Questões de Concurso Público ITAIPU BINACIONAL 2014 para Fotógrafo
Foram encontradas 14 questões
“Exatamente como um diretor de cinema dirige seus atores, o fotógrafo dirige o fotografado. Cabe a ele criar a situação e o clima necessário para a melhor foto”. (Piovan e César, 2007)
A partir dessa afirmação, é correto afirmar que, para além do domínio da técnica, da percepção da luz e de noções de composição, para se trabalhar com retratos é necessário:
“Há quem diga que o bom retrato é aquele que informa e faz um perfil do fotografado: quem ele é, onde ele está, o que faz. Ou seja, o bom retrato forneceria as informações objetivas que qualquer um pode decodificar ao olhar a foto”. (Zuanetti et al., 2004)
A partir dessa perspectiva, considere as seguintes afirmativas:
1. O fotógrafo deve buscar o máximo de informações sobre a história de vida do retratado.
2. O fotógrafo deve buscar o máximo de informações sobre os ambientes de moradia e trabalho do fotografado.
3. Um bom retrato deve ser feito de maneira frontal e com iluminação direta.
4. Um bom retrato exige uma legenda explicativa.
Assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que corresponde aos termos corretos para completar os espaços em branco da seguinte afirmação:
“A grande maioria das câmeras digitais opera com profundidade de bits de 8 bits para cada canal RGB. Isso significa ______ tons de vermelho, ______ tons de verde, ______ tons de azul, que podem ser combinados na formação da imagem”. (Trigo, 2010)
Assinale a alternativa que corresponde aos termos corretos para completar os espaços em branco da seguinte afirmação:
Thales Trigo aponta dois problemas (ou artifacts) mais comuns na representação das cores nos sistemas digitais contemporâneos. Esses problemas são ___________________ e ___________________ e são mais frequentes nos canais vermelhos e azuis.
Assinale a alternativa que corresponde ao termo correto para completar o espaço em branco da seguinte afirmação:
“O __________ ilustra como os pixels em uma imagem são distribuídos em cada nível de intensidade de cor. Ele mostra se a imagem contém detalhes nas sombras, nos tons médios e nos realces para realizar uma boa correção”. (Martins, 2010)