Questões de Concurso Público ITAIPU BINACIONAL 2019 para Profissional de Nível Universitário Jr - Agronomia ou Engenharia Agronômica

Foram encontradas 40 questões

Q978626 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Tratos culturais são as operações realizadas logo após a formação e durante toda a vida útil do pomar de fruteiras, com o objetivo de manter o estado atual de produtividade do pomar e garantir a produção de frutos no ano seguinte. Alguns exemplos de tratos culturais de pomares de fruteiras são o controle de ervas daninhas, pragas e doenças, podas de limpeza e de frutificação, o tutoramento, o raleio de frutos e a indução de floração, entre outros. Sobre os tratos culturais das fruteiras tropicais e subtropicais, é correto afirmar que:
Alternativas
Q978627 Engenharia Agronômica (Agronomia)
As lavouras de alta produtividade são dependentes da aplicação de fertilizantes de solo e foliares, defensivos agrícolas e reguladores do crescimento vegetal, entre outros. Sobre os reguladores de crescimento vegetal, comumente aplicados nas culturas de algodão, cana-de-açúcar, feijão, girassol e trigo, é correto afirmar:
Alternativas
Q978628 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O monocultivo de extensas áreas de pínus e eucaliptos no Sul do Brasil tem levado ao aparecimento de pragas (por exemplo, a vespa-da-madeira (Sirex noctilio) no pínus). Uma forma de controle da multiplicação de pragas é o plantio de outras espécies florestais exóticas e nativas, para aumento da biodiversidade local. Qual das espécies florestais que podem ser plantadas comercialmente na região Sul do Brasil é espécie nativa da região?
Alternativas
Q978629 Engenharia Agronômica (Agronomia)
As florestas são componentes importantes da bacia hidrográfica, pois são responsáveis pela captação e purificação da água. As florestas podem ser exploradas comercialmente sem a penalidade da lei sob diversas circunstâncias, EXCETO quando no caso de:
Alternativas
Q978630 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Os sistemas de produção agroflorestais diferenciam-se entre si pela composição e pelas modalidades ou arranjos espaciais levados ao campo. Sobre a classificação dos arranjos agroflorestais, é correto afirmar:
Alternativas
Q978631 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O sistema produtivo da agricultura convencional é altamente produtivo, mas muito dependente de insumos externos, e sua prática está geralmente associada ao uso indiscriminado de agrotóxicos e ao desequilíbrio ecológico. Em contrapartida, a prática de paradigmas alternativos, como a agricultura orgânica e a agricultura agroecológica, tem sido apontada como resolução para os danos ambientais e sociais provocados pela agricultura convencional. Os dois paradigmas misturam-se na prática dos agricultores, mas divergem conceitualmente, pois a agricultura orgânica tem origem nas Ciências do Solo, e a agricultura agroecológica, na Ecologia. Alguns autores têm sugerido que a vivência da agricultura orgânica seria norteada apenas pelos ditames da certificação e comercialização, limitando-se a ser uma “agricultura de produtos”, enquanto a agricultura agroecológica seria definida como a prática de uma “agricultura de processos”, sendo esta última mais abrangente. São pontos de convergência entre a agricultura orgânica e agricultura agroecológica, EXCETO:
Alternativas
Q978632 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A implementação da agroecologia como prática de produção agrícola depende do exercício iterativo e interativo de análise e síntese dos sistemas que a compõem. Considerando os conceitos utilizados na abordagem sistêmica da produção agrícola, é correto afirmar:
Alternativas
Q978633 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Os custos de uma atividade qualquer na propriedade rural podem ser calculados, em função da produção atual ou independentemente da produção, nas classes custos variáveis e custos fixos. A que se atribui os custos relacionados à perda de valor de bens como máquinas, implementos ou pomares permanentes em função do seu desgaste no processo produtivo?
Alternativas
Q978634 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Administração rural é atividade que objetiva a organização e a operação de uma empresa rural, visando o uso mais eficiente dos recursos e a obtenção de resultados compensadores e contínuos. A administração rural visa a tomada de decisões, em função da análise de vários fatores, como, por exemplo, as condições geográficas, sociais e econômicas da região, os interesses pessoais do proprietário e a capacidade financeira e econômica da propriedade. Sobre as medidas do resultado econômico de uma propriedade rural em atividade, é correto afirmar:
Alternativas
Q978635 Engenharia Agronômica (Agronomia)
De acordo com o Estatuto da Terra, a propriedade rural não deve ser compreendida como um mero investimento imobiliário, mas ter sua posse e desfrute condicionados ao exercício da sua função social. Considerando as diretrizes atuais de desenvolvimento sustentável das atividades agrícolas e os critérios legais de posse e uso da terra, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q978636 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A concepção de que “eu produzo comida e não posso quebrar porque senão os outros não vão ter o que comer” não funciona mais na prática, se é que algum dia funcionou. A sustentação econômica da atividade rural depende da boa gestão da unidade produtiva. Sobre as iniciativas que asseguram a rentabilidade da propriedade rural e a boa gestão agropecuária, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q978637 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O fenômeno climático El Niño altera o regime pluviométrico da região Sul do Brasil, trazendo precipitações abundantes, principalmente na primavera, e chuvas intensas de maio a julho, com aumento da temperatura média. O fenômeno El Niño é consequência da alteração do sistema regular da circulação de ar ao redor do Planeta, que ocorre em função de:
Alternativas
Q978638 Engenharia Agronômica (Agronomia)
As rochas encontradas na crosta terrestre, magmáticas, metamórficas ou sedimentares, podem ser desagregadas e decompostas para formar rigolito e solo. Nesse contexto, minerais primários sofrem intemperismo e se transformam em minerais secundários. Sobre o intemperismo dos minerais do solo, é correto afirmar que:
Alternativas
Q978639 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Na física do solo, o enunciado da Lei de Stokes “a velocidade de sedimentação de um material sólido no líquido ocorre de acordo com o seu diâmetro e a viscosidade do líquido” é pressuposto para o método de:
Alternativas
Q978640 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Os insumos biológicos têm sido admitidos na agricultura brasileira como uma alternativa para propiciar a sustentabilidade dos altos níveis de produtividade das culturas e reduzir os custos monetários de produção agrícola. Por exemplo, a cultura da soja, que ocupa mais de 35 milhões de hectares no Brasil, tem sido beneficiada com a utilização de cerca de 30 milhões de doses de inoculantes de bradirrizóbios por ano para fomento da fixação biológica de nitrogênio e redução dos gastos com fertilizantes nitrogenados. Em fato, a prática de inoculação de diversos micro-organismos pode ser expandida a várias outras culturas agrícolas, com o intuito de melhorar a nutrição e a tolerância a estresses ambientais, contribuindo para a sustentabilidade da agricultura. Recentemente, um inoculante composto por fungos micorrízicos arbusculares (FMA) foi colocado no mercado agrícola com o objetivo de promover o crescimento das plantas em função do papel desempenhado no incremento da absorção de fósforo e da melhoria das condições biológicas do solo. FMA são fungos:
Alternativas
Q978641 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A calagem do solo é realizada com fertilizantes corretivos com o objetivo de neutralizar a acidez do solo. Sobre os processos que levam ao abaixamento do pH no solo, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q978642 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Considere as três ordens de solos abaixo, classificadas de acordo com o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, com base nos horizontes diagnósticos e nos atributos diagnósticos, comuns no estado do Paraná:

