Questões de Concurso Público ITAIPU BINACIONAL 2019 para Profissional de Nível Universitário Jr - Ciências Biológicas

Foram encontradas 30 questões

Q976542 Biologia
Para que uma proteína possa ser aproveitada por um organismo vertebrado, é necessária sua digestão. Nesse processo, a proteína é quebrada em seus constituintes fundamentais, os:
Alternativas
Q976543 Biologia
Ácidos graxos insaturados recebem esse nome porque:
Alternativas
Q976544 Biologia
 Um animal necessita, normalmente, de uma quantidade diária muitíssimo menor de vitamina niacina, que é precursora da coenzima NAD+, que de glicose. Essa pequena quantidade se deve ao fato de a niacina ser:
Alternativas
Q976546 Biologia

A figura ao lado representa a variação na riqueza de espécies em relação a um gradiente ambiental chamado de A. Esse gradiente é:


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q976547 Biologia

O fluxo de energia num ecossistema compreende algum grau de perda energética entre um nível e outro. Estima-se que a eficiência ecológica varia de 2% a 40%. Considere o esquema ao lado como um ecossistema aquático com os níveis tróficos de A a F, com média de 10% de eficiência ecológica no fluxo de energia entre cada nível e 100.000 Kcal disponível no nível A. Com base nisso, é correto afirmar que a energia disponível em:


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q976548 Biologia

Winemiller (1989), a partir de estudos com 71 espécies de peixes de água doce de locais nas planícies venezuelanas, descreve 3 padrões de variação da história natural, descritos sucintamente a seguir:

A) grupo associado com cuidado parental e reprodução não sazonal. Chamou de “estratégia de equilíbrio”.

B) grupo de pequenos peixes associados à rápida colonização; maturação precoce, reprodução contínua e desova em pequenas parcelas. Chamados “oportunistas”.

C) grupo é padrão básico associado com reprodução sincronizada, durante o início da estação chuvosa, alta fecundidade, ausência de cuidado parental e migração reprodutiva. Chamado “sazonal”.

[WINEMILLER, K. Patterns of variation in life history among South American fishes in seasonal environments. Oecologia (Berlin), v. 81, no. 2, p. 225-241, 1989.]

Com base nesses conceitos, considere o padrão de história natural mais provável dos peixes indicados abaixo:

1. Cyprinodontiformes (nome popular Barrigudinho).

2. Perciformes (nome popular Acará).

3. Characiformes (nome popular Dourado).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de padrões.

Alternativas
Q976549 Biologia
Em estudos desenvolvidos por Nakatani e colaboradores, a ocorrência de ovos e larvas de peixes foi estimada em cinco trechos da bacia do rio do Ivinhema: o rio Dourado (D, mais superior), rio Brilhante (B, logo a jusante do primeiro), rio Vacaria (V, logo depois), rio Ivinhema num trecho mais a montante (A I, Alto Ivinhema) e num trecho mais a jusante (B I, Baixo Ivinhema). Esses dados, apresentados em Nakatani et al. (1997), estão esquematizados ao lado:

Interpretando a figura apresentada, assinale a alternativa correta.


Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q976550 Biologia
A regras da nomenclatura zoológica foram criadas para dar estabilidade e universalidade. Assim, em qualquer local do mundo, as mesmas regras devem ser atendidas e compreendidas. Leia o texto abaixo sobre espécies hipotéticas:

Spencer (1845) descreveu nova espécie de peixe no gênero Ichthis, descrito por Hoover (1821). Spencer batizou sua espécie como Ichthis linnus em homenagem a Linneu. Spix (1909) considerou a espécie Ichthis linnus como sinônimo de Aspitis ocelatus descrito por Willianson (1801). Eigenmann (1921), revendo o grupo, considerou a espécie de Spencer válida e pertencente ao gênero Piscus descrito por Linneus (1758).

Com base no texto lido, assinale a alternativa com a correta expressão do nome da espécie.
Alternativas
Q976551 Biologia

As coleções de animais são preparadas e organizadas para vários fins. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. Coleções didáticas e científicas podem ser fundidas numa só, sendo compostas de material apenas local ou regional.

2. Coleções científicas podem ser generalizadas ou especializadas em grupos determinados e têm a função de manter resguardados espécimes representantes.

3. Coleções particulares são geralmente especializadas quanto ao grupo e de baixo interesse científico.

4. Coleções podem ter enorme interesse econômico, dependendo do organismo que é mantido e da utilidade deste organismo à ciência e ao desenvolvimento econômico social.

