve sua influência duradoura graças ao seu tratado, Regola delli cinque ordini d’architettura (séc. XVI).
3. Arquiteto italiano de vasta experiência construtiva, cuja obra I quattro libri dell’architettura (séc. XVI) influenciou enormemente o neoclassicismo inglês.
4. Autor de decorações em perspectiva ilusionista que parecem dilatar o espaço, por meio de Perspectiva pictorum et architectorum (séc. XVII), exerceu forte influência sobre o barroco germânico.
5. Arquiteto que manipulou formas geométricas para criar cúpulas com arcos entrecruzados, marcou o barroco italiano através do tratado Architettura civile (séc. XVIII).
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
Considere os seguintes produtos finais e/ou serviços básicos:
- Visitas ao canteiro de obras e/ou participação em reuniões técnicas visando o esclarecimento de dúvidas sobre o projeto e/ou sua eventual complementação; exame, para aprovação, de componentes manufaturados;
- Substituição de desenhos e especificações, em caso de necessidade devido à falta de produtos no mercado, falência de fabricantes, retirada de produtos de linha ou outras situações excepcionais;
- Revisão do projeto de execução conforme o executado, objetivando sua atualização arquitetônica para fins de cadastro e manutenção, ao término da construção ou montagem da obra.
A qual etapa do processo de projeto de edificação correspondem esses produtos finais e/ou serviços básicos?
1. Pesquisas, elaboração de programa de necessidades e similares.
2. Estudos de viabilidade (técnico-legal) arquitetônica, planos diretores urbanísticos e similares.
3. Projetos de paisagismo, arquitetura de interiores, decoração, mobiliário e comunicação visual.
4. Projetos complementares de estrutura e instalação hidrossanitárias.
O arquiteto está legalmente habilitado a realizar os serviços discriminados em:
1. Estudo Preliminar. 2. Anteprojeto. 3. Projeto de Aprovação. 4. Projeto de Execução. 5. Assistência à Execução da Obra
( ) Constitui a configuração técnico-jurídica da solução arquitetônica proposta para a obra, considerando as exigências contidas no programa de necessidade e as normas técnicas de apresentação e representação gráfica emanadas dos órgãos públicos (em especial, Prefeitura Municipal, concessionárias de serviços públicos e Corpo de Bombeiros).
( ) É o conjunto de documentos técnicos (memoriais, desenhos e especificações) necessários à licitação e/ou execução (construção, montagem, fabricação) da obra.
( ) Constitui a configuração inicial da solução arquitetônica proposta para a obra (partido), considerando as principais exigências contidas no programa de necessidades.
( ) É fase complementar de projeto, que se desenvolve concomitantemente à execução da obra.
( ) Constitui a configuração final da solução arquitetônica proposta para a obra, considerando todas as exigências contidas no programa de necessidades. Deve receber a aprovação final do cliente.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
Em relação ao sistema estrutural de um edifício e considerando aquilo de que a estrutura de um edifício deve ser capaz, identifique como verdadeiros (V) ou falsos (F) os seguintes aspectos:
( ) Prover condições de segurança e suporte.
( ) Acomodar os meios de fechamento.
( ) Acomodar sistemas de controle ambiental.
( ) Estabelecer um conjunto visual coerente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
O estudo da paisagem, para os arquitetos e urbanistas, tornou-se obrigatório desde a portaria 1.770/94-MEC. Entretanto, os arquitetos e urbanistas ainda demonstram dificuldade para compreender esse conceito, sua natureza e aplicabilidade no campo profissional. A respeito do tema, considere as seguintes afirmativas:
1. Paisagem é um conceito amplo, com várias acepções que combinam entre si.
2. A paisagem entendida como um sistema pressupõe que qualquer ação impressa sobre ela resulta numa reação correspondente, capaz de provocar uma alteração morfológica parcial ou total.