1. Solos de baixa saturação de bases ou caráter alítico; perfis de solo contendo a sequência de horizontes A-B textural-C, sendo B mais argiloso que o A, e a argila de baixa atividade.

2. Solos relativamente rasos, muitos com evidências de erosão do horizonte A, de baixa ou alta fertilidade natural; perfis de solo contendo a sequência de horizontes com B incipiente, ainda em formação.

3. Solos profundos, bastante intemperizados, boa drenagem; perfis de solo contendo a sequência de horizontes A-Bw-C, com pouca variação no teor de argila entre os horizontes.

Os solos 1, 2 e 3 são, respectivamente:

Alternativas
Q978643 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O eucalipto é uma alternativa florestal com grande potencial técnico e econômico nos sistemas de produção agropecuária das propriedades de agricultura familiar do Sul do Brasil. Sobre a fisiologia de cultivo do eucalipto, é correto afirmar:
Alternativas
Q978644 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A matéria orgânica do solo interage com as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo – por exemplo, modifica os ciclos biogeoquímicos dos nutrientes, interfere e favorece a formação de agregados do solo e aumenta a capacidade de retenção de água, entre outros efeitos. O estudo da matéria orgânica é bastante complicado, porque ela está armazenada em diferentes compartimentos. Sobre os compartimentos da matéria orgânica do solo, é correto afirmar:
Alternativas
Q978645 Engenharia Agronômica (Agronomia)
As plantas obtêm nutrientes das frações disponíveis da solução do solo. Sobre os mecanismos que governam a absorção de nutrientes pelas plantas, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: A
5: B
6: E
7: C
8: A
9: D
10: C
11: E
12: D
13: A
14: B
15: C
16: E
17: B
18: A
19: E
20: C