Questões de Concurso Público COPEL 2017 para Técnico de Piscicultura I

Foram encontradas 20 questões

Q797922 Engenharia de Pesca
Em um programa de repovoamento de peixes em reservatórios localizados na bacia do rio Paraná, qual conjunto de peixes pode ser utilizado sem o risco de uma ou mais espécies se tornarem invasoras nesses reservatórios?
Alternativas
Q797923 Engenharia de Pesca
A ciência pesqueira busca, pelo menos desde meados do século XIX, desenvolver métodos de estudos que visam conhecer os recursos pesqueiros de uma determinada região e saber, por exemplo, que espécies a habitam, como e por que os estoques variam de um ano para outro e até como as diferentes atividades humanas afetam os recursos pesqueiros. Suponha que seja necessária a realização de uma investigação pesqueira para se estudar a composição ictiofaunística de diferentes seções de um determinado reservatório de acumulação. Qual modalidade de pesca é a mais indicada para se obter as informações desejadas nesse caso?
Alternativas
Q797924 Engenharia de Pesca

Quando se trabalha em uma estação de reprodução, larvicultura e alevinagem de peixes de uma companhia de geração de energia hidrelétrica, na grande maioria das vezes reproduzem-se espécies nativas da própria região. Nesses casos, não raro, é necessário se montar bancos de reprodutores a partir de exemplares capturados na natureza. Com relação à arte de captura de peixes, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda, relacionando os modos de captura com os respectivos instrumentos.

1. Espinhel.

2. Rede de espera.

3. Covo.

4. Rede de arrasto.


( ) Entalado.

( ) Ensacado.

( ) Fisgado.

( ) Aprisionado.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

Alternativas
Q797925 Engenharia de Pesca

A sociedade moderna se depara com uma série de “dilemas” relacionados ao chamado “desenvolvimento sustentável”. Por um lado, não há desenvolvimento sem a geração de energia. Por outro, as principais formas de geração de energia utilizadas ainda hoje implicam impactos (por vezes bastante severos) ao ambiente. Os impactos dos represamentos sobre os ecossistemas envolvem consequências físicas, químicas e geomorfológicas, decorrentes do bloqueio do rio e de alterações na distribuição espaço-temporal da vazão; mudanças na produtividade primária e na estrutura do canal, compreendendo o trecho represado e, principalmente, o segmento a jusante da barragem; e modificações nas assembleias de invertebrados e peixes. A respeito desse tema, considere as seguintes afirmativas:

1. A ictiofauna de um reservatório recém-inundado será definida a partir da ocupação do reservatório pela ictiofauna do sistema fluvial onde ele se situa.

2. Como peixes possuem ovos e/ou formas larvais planctônicas, levadas passivamente pela água, o processo de ocupação de um novo reservatório acaba não sendo influenciado pelas restrições impostas pelas condições físicas e químicas vigentes durante a fase inicial de represamento.

3. Uma série de impactos ambientais causados pelo represamento da água de um rio é diretamente decorrente da transformação de um ambiente inicialmente lêntico em um ambiente lótico após o enchimento do reservatório.

4. A baixa plasticidade em termos de estratégias reprodutivas torna os peixes um grupo especialmente sensível e vulnerável ao represamento de rios para a construção de usinas hidrelétricas.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q797926 Engenharia de Pesca
Em relação ao transporte de alevinos, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q797927 Engenharia de Pesca
Ao longo do século XX, a construção de reservatórios nos rios brasileiros foi acompanhada pela adoção de uma série de ações de manejo por parte do setor elétrico. Uma delas é o repovoamento dos reservatórios, com o objetivo de minimizar os impactos dos represamentos, preservar estoques pesqueiros ou aumentar o rendimento da pesca nos reservatórios. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q797928 Engenharia de Pesca

Recomenda-se a implantação de um programa de estocagem de suplementação de peixes em um determinado reservatório:

1. Nos casos em que os estudos realizados constatarem que as populações de peixes desse reservatório apresentam declínio ao longo do tempo.

2. Quando um dado estoque pesqueiro apresenta sinais evidentes de sobrepesca, indicando, portanto, que a capacidade de suporte do ambiente comporta maior número de indivíduos daquela espécie.

3. Quando as áreas de desova e/ou os criadouros naturais presentes nesse reservatório se mostrarem insuficientes.

4. Em um cenário em que a capacidade de suporte do reservatório foi aumentada em decorrência de ações humanas, como, por exemplo, incorporação de alimento ou nutrientes no ambiente.

Cientificamente, a implantação de programa de estocagem de suplementação de peixes está justificada em:

Alternativas
Q797929 Engenharia de Pesca

Os peixes, de forma geral, podem ser considerados oportunistas em relação aos itens alimentares ingeridos, principalmente em ambientes naturais. A ocorrência de dieta flexível é uma característica marcante da ictiofauna fluvial tropical, onde a maioria das espécies pode mudar de um alimento para outro tão logo ocorram oscilações na abundância relativa do recurso alimentar em uso. Ainda assim, a maioria das espécies apresenta um hábito alimentar preferencial. Nesse sentido, numere a coluna da direita, relacionando o hábito alimentar preferencial à respectiva espécie de interesse para a piscicultura comercial indicada na coluna da esquerda.

1. Pirapitinga.

2. Curimatá.

3. Carpa-prateada.

4. Carpa-cabeça-grande.


( ) Zooplanctófago.

( ) Fitoplanctófago.

( ) Frugívoro.

( ) Perifitófago.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

Alternativas
Q797930 Engenharia de Pesca

Os peixes são animais aquáticos, vertebrados, ectotérmicos (também chamados de heterotérmicos), que possuem o corpo tipicamente fusiforme (com variações), dividido em cabeça, tronco e cauda, com os membros transformados em nadadeiras (ausentes em alguns grupos), sustentadas por raios ósseos ou cartilaginosos. Sobre o assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Peixes não gastam energia para gerar calor.

( ) O muco que os peixes produzem tem função de lubrificação externa dos animais.

( ) A cor dos peixes é definida pela dispersão dos cromatóforos presentes nas camadas dérmicas e epidérmicas.

( ) Pigmentos presentes na pele dos peixes os protegem contra os raios ultravioletas (UV) do Sol.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Q797931 Engenharia de Pesca
Quando se trata da biologia dos peixes, pelo menos nove sistemas podem ser considerados (circulatório, excretor, respiratório, nervoso, de integração, glandular, digestório, imunológico e reprodutor). Com relação a esses sistemas, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q797932 Engenharia de Pesca
Considerando que a figura ao lado retrata um mesmo peixe em diferentes estágios do seu ciclo ontogenético, assinale a alternativa que identifica corretamente o processo biológico retratado na figura.
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q797933 Engenharia de Pesca

Há três parâmetros relacionados à qualidade da água que podem influenciar nas técnicas e nas práticas de manejo adotadas em viveiros de cultivo: cor, transparência e turbidez da água. A respeito desse tema, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) A cor da água é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fótons sobre células especializadas da retina humana, mas que também pode ser determinada através de técnicas analíticas, como a espectrofotometria de luz.

( ) Transparência é uma medida da penetração da luz na água.

( ) Turbidez é uma medida do espalhamento da luz produzido pela presença de partículas coloidais ou em suspensão na água.

( ) A cor da água de um viveiro de cultivo de peixes varia de acordo com o grupo de microalgas predominante no ambiente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Q797934 Engenharia de Pesca
Na maioria absoluta das vezes, a reprodução de peixes reofílicos em cativeiro envolve a indução hormonal à maturação gonadal e a consequente ovulação/espermiação via extrusão manual dos gametas sexuais. A fecundação dos ovócitos, por sua vez, é feita a seco e não dentro da água, como seria natural de se esperar no caso de animais que vivem o tempo todo dentro da água e nela se reproduzem. Assinale a alternativa que justifica esse procedimento adotado na piscicultura.
Alternativas
Q797935 Engenharia de Pesca

Numere a coluna da direita, relacionando os parâmetros de qualidade de água definidos na coluna da esquerda com suas funções ou efeitos diretos mais frequentes.

1. Nitrito.

2. Transparência.

3. pH.

4. Alcalinidade.


( ) Meta-hemoglobinemia.

( ) Neutralização de ácidos.

( ) Alteração do metabolismo enzimático em peixes.

( ) Hipolimnio.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

Alternativas
Q797936 Engenharia de Pesca

“Hipofização” é a denominação de uma técnica utilizada na reprodução artificial de peixes que visa a otimização da produção de larvas em escala comercial. Além disso, a técnica garante uma maior taxa de sobrevivência, quando comparada com as condições naturais nas quais os peixes se reproduzem. A figura abaixo representa toda a fase de maturação ovocitária e fertilização de ovos de peixes. As letras (não necessariamente nessa ordem) indicam a ocorrência das fases de ovulação, vitelogênese, desenvolvimento do folículo, multiplicação celular e fase dormente.

Imagem associada para resolução da questão

Assinale a alternativa cuja letra representa o momento ideal desse processo para que seja feita a aplicação do hormônio hipofisário nas fêmeas.

Alternativas
Q797937 Engenharia de Pesca
Em uma determinada estação de produção de alevinos, existem 20 viveiros de dimensões 20 x 40 x 1 m (largura x comprimento x altura útil). Preocupado com a possível queda nas concentrações de oxigênio dissolvido na água, o técnico responsável pela estação mede essas concentrações nos viveiros de cultivo e também da água que abastece a estação de piscicultura. A concentração média de oxigênio na água nos viveiros no horário mais crítico do dia é de 4,0 mg/L. A concentração média de oxigênio na água que abastece a propriedade é de 8 mg/L. O técnico fica assustado quando faz os cálculos e descobre que, caso precise renovar todos os seus viveiros ao mesmo tempo, só conseguirá aumentar de 4,0 para 4,5 mg/L a concentração de oxigênio dissolvido na água dos viveiros. Sabendo que, para promover a renovação de água da forma mais eficiente possível, o técnico primeiro drena a água do viveiro e depois repõe o volume inicialmente drenado, qual é a capacidade máxima diária de renovação da água dessa estação de piscicultura em relação ao volume total de água dos seus viveiros?
Alternativas
Q797938 Engenharia de Pesca

Todo empreendimento de produção animal, independentemente do sistema ou do regime de produção empregado, está suscetível à ocorrência de doenças. Nesse sentido, numere a coluna da direita, relacionando os agentes infecciosos da coluna da esquerda com suas respectivas estruturas características.