3. Ambiente e paisagem são sinônimos, na medida em que todo ambiente contém diferentes paisagens.
4. Segundo Maack, distinguem-se, no estado do Paraná, quatro regiões de paisagens naturais, em razão da sua posição no espaço sul-brasileiro, da posição das escarpas, vales de rios e divisores de água, assim como do caráter fisiográfico unitário da paisagem dentro desses limites naturais: planície litorânea, primeiro planalto, planalto de Ponta Grossa e planalto de Guarapuava.
Assinale a alternativa correta.
O clima e a vegetação são elementos dinâmicos que influem decisivamente na elaboração de um projeto de paisagismo, assim como na abordagem de qualquer arquiteto e urbanista em relação às suas atividades profissionais. Sobre o tema, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) A vegetação é, em primeira linha, a expressão do clima em relação à latitude e altitude.
( ) No estado do Paraná, as grandes escarpas, que delimitam o primeiro, o segundo e o terceiro planaltos, têm muita influência na distribuição das precipitações – atuam simultaneamente como obstáculos orográficos, forçando a precipitação dos ventos marítimos úmidos que sopram de E, NE e de SE como alísio desviado pela Serra do Mar.
( ) Os espaços livres urbanos são, geralmente, configurados pela vegetação e pelo suporte físico em suas diversas formas de modelagem, sempre condicionados pelas formas de propriedade e parcelamentos decorrentes.
( ) O projeto de arquitetura paisagística sempre está aplicado a um único objeto, o espaço livre – seja ele uma rua, um pátio, um jardim, uma praça ou um parque –, e exige necessariamente a utilização de vegetação para sua concretização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
“Simultaneamente uma construção e um vazio, a praça não é apenas um espaço físico aberto, mas também um centro social integrado ao tecido urbano. Sua importância refere-se a seu valor histórico, bem como a sua participação contínua na vida da cidade. Kevin Linch apresenta com clareza a definição de que a praça é um lugar de convívio social inserido na cidade e relacionado a ruas, arquiteturas e pessoas”. (Alex, 2008, p. 23).
Tomando como base a afirmação do arquiteto Sun Alex, assinale a alternativa correta.
Vegetação introduzida nos espaços urbanos exerce um papel importante na percepção e construção do ambiente de vida das pessoas. Sobre o tema, considere a arborização urbana em relação ao clima e os efeitos de calor, sensação térmica e isolamento acústico, e identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Uma das funções mais importantes da arborização urbana é o sombreamento, cuja principal finalidade é amenizar o rigor térmico da estação quente no clima subtropical e durante o ano na região tropical.
( ) Nos estudos do fenômeno de ilha de calor, nos quais a escala urbana considerada é a cidade na sua globalidade, as modificações da temperatura do ar observadas nos bairros periféricos são consideravelmente maiores do que os das áreas centrais.
( ) O fenômeno da canalização do vento se produz de maneira significativa quando o corredor é bem definido e relativamente estreito, ou seja, sua largura é menor que 2,5 vezes sua altura média.
( ) Os estudos até o presente momento realizados mostram que somente densas barreiras vegetais conseguem determinar uma redução apreciável nos níveis sonoros – entre 50 e 100 metros de plantio vegetal adensado –, o que torna esse tipo de tratamento muito eficaz e econômico para o isolamento ou mitigação dos ruídos nas cidades.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Uma cidade pode ser lida e analisada em termos morfológicos. Para o desenvolvimento do seu trabalho, o arquiteto urbanista deve utilizar esse recurso, que faz parte do acervo do Desenho Urbano, em sua concepção contemporânea. Nesse sentido, considere as seguintes afirmativas:
1. Morfologia urbana é o estudo analítico da produção e modificação da forma urbana no tempo.
2. A morfologia urbana compreende todos os aspectos resultantes do conjunto de elementos naturais, sociais, econômicos e urbanísticos do território, no recorte temporal do projeto urbano.
