Questões de Concurso Público ITAIPU BINACIONAL 2015 para Técnico de Segurança do Trabalho
Foram encontradas 35 questões
( ) Os cavaletes devem garantir o apoio das chapas e possuir altura mínima de um metro e cinquenta centímetros.
( ) Os cavaletes verticais devem ser compostos de seções com largura máxima de vinte e dois centímetros.
( ) Cada cavalete vertical deve ter no máximo oito metros de comprimento, com um reforço nas extremidades.
( ) A distância entre os cavaletes e as paredes do local de armazenagem deve ser de no mínimo 50 cm.
( ) A área para circulação de pessoas entre os cavaletes deve ser demarcada e possuir no mínimo um metro de largura.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
1. Câmara de trabalho.
2. Câmara de recompressão.
3. Campânula.
4. Eclusa de pessoal.
( ) Câmara através da qual o trabalhador passa do ar livre para a câmara de trabalho do tubulão e vice-versa.
( ) Supervisionada por médico qualificado, é usada para tratamento de indivíduos que adquirem embolia.
( ) Espaço ou compartimento em que o trabalho é realizado.
( ) Câmara através da qual o trabalhador passa do ar livre para a câmara de trabalho e vice-versa.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
1. As instalações classe I são as que apresentam atividade engarrafadora de gases inflamáveis. 2. A capacidade de armazenamento nas instalações classe I para gases inflamáveis é acima de 2 t até 60 t, de forma permanente ou transitória. 3. As instalações classe III abrangem as atividades de refinarias, unidades de processamento de gás natural, instalações petroquímicas e usinas de fabricação de etanol. 4. A capacidade de armazenamento das instalações classe III, de forma permanente ou transitória, é para gases inflamáveis acima de 700 t e para líquidos inflamáveis e/ou combustíveis acima de 25.000 m³.
Assinale a alternativa correta.
1. É obrigatória a instalação de cabo-guia ou cabo de segurança para fixação de mecanismo de ligação por talabarte acoplado ao cinto de segurança tipo paraquedista.
2. Em trabalhos ou atividade em telhados ou cobertura sobre fornos ou qualquer equipamento no qual possa haver emanação de gases provenientes ou não de processos industriais, deverão ser utilizados os protetores respiratórios indicados pela NR 6 (Equipamentos de proteção individual), conforme prévia inspeção e elaboração de ordens de serviço em que constem os possíveis agentes exalados.
3. Nos locais sob áreas onde se desenvolvem trabalhos em telhados e/ou coberturas, é obrigatória a existência de sinalização de advertência e de isolamento da área capaz de evitar a ocorrência de acidentes por eventual queda de material, ferramentas e/ou equipamentos.
4. O cabo de segurança deve ter uma de suas extremidades fixada à estrutura definitiva da edificação, por meio de espera de ancoragem, suporte ou grampo de fixação de aço inoxidável ou outro material de resistência, qualidade e durabilidade equivalentes.
Assinale a alternativa correta.
1. Inclusão de todos os trabalhadores informais no sistema nacional de promoção e proteção da saúde.
2. Harmonização da legislação e a articulação das ações de promoção, proteção, prevenção, assistência, reabilitação e reparação da saúde do trabalhador.
3. Seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços.
4. Irredutibilidade do valor dos benefícios, de forma a preservar-lhes o poder aquisitivo.
5. Promoção de agenda integrada de estudos e pesquisas em segurança e saúde no trabalho.
São diretrizes da PNSST:
1. Material particulado são partículas sólidas produzidas por ruptura de material originalmente sólido, suspensas ou capazes de se manterem suspensas no ar.
2. Particulado inalável é a fração do material particulado suspensa no ar constituída por partículas de diâmetro aerodinâmico menor que 100 μm, com capacidade de entrar pelas narinas e pela boca, penetrando no trato respiratório durante a inalação.
3. Particulado toráxico é a fração de material particulado suspensa no ar constituída por partículas de diâmetro aerodinâmico menor que 20 μm, com capacidade de passar pela laringe, entrar pelas vias aéreas superiores e penetrar nas via aéreas dos pulmões.
4. Particulado respirável é a fração de material particulado suspensa no ar constituída por partículas de diâmetro aerodinâmico menor que 10 μm, com capacidade de penetrar além dos bronquíolos terminais e se depositar na região de troca de gases dos pulmões, causando efeito adverso nesse local.
5. Particulado total é o material particulado suspenso no ar coletado em porta-filtro de poliestireno de 50 mm de diâmetro, de 2 peças, com face fechada e orifício para a entrada do ar de 4 mm de diâmetro, conhecido como cassete.
Assinale a alternativa correta.