Questões de Concurso Público FPMA - PR 2019 para Médico do Trabalho
Foram encontradas 40 questões
1. O cádmio é metal que não existe naturalmente em nenhum organismo, e sua presença em organismos vivos é prejudicial em qualquer concentração. 2. O cádmio é um metal lipofílico e, por conseguinte, tende a se alojar em locais com maior tecido adiposo. 3. A melhor maneira de determinar a intoxicação por cádmio é a sua dosagem na urina do trabalhador. 4. Em gestantes, ao final da gravidez, a concentração do cádmio na placenta é aproximadamente 10 vezes superior à do sangue materno, e no cordão umbilical é duas a 3 vezes mais alta que no sangue materno. A
ssinale a alternativa correta.
1. Angiossarcoma do fígado. 2. Neoplasia maligna do estômago. 3. Neoplasia maligna da bexiga.
( ) Aminas aromáticas e seus derivados. ( ) Cloreto de vinila. ( ) Amianto.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
1. Neoplasia maligna de brônquios e pulmões. 2. Ulcerações ou necrose do septo nasal. 3. Rinite crônica. 4. Dermatite alérgica de contato.
São doenças causadas pelo cromo:
1. Profissionais que trabalham com crianças. 2. Profissionais que entram em contato frequente ou ocasional com animais. 3. Profissionais que lidam com dejetos, águas contaminadas e coletores de lixo.
( ) Tríplice viral. ( ) Hepatite B. ( ) Raiva.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
( ) O HBeAg é indicativo de replicação viral, portanto de alta infectividade. ( ) O Anti-HBe é um marcador de um prognóstico ruim na hepatite aguda pelo HBV. A soroconversão HBeAg para antiHBe indica alta probabilidade de agravamento e tendência à cronificação da infecção nos casos agudos. ( ) O HCV-RNA é o primeiro marcador a aparecer entre uma a duas semanas após a infecção, sendo utilizado para confirmar a infecção em casos agudos. ( ) O HbsAg é o primeiro marcador a surgir após a infecção pelo HBV, em torno de 30 a 45 dias, e pode permanecer detectável por até 120 dias, estando presente nas infecções agudas e crônicas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
1. HBsAg (+) por mais de seis meses. 2. HBeAg (+) ou HBV-DNA > 30 mil cópias/ml (fase de replicação). 3. ALT/TGP > duas vezes o limite superior da normalidade. 4. Biópsia hepática com atividade inflamatória moderada a intensa (> A2) e/ou fibrose moderada a intensa (> F1), segundo critério da Sociedade Brasileira de Patologia/Metavir.
É/São considerado(s) critério(s) de tratamento da hepatite B crônica:
Com base nos resultados dos exames, é correto afirmar que o candidato:
( ) Os fatores ocupacionais são considerados fatores de risco individuais e modificáveis, que podem causar HAS. ( ) O trabalho em turnos é um dos possíveis responsáveis pela HAS no trabalho, uma vez que pode provocar distúrbios de sono e hábitos de vida menos saudáveis, favorecendo a patogênese da doença. ( ) O ruído dentro do ambiente de trabalho é um dos problemas mais citados como causador ocupacional da HAS. ( ) Entre os fatores que possam contribuir para o aparecimento da HAS no trabalho, podem-se citar o estresse, a presença de solventes e a poluição ambiental.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.