3. A morfologia urbana surgiu em decorrência de um questionamento das atitudes modernistas em relação às cidades históricas e às relações sociais que as regem.
4. São temas e elementos para a pesquisa da morfologia urbana: crescimento; traçado e parcelamento; tipologias; articulações.
Assinale a alternativa correta.
O espaço urbano se constitui pela combinação de áreas edificadas e áreas livres, relacionadas entre si, de maneira mais ou menos coesa, e também por redes de infraestrutura, serviços e equipamentos. O sistema de redes de infraestrutura de uma cidade pode ser dividido em vários subsistemas, como o viário, o sanitário, o energético, sistema de comunicações etc. A respeito do espaço urbano, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) O sistema viário ocupa normalmente de 30 a 40% do solo urbano.
( ) Os custos dos sistemas de infraestrutura urbana se dividem em: sistema viário (45%), sistema sanitário (20%), sistema energético (19%) e sistema de comunicações (16%).
( ) Quanto às declividades das vias para uso de pedestres, além de considerar as condições topográficas do local, para haver conforto na utilização, a porcentagem da declividade vertical deve ser inferior a 12%.
( ) No desenho do sistema viário, há alternativas quanto a inibidores de velocidade para uso em vias urbanas. Dentre eles, são opções: o desvio de tráfego intenso para a periferia da cidade, ruas em curva e contracurva contínua, alteração do eixo da via e alamedas.
Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
No início dos anos 1950, surgiram obras que propunham uma teoria da paisagem urbana com a finalidade de constituir instrumental para análise de espaços e para a realização de projetos. A obra de Gordon Cullen é clássica nesse tema, tendo esse autor introduzido várias técnicas até hoje bastante utilizadas. Levando em conta essas observações, numere a coluna de acordo com sua correspondência.
1. Visão serial.
2. Conceito de lugar.
3. Conteúdo.
4. Ótica.
( ) Exprime a maneira como percebemos visualmente um ambiente.
( ) Tem a ver com a posição em relação a um conjunto de elementos urbanos.
( ) Uma das maneiras que, segundo Cullen, podem gerar respostas emocionais relativas à paisagem urbana.
( ) Refere-se a um conjunto de significados percebidos durante nossa experiência dos espaços.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
Entre os projetos urbanísticos, os loteamentos e desmembramentos ocupam posição de destaque pela quantidade da sua ocorrência nas cidades de todo o território nacional, o que demanda a atuação intensa e criteriosa do arquiteto urbanista. Esse tipo de projeto é regido principalmente pelas leis federais nº 6.766/1979 e nº 9.785/1999. Sobre os projetos urbanísticos, considere as seguintes afirmativas:
1. O título de propriedade será dispensado quando se tratar de parcelamento popular, destinado às classes de menor renda, em imóvel declarado de utilidade pública, com processo de desapropriação judicial em curso e imissão provisória na posse, desde que promovido pela União, Estados, Distrito Federal, Municípios ou suas entidades delegadas, autorizadas por lei a implantar projetos de habitação.
2. Os lotes terão área mínima de 125 m² e frente mínima de 5 metros, salvo quando o loteamento se destinar a urbanização específica ou edificação de conjuntos habitacionais de interesse social, previamente aprovados pelos órgãos públicos competentes.
3. Admite-se, nos parcelamentos populares, a cessão da posse em que estiverem provisoriamente imitidas a União, Estados, Distrito Federal, Municípios e suas entidades delegadas, o que poderá ocorrer por instrumento particular, ao qual se atribui, para todos os fins de direito, caráter de escritura pública, não se aplicando a disposição do inciso II do art. 134 do Código Civil.
4. As áreas destinadas a sistemas de circulação, a implantação de equipamento urbano e comunitário, bem como a espaços livres de uso público, serão proporcionais à densidade de ocupação prevista pelo plano diretor ou aprovada por lei municipal para a zona em que se situem.
Assinale a alternativa correta.