Questões de Concurso Público ITAIPU BINACIONAL 2015 para Técnico de Segurança do Trabalho

Foram encontradas 35 questões

Q563370 Segurança e Saúde no Trabalho
A NR 32 tem por objetivo estabelecer requisitos mínimos para:
Alternativas
Q563371 Segurança e Saúde no Trabalho
A respeito da NR 10, para considerar desenergizadas instalações elétricas liberadas para trabalho, são necessárias, entre outras, as seguintes ações:
Alternativas
Q563372 Segurança e Saúde no Trabalho
Com base na NR 11 (Transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais), sobre a normatização dos cavaletes, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Os cavaletes devem garantir o apoio das chapas e possuir altura mínima de um metro e cinquenta centímetros.

( ) Os cavaletes verticais devem ser compostos de seções com largura máxima de vinte e dois centímetros.

( ) Cada cavalete vertical deve ter no máximo oito metros de comprimento, com um reforço nas extremidades.

( ) A distância entre os cavaletes e as paredes do local de armazenagem deve ser de no mínimo 50 cm.

( ) A área para circulação de pessoas entre os cavaletes deve ser demarcada e possuir no mínimo um metro de largura.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 

Alternativas
Q563373 Segurança e Saúde no Trabalho
Os equipamentos contemplados na NR 13 (Caldeiras e vasos de pressão e tubulação) estão descritos no item 13.2. Quais são equipamentos abrangidos por essa norma?
Alternativas
Q563374 Segurança e Saúde no Trabalho
A NR 15, Anexo 6, aborda as condições de trabalho sob ar comprimido e trabalhos submersos. Conforme esse anexo, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

1. Câmara de trabalho.  

2. Câmara de recompressão.

3. Campânula.                      

4. Eclusa de pessoal. 

( ) Câmara através da qual o trabalhador passa do ar livre para a câmara de trabalho do tubulão e vice-versa.

( ) Supervisionada por médico qualificado, é usada para tratamento de indivíduos que adquirem embolia.

( ) Espaço ou compartimento em que o trabalho é realizado.

( ) Câmara através da qual o trabalhador passa do ar livre para a câmara de trabalho e vice-versa.


Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
Alternativas
Q563375 Segurança e Saúde no Trabalho
Conforme o item 16.5 da Norma Regulamentadora 16 (Atividades e operações perigosas), são consideradas atividades ou operações perigosas as executadas com explosivos sujeitos a degradação:
Alternativas
Q563376 Segurança e Saúde no Trabalho
A formação de uma equipe de mergulho utilizando misturas respiratórias artificiais (MRA), para a profundidade de 120 m, conforme o Anexo 6 da NR 15, é composta pelos profissionais listados a seguir, EXCETO: 
Alternativas
Q563377 Segurança e Saúde no Trabalho
A NR 18 (Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção) aborda o sistema limitador de quedas de altura, que deve ser composto, no mínimo, de:
Alternativas
Q563378 Segurança e Saúde no Trabalho
A NR 20 (Segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis) apresenta a divisão de classes das instalações para inflamáveis e/ou líquidos combustíveis. Sobre essas classes, considere as seguintes afirmativas:
1. As instalações classe I são as que apresentam atividade engarrafadora de gases inflamáveis. 2. A capacidade de armazenamento nas instalações classe I para gases inflamáveis é acima de 2 t até 60 t, de forma permanente ou transitória. 3. As instalações classe III abrangem as atividades de refinarias, unidades de processamento de gás natural, instalações petroquímicas e usinas de fabricação de etanol. 4. A capacidade de armazenamento das instalações classe III, de forma permanente ou transitória, é para gases inflamáveis acima de 700 t e para líquidos inflamáveis e/ou combustíveis acima de 25.000 m³.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q563379 Segurança e Saúde no Trabalho
De acordo com a NR 35, o trabalhador capacitado para o trabalho em altura é aquele que foi submetido e aprovado em treinamento teórico e prático com carga máxima de:
Alternativas
Q563381 Segurança e Saúde no Trabalho
A Convenção 167 da OIT, sobre a Segurança e a Saúde na Construção, tem sua aplicação em todas as atividades da construção, da preparação da obra à conclusão do projeto. No seu capítulo III (Medidas de Proteção e Prevenção), são abordados os deveres das atividades de cada fase da obra, sendo que o artigo 18 é específico quanto a trabalhos nas alturas, incluindo telhados. No Brasil, a aplicação dessa convenção se faz por meio da Norma Regulamentadora 18 (Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção), subitem 18.18, que trata de telhados e coberturas. Especificamente sobre esse subitem, considere as seguintes afirmativas:

1. É obrigatória a instalação de cabo-guia ou cabo de segurança para fixação de mecanismo de ligação por talabarte acoplado ao cinto de segurança tipo paraquedista.

2. Em trabalhos ou atividade em telhados ou cobertura sobre fornos ou qualquer equipamento no qual possa haver emanação de gases provenientes ou não de processos industriais, deverão ser utilizados os protetores respiratórios indicados pela NR 6 (Equipamentos de proteção individual), conforme prévia inspeção e elaboração de ordens de serviço em que constem os possíveis agentes exalados.

3. Nos locais sob áreas onde se desenvolvem trabalhos em telhados e/ou coberturas, é obrigatória a existência de sinalização de advertência e de isolamento da área capaz de evitar a ocorrência de acidentes por eventual queda de material, ferramentas e/ou equipamentos.

4. O cabo de segurança deve ter uma de suas extremidades fixada à estrutura definitiva da edificação, por meio de espera de ancoragem, suporte ou grampo de fixação de aço inoxidável ou outro material de resistência, qualidade e durabilidade equivalentes.

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q563383 Segurança e Saúde no Trabalho
A Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (PNSST), instituída pelo Decreto nº 7.602/2011, tem por objetivo a promoção da saúde e melhora da qualidade de vida do trabalhador e a prevenção de acidentes e de danos à saúde relacionados ao trabalho ou que ocorram no curso dele, por meio da eliminação ou redução dos riscos no ambiente de trabalho. Conforme esse decreto, é competência do Ministério da Previdência Social:
Alternativas
Q563384 Segurança e Saúde no Trabalho
Sobre as diretrizes da PNSST, considere os seguintes itens:

1. Inclusão de todos os trabalhadores informais no sistema nacional de promoção e proteção da saúde.

2. Harmonização da legislação e a articulação das ações de promoção, proteção, prevenção, assistência, reabilitação e reparação da saúde do trabalhador.

3. Seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços.

4. Irredutibilidade do valor dos benefícios, de forma a preservar-lhes o poder aquisitivo.

5. Promoção de agenda integrada de estudos e pesquisas em segurança e saúde no trabalho.
São diretrizes da PNSST:
Alternativas
Q563385 Segurança e Saúde no Trabalho
Os multiplicadores para conversão do tempo de atividade sob condições especiais de 15, 20 e 25 anos para tempo de atividade comum para mulheres, apresentados no artigo 70 do Decreto 3.048/99, são, respectivamente:
Alternativas
Q563387 Segurança e Saúde no Trabalho
Em espaço confinado, operar os movimentadores em situações normais ou de emergência e acionar a equipe de resgate quando necessário, entre outras responsabilidades, cabe ao:
Alternativas
Q563388 Segurança e Saúde no Trabalho
A técnica HAZOP é aplicada para:
Alternativas
Q563389 Segurança e Saúde no Trabalho
A descrição de um possível acidente (rompimento de tanque, p. ex.), estimativa da emissão (quantidade de material tóxico), cálculo da dispersão desse material liberado (gás ou líquido volátil), quando necessário, e a avaliação dos efeitos nocivos (tóxico, radiação térmica, onda de choque) dizem respeito à técnica da análise:
Alternativas
Q563390 Segurança e Saúde no Trabalho
O ácido crômico (H2CrO4), agente químico utilizado na indústria da cromagem, se inalado, pode causar problemas no aparelho digestivo e no trato respiratório, inclusive câncer. Seu limite de tolerância na NR 15 é de 0,04 mg.m-3 , com insalubridade de grau máximo. Quando utilizado, apresenta-se na forma de névoa, e sua concentração é determinada conforme metodologia para aerodispersoides. Em avaliação de aerodispersoides para uma empresa de cromagem industrial, o valor da concentração do agente encontrado foi de 0,049 mg.m-3 . Conforme as informações fornecidas, recomenda-se, para neutralizar a ação do ácido crômico, a utilização de: 
Alternativas
Q563391 Segurança e Saúde no Trabalho
A ventilação local exaustora apresenta como objetivo secundário a influência no bem-estar, na eficiência e na segurança do trabalhador. Porém o principal objetivo da ventilação local exaustora é:
Alternativas
Q563393 Segurança e Saúde no Trabalho
A Norma de Higiene Ocupacional (NHO) 08 da Fundacentro aborda a coleta de material particulado sólido suspenso no ar de um ambiente de trabalho. Com base nessa norma, considere as seguintes afirmativas:

1. Material particulado são partículas sólidas produzidas por ruptura de material originalmente sólido, suspensas ou capazes de se manterem suspensas no ar.

2. Particulado inalável é a fração do material particulado suspensa no ar constituída por partículas de diâmetro aerodinâmico menor que 100 μm, com capacidade de entrar pelas narinas e pela boca, penetrando no trato respiratório durante a inalação.

3. Particulado toráxico é a fração de material particulado suspensa no ar constituída por partículas de diâmetro aerodinâmico menor que 20 μm, com capacidade de passar pela laringe, entrar pelas vias aéreas superiores e penetrar nas via aéreas dos pulmões.

4. Particulado respirável é a fração de material particulado suspensa no ar constituída por partículas de diâmetro aerodinâmico menor que 10 μm, com capacidade de penetrar além dos bronquíolos terminais e se depositar na região de troca de gases dos pulmões, causando efeito adverso nesse local.

5. Particulado total é o material particulado suspenso no ar coletado em porta-filtro de poliestireno de 50 mm de diâmetro, de 2 peças, com face fechada e orifício para a entrada do ar de 4 mm de diâmetro, conhecido como cassete.

Assinale a alternativa correta.


Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: E
4: D
5: B
6: C
7: B
8: A
9: C
10: A
11: A
12: C
13: A
14: E
15: E
16: A
17: D
18: C
19: B
20: B