Questões de Concurso Público Prefeitura de Curitiba - PR 2016 para Enfermeiro

Foram encontradas 30 questões

Q748336 Enfermagem
A Política Nacional da Atenção Básica é desenvolvida por meio do exercício de práticas de cuidado e gestão, democráticas e participativas. A Atenção Básica orienta-se, entre outros, pelos seguintes princípios:
Alternativas
Q748337 Enfermagem
De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), a participação no gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) constitui atribuição prevista para profissionais integrantes da equipe de saúde. Assinale a alternativa que apresenta os profissionais da saúde que participam do gerenciamento de insumos necessários ao funcionamento das UBS, conforme identificados na PNAB.
Alternativas
Q748338 Enfermagem
Suponha que, no município onde você atua como enfermeiro no Programa Saúde na Escola (PSE), ocorreu um problema na alimentação do Sistema de Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (SCNES). O problema inviabilizou a transferência dos arquivos de responsabilidade do município. Você sabe que o recebimento dos recursos provenientes do Fundo Nacional de Saúde (FNS/SE/MS) depende da remessa desses dados, mediante a transferência dos arquivos para o SCNES. Tal problema está previsto na Política Nacional de Atenção Básica, com a respectiva solução e condição. Assinale a alternativa que corresponde à forma efetiva de viabilizar o repasse do Fundo Nacional de Saúde para o município, apesar do problema na transmissão dos dados, conforme previsto na Política Nacional de Atenção Básica.
Alternativas
Q748339 Enfermagem
De acordo com a Lei nº 8.080/90, art. 3º, a saúde tem, como fatores determinantes e condicionantes, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente e o trabalho, entre outros. A instância responsável no Sistema Único de Saúde pelas ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos, conforme consta no art. 6º, § 2º, da lei supracitada, é:
Alternativas
Q748340 Enfermagem

Considere as seguintes ações desenvolvidas por profissionais da saúde: discussão de casos, atendimento conjunto ou não, interconsulta, construção conjunta de projetos terapêuticos, educação permanente, intervenções no território e na saúde de grupos populacionais e da coletividade, ações intersetoriais, ações de prevenção e promoção da saúde e discussão do processo de trabalho das equipes.

Assinale a alternativa que corresponde ao local onde essas ações são realizadas.

Alternativas
Q748341 Enfermagem

De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica, em relação ao cálculo do número de equipes de Saúde da Família (eSF), “recomenda-se que o número de pessoas por equipe considere o grau de vulnerabilidade das famílias daquele território, sendo que, quanto maior o grau de vulnerabilidade, menor deverá ser a quantidade de pessoas por equipe”. Na PNAB, consta um número máximo de pessoas a ser atendido para cada eSF e um número apresentado como a média recomendada.

Assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, ao número de eSF, com base no número máximo de habitantes por equipe, e a média recomendada, para uma cidade com 900.000 habitantes.

Alternativas
Q748342 Enfermagem
A hipoglicemia é uma das principais complicações do diabetes mellitus. A identificação imediata do conjunto de sinais e sintomas que caracterizam a hipoglicemia constitui medida de segurança contra o agravamento do quadro hipoglicêmico. Sabe-se que os sinais e sintomas da hipoglicemia manifestam-se por descarga adrenérgica (tremores, sudorese intensa, palidez, palpitações e fome intensa) e em decorrência da neuroglicopenia (visão borrada, diplopia, tonturas, cefaleia, ataxia, distúrbios comportamentais, convulsão, perda da consciência e coma). No entanto, os sinais e sintomas decorrentes da descarga adrenérgica, frequentemente, manifestam-se nas seguintes situações, EXCETO em:
Alternativas
Q748343 Enfermagem
Para a efetivação do Programa de Diabetes e Hipertensão Arterial, está prevista a participação de uma equipe mínima de profissionais de saúde com as respectivas atribuições de cada profissional. O enfermeiro é um dos integrantes dessa equipe. Assinale a alternativa que corresponde a uma das atribuições específicas do enfermeiro que atua no Programa de Diabetes e Hipertensão Arterial.
Alternativas
Q748344 Enfermagem
A pressão arterial elevada crônica leva à lesão vascular, devido a modificações na geometria das artérias, desde a diminuição da luz e espessamento das paredes até rupturas, acarretando possíveis lesões do coração, rins e cérebro. Assinale a alternativa que reúne somente situações decorrentes de lesões cerebrais.
Alternativas
Q748345 Enfermagem
A prevenção do pé diabético implica a adoção de um conjunto de medidas preventivas. Sobre o assunto, considere as seguintes medidas: 1. Uso de sapatos sem meias. 2. Atenção ao surgimento de calos, rachaduras, alterações de cor ou úlceras nos pés. 3. Caminhada com os pés descalços. 4. Uso de calçados que não apertem. 5. Lavagem diária dos pés, com água morna e sabão neutro. 6. Escalda-pés semanal, seguido da aplicação de cremes à base de lanolina, atentando para a aplicação em quantidade maior entre os dedos. 7. Corte de unhas de forma reta, horizontalmente. 8. Remoção de calos e unhas encravadas por conta própria. São medidas para prevenção de complicações do pé diabético:
Alternativas
Q748346 Enfermagem
A queimação, o formigamento, as pontadas tipo agulhadas ou choques lancinantes, a alodinia, a hiperalgesia, a alternância de esfriamento e aquecimento das extremidades e as cãibras acompanhadas de fraqueza muscular constituem os sintomas da neuropatia diabética simétrica sensitivo-motora distal. Assinale a alternativa que corresponde ao significado de alodinia.
Alternativas
Q748347 Enfermagem

Quando escreve sobre a prevenção como exemplo de benefícios da integralidade em saúde, no livro “Atenção primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia”, Barbara Stalfield afirma que “muitas atividades clínicas de prevenção estão relacionadas a enfermidades específicas; outras são mais orientadas, geralmente, à melhora da capacidade de recuperação contra uma variedade de ameaças à saúde”.

Com base nessa citação, observa-se que a autora estabelece duas categorias de prevenção em saúde, sendo uma relacionada à prevenção de enfermidades específicas (categoria 1) e outra mais ampla, envolvendo a prevenção de vários agravos à saúde (categoria 2). Em relação ao aleitamento materno, é correto afirmar que:

Alternativas
Q748348 Enfermagem

Sabe-se que a atenção primária/básica em saúde distingue-se de outros tipos de atenção pelas características clínicas dos pacientes e seus problemas, incluindo variedade de diagnósticos ou problemas de saúde identificados. Como a atenção primária/básica é o ponto de primeiro contato dentro do sistema de atenção à saúde, os profissionais de saúde encontram uma série muito mais ampla de problemas apresentados do que no caso da atenção subespecializada. Desse modo, a atenção primária/básica é definida pelo Instituto Americano de Medicina como sendo a oferta de serviços de atenção à saúde integrados e acessíveis por meio de clínicos que sejam responsáveis por atender um amplo espectro de necessidades pessoais de atenção à saúde, desenvolvendo uma parceria constante com os pacientes e trabalhando no contexto da família e da comunidade.

Contexto da família e da comunidade é o entendimento das condições de vida:

Alternativas
Q748349 Enfermagem

Na atuação do enfermeiro e da enfermeira como educadores em saúde, Paulo Freire constitui referência básica, por caracterizar a ação dialógica como uma ação cultural norteada por quatro princípios: a colaboração, a união para a libertação, a organização e a síntese cultural.

Assinale a alternativa que corresponde ao papel do enfermeiro que desenvolve ações educativas com pertinência e competência, de acordo com a concepção freiriana de educação.

Alternativas
Q748350 Enfermagem
Com base no Decreto-Lei nº 94.406/87, que regulamenta o exercício da enfermagem no Brasil, no que se refere a atribuições do enfermeiro, considere as seguintes afirmativas: 1. A direção dos serviços de saúde constitui atribuição privativa do enfermeiro. 2. A coordenação dos programas de educação em saúde deve ser exercida, exclusivamente, por enfermeiros. 3. A implementação do processo de enfermagem é atividade compartilhada entre todos os integrantes da equipe de saúde. 4. A prescrição da assistência de enfermagem é atribuição privativa do enfermeiro. 5. O parto normal sem episiotomia é atribuição privativa do enfermeiro. Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q748351 Enfermagem
Em relação à operacionalização da Atenção Primária à Saúde que envolve as três esferas de governo, considere as seguintes afirmativas: 1. O Programa Nacional de Imunização (PNI) tem como missão a erradicação, controle e eliminação de doenças imunopreveníveis. 2. É de competência da esfera estadual a coordenação do PNI, com definição de calendários e campanhas nacionais de vacinação, normatizações técnicas e estratégias. 3. Ao Ministério da Saúde compete prestar assistência técnica aos estados e municípios no processo de implantação e expansão do Programa de Saúde da Família. 4. As diretrizes e ações de vigilância em saúde incluem ações definidas em legislações estaduais que apontam a gestões compartilhadas entre os municípios e Distrito Federal. Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q748352 Enfermagem
No que diz respeito à saúde da criança, as vacinas e medicamentos são, com certeza, um grande sucesso no controle de doenças na infância. Em relação à segurança na administração de vacinas/medicamentos, eventos adversos podem ocorrer. A respeito do assunto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q748353 Enfermagem
No controle das doenças crônicas, compete ao enfermeiro em equipes de saúde:
Alternativas
Q748354 Enfermagem
Na fase gestacional, a hipertensão arterial sistêmica (HAS) pode ser um agravante de risco à mulher. Sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas: 1. A HAS pode levar ao óbito fetal e da mãe, bem como resultar em prematuridade do feto. 2. A HAS tende a se mascarar no período gestacional. 3. Com a evolução da doença, pode acontecer convulsão, coma e doença hipertensiva gravídica, podendo aparecer proteinúria com comprometimento renal. 4. É comum ocorrer na HAS polidramnia na 4.ª semana de gestação. Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q748355 Enfermagem
Em relação aos contraceptivos disponíveis, é correto afirmar:
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: C
4: B
5: E
6: D
7: C
8: A
9: C
10: B
11: A
12: D
13: E
14: E
15: A
16: B
17: D
18: B
19: B
20: D