5. Cada animal de uma coleção científica precisa ter registro de procedência, sendo, no mínimo, o local e a data de coleta.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q976554 Biologia
A bomba de Na+/K+-ATPase é fundamental para o funcionamento adequado das células animais. A cada ciclo de funcionamento, ela consome uma molécula de ATP, enquanto transporta 3 íons Na+ e 2 íons K+. Uma das consequências do seu funcionamento é a manutenção do equilíbrio osmótico das células. Assinale a alternativa cuja figura representa corretamente a variação do volume celular caso essa proteína transportadora tenha seu funcionamento bloqueado numa célula animal.
Alternativas
Q976555 Biologia
A definição mais propagada de desenvolvimento sustentável é a de desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender as gerações futuras, reconhecendo que os recursos naturais utilizados são, na sua maioria, finitos e esgotáveis. Para considerar a viabilidade de que algum nível de desenvolvimento sustentável seja implementado, é necessário compreender bem esse conceito e buscar mecanismos de implementá-lo. Considerando esse conceito, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q976556 Biologia
Um lago pode ser didaticamente dividido em compartimentos: região litorânea, região limnética, região profunda e interface água-ar. O fluxo de energia na região litorânea tem como principal fonte:

Alternativas
Q976557 Biologia
A concentração de oxigênio dissolvido em compartimentos aquáticos é um dos parâmetros mais importantes em limnologia. São fontes de perda de oxigênio dissolvido, EXCETO:
Alternativas
Q976558 Biologia
Áreas alagadas podem apresentar diferentes regimes de água – de permanentemente inundadas a temporariamente inundadas. Em função do regime, predominam diferentes formas de vegetação. A vegetação característica de áreas temporariamente inundadas em sistemas lóticos (rios) é de:
Alternativas
Q976559 Biologia
Biodiversidade tem estrita relação com variabilidade genética. Essa variabilidade aumenta com o surgimento de novos genes nos organismos, com as mais diversas funções. Que processo é significativamente importante na evolução de novos genes que codifiquem novas proteínas?
Alternativas
Q976560 Biologia
A fase de enchimento de um reservatório é crítica no estabelecimento das novas características do ambiente. Uma das principais alterações que ocorre nessa etapa é a:
Alternativas
Q976561 Biologia
Grandes reservatórios, como o de Itaipu, podem ser divididos em pelo menos 3 estratos longitudinais: lacustre, de transição e fluvial. Assinale a alternativa que correlaciona de forma correta as características de cada estrato.
Alternativas
Q976562 Biologia
Em função da alteração de características abióticas em reservatórios, as assembleias de peixes têm sua estrutura alterada. Apesar de as estratégias reprodutivas parecerem ser o principal elemento dominante nessas alterações populacionais, o tipo de alimentação também é um fator de seleção. Em reservatórios, as espécies dominantes de peixes pertencem às categorias tróficas:
Alternativas
Q976563 Biologia

Um reservatório passa por diferentes fases de colonização ao longo do tempo, como pode ser observado na figura.


Imagem associada para resolução da questão


Geralmente, há uma tendência a depleção trófica acentuada, que pode ser revertida por:

Alternativas
Q976564 Biologia

A partir do levantamento de dados de 75 reservatórios do Brasil, foi analisada a possível correlação entre a idade do reservatório e a riqueza de espécies de peixes, em função da área dos reservatórios (figura abaixo). Para o conjunto dos reservatórios constatou-se uma correlação positiva entre riqueza de espécies e área alagada


Imagem associada para resolução da questão

Figura – Relação entre a idade dos reservatórios e a riqueza de espécies de peixes, destacando-se a influência da área dos reservatórios. A área está dividida em classes, e nd significa “não determinada”.

A partir da análise da figura e nos conhecimentos sobre ecologia de reservatórios, considere as seguintes afirmativas:

1. Existe uma correlação inversa entre a idade dos reservatórios e a riqueza de espécies.

2. Nos menores reservatórios, ocorre uma variação maior de riqueza ao longo do tempo.

3. A desvantagem de construir reservatórios muito grandes é que eles acarretam a extinção da fauna depois de aproximadamente 40 anos de idade.

4. A correlação positiva entre riqueza de espécies e área alagada pode ser explicada por um maior número de hábitats sendo atingidos pelo alagamento.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: C
4: D
5: B
6: D
7: C
8: C
9: E
10: E
11: C
12: A
13: B
14: C
15: D
16: B
17: D
18: A
19: E
20: B