1. Fungo.

2. Bactéria.

3. Vírus.

4. Protozoário.

( ) Capsídeo.

( ) Micélio.

( ) Oocisto.

( ) Vibrião.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

Alternativas
Q797939 Engenharia de Pesca
A aplicação de extrato bruto de hipófise é o método mais eficiente para promover a desova em peixes reofílicos. O técnico em piscicultura de uma determinada estação de reprodução e de larvicultura de surubim selecionou inicialmente 8 exemplares para a reprodução, sendo 4 machos e 4 fêmeas. Para o início do processo de reprodução, os peixes foram pesados, para que fossem possíveis os cálculos das dosagens de hormônios a serem utilizadas. As fêmeas apresentaram peso médio de aproximadamente 10 kg, e os machos, 5 kg. Para a indução da ovulação nas fêmeas, foram administradas duas doses de hormônios gonadotrópicos (hipófises maceradas e diluídas em solução fisiológica). Na 1ª dose, aplicada apenas nas fêmeas, foi utilizado 1,0 mg de hipófise para cada kg de peixe e 7 ml de soro fisiológico por fêmea para a diluição do hormônio. Doze horas após aplicação da 1ª dose, foi aplicada a dose definitiva. Porém apenas duas fêmeas demonstraram estar prontas para receber o hormônio (uma de 14 e outra de 16 kg); as demais foram descartadas. Todos os machos foram utilizados. Nessa segunda aplicação nas fêmeas, foram utilizados 6 mg de hipófise para cada kg de peixe e 10 ml de soro fisiológico para diluição em cada uma delas. Os machos receberam uma dose única de hormônios, correspondente à metade da quantidade do hormônio utilizada na 2ª dose aplicada nas fêmeas (em termos de quantidade de hormônio/kg de peixe), diluída no equivalente a 10 ml de soro fisiológico por animal. Quantas hipófises foram utilizadas nesse processo, sabendo-se que o peso seco médio de cada hipófise era de 8 mg?
Alternativas
Q797940 Engenharia de Pesca
Suponha que você seja o responsável por uma estação de reprodução e de produção de alevinos para utilização em um programa de conservação ambiental de uma empresa de geração de energia elétrica. Um certo dia, no final da primavera, você é alertado pelo seu auxiliar direto que os peixes do viveiro 3 (de 2.000 m2 de área total), onde se encontram reprodutores de Rhamdiopsis moreirai, uma espécie sob risco de extinção, estão apresentando sintomas da doença dos pontos brancos (ictiofitiríase), também conhecida como “íctio”. Não há a mínima evidência da doença nos outros 4 viveiros (de mesma dimensão do viveiro 3 da estação de piscicultura). Pesquisando na literatura, você obtém os seguintes dados: “O Ichthyophthirius multifiliis é um protozoário com ciclo vital de 3 fases: Uma fase encistada no peixe produzindo os ‘pontos brancos’, também conhecida como ‘trofonte’ e de difícil combate. Uma outra forma, chamada ‘tomonte’, também de difícil controle, que abandona o peixe e se encista no fundo do viveiro, multiplicando-se e liberando milhares de formas livres. Essas frágeis formas livre-nadantes (teronte) precisam encontrar outro peixe para se encistar em 3 dias ou morrerão...”. A doença contamina facilmente outros viveiros, levada pela água, redes de despesca, aves ou mesmo pelos tratadores. A formalina, o hipoclorito de sódio e até mesmo o aumento de temperatura da água acima de 30 ºC são os tratamentos descritos na literatura como formas de se combater a doença. Diante disso, qual a conduta adequada a ser adotada?
Alternativas
Q797941 Engenharia de Pesca

Sobre preparação de viveiros para engorda comercial de peixes, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) A desinfecção do solo do viveiro tem o objetivo de eliminar as bactérias que promovam a mineralização anaeróbia da matéria orgânica.

( ) A aplicação de cal hidratada no solo ajusta o pH e favorece a ação das bactérias.

( ) A aplicação de fertilizantes nitrogenados facilita a ação das bactérias, pois aumenta a relação C:N, acelerando o processo de mineralização da matéria orgânica ao final de um ciclo de produção de peixes em viveiro.

( ) O acúmulo de matéria orgânica no fundo dos viveiros é inevitável, uma vez que essa matéria orgânica é frequentemente adicionada ao sistema na forma de ração ou de fertilizantes orgânicos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: E
4: A
5: C
6: B
7: D
8: A
9: C
10: E
11: D
12: C
13: A
14: B
15: E
16: C
17: D
18: A
19: D
20: E