Questões de Concurso Público ITAIPU BINACIONAL 2019 para Profissional de Nível Universitário Jr - Ciências Biológicas
Foram encontradas 30 questões
A figura ao lado representