Questões de Concurso Público ITAIPU BINACIONAL 2014 para Técnico em Eletrônica
Foram encontradas 22 questões
Uma fonte de tensão senoidal (CA), de tensão eficaz (rms) igual a 100 V, é aplicada a um circuito composto por uma resistência de 8 Ω, um indutor de reatância indutiva XL = 8 Ω e um capacitor de reatância capacitiva XC = 1 Ω, conforme mostrado no circuito ao lado.
A corrente fornecida pela fonte, indicada por I no circuito elétrico apresentado, tem valor igual a:
Considere o circuito elétrico mostrado ao lado, composto por uma fonte de tensão senoidal (CA) de valor eficaz (rms) igual a 100 V, dois resistores de resistências iguais R1 = R2 = 10 Ω, um indutor de reatância indutiva XL = 10 Ω e um capacitor de reatância capacitiva XC = 10 Ω.
Assinale a alternativa que apresenta o valor da impedância vista pela fonte de tensão.
Considere o circuito elétrico mostrado ao lado.
Assinale a alternativa que apresenta a resistência equivalente vista entre os terminais A e B:
Considere o circuito elétrico mostrado ao lado.
Assinale a alternativa que apresenta o valor da corrente i, indicada no circuito.
Considere o circuito elétrico mostrado ao lado.
Assinale a alternativa que indica a aplicação do circuito apresentado.
Assinale a alternativa que apresenta a frequência de corte do circuito ao lado, assumindo que o AMPOP seja ideal.
Assinale a alternativa que apresenta o valor da potência ativa fornecida pela fonte de tensão.
Considere o circuito elétrico ao lado, no qual uma fonte de tensão senoidal (CA) de valor eficaz de tensão igual a 50 V é aplicada a um circuito LC série composto por um indutor de reatância indutiva XL = 50 Ω e um capacitor de reatância capacitiva XC = 25 Ω.
Assinale a alternativa que indica o valor da potência reativa na fonte de tensão.
As cargas resistivas foram organizadas para formarem cargas trifásicas e estão sendo alimentadas por uma fonte trifásica com tensões equilibradas, conforme a figura ao lado.
Considerando que as tensões de linha são de 100 V eficaz, assinale a alternativa que apresenta a potência total consumida pelas cargas.
A figura ao lado apresenta uma carga RL série sendo alimentada por uma fonte CA de 100 V eficaz e 60 Hz. A carga RL é composta por um resistor de 40 Ω e uma reatância indutiva de 30 Ω.
Com base na figura e nas informações apresentadas, considere as afirmativas abaixo:
1. Somente o circuito RL série está sendo alimentado pela fonte; nesse caso, a corrente no amperímetro será de 2 A eficaz.
2. Somente o circuito RL série está sendo alimentado pela fonte; nesse caso, a potência no wattímetro será de 160 W.
3. Ao colocar em paralelo com a carga RL um capacitor com reatância capacitiva de 100 Ω, tem-se o aumento da corrente medida pelo amperímetro.
4. Ao colocar em paralelo com a carga RL um capacitor com reatância capacitiva de 100 Ω, tem-se a redução da potência medida pelo wattímetro.
Assinale a alternativa correta.
A figura ao lado ilustra uma fonte de tensão senoidal monofásica, cuja frequência é 60 Hz, que alimenta uma carga RL. A tensão senoidal medida por um osciloscópio nos terminais de saída da fonte revela um valor de pico de 154 V. Na figura, está presente, também, um voltímetro, identificado pela letra V.
Assinale a alternativa que indica qual o valor eficaz de tensão na carga medido pelo voltímetro V.
Dado: √2 = 1,4.
A potência ativa trifásica em um circuito a três fios pode ser medida utilizando-se dois wattímetros (método de Aron), conforme ilustra a figura ao lado.
O wattímetro W1 indica 50 W, e o wattímetro W2 indica 150 W. Para essa configuração, indique a alternativa que apresenta a potência reativa total do circuito.
Dado: √3 = 1,73.
O arranjo de barra principal e barra de transferência, conforme ilustrado na figura apresentada ao lado, é uma forma de aumentar a flexibilidade das subestações de distribuição durante a manutenção de disjuntores, principalmente quando a continuidade de serviço é importante.
Nesse contexto, as ações que devem ser tomadas para a manutenção do disjuntor DJA são:
1. Fecha-se a chave seccionadora SA’’ do disjuntor DJA que será desligado.
2. Transfere-se a proteção do disjuntor DJA para o disjuntor DJT.
3. Fecha-se o disjuntor de transferência DJT, energizando-se o barramento de transferência.
4. Fecha-se o disjuntor DJA e fecham-se suas chaves seccionadoras SA e SA’.
5. Abra-se o disjuntor DJA e abrem-se suas chaves seccionadoras SA e SA’.
6. Abre-se o disjuntor de transferência DJT e retorna-se a proteção ao disjuntor DJT.
7. Abre-se a chave seccionadora SA’’.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem de operações, sem que haja interrupção de fornecimento de energia às cargas conectadas ao alimentador.
Considere o esquema de circuito lógico apresentado ao lado:
O circuito possui 4 entradas lógicas, nomeadas de A, B, C e D. As entradas podem assumir os valores 0 (falso) ou 1 (verdadeiro). Considere que a entrada forma um número binário, com a ordem ABCD, respectivamente do mais para o menos significativo, sendo A o bit mais significativo. Assinale a alternativa que apresenta em decimal quais sequências de entrada resultam em saída igual a 1.
Um multiplexador digital proporciona uma maneira de selecionar uma das entradas para ser ligada a uma única saída. Sobre a implementação de tais dispositivos, considere as seguintes afirmativas:
1. Um multiplexador com 16 entradas necessita de 16 bits de seleção.
2. Um multiplexador pode ser implementado em dois estágios: o primeiro consiste em portas inversoras e portas AND entre os bits de seleção e o segundo em uma porta OR entre as saídas do primeiro estágio.
3. Um multiplexador pode ser implementado utilizando-se um conjunto de flip-flops conectados entre si através de portas AND, utilizando como sincronismo os bits de seleção.
4. Um multiplexador digital pode ser utilizado para gerar uma função lógica arbitrária das variáveis selecionadoras.
Assinale a alternativa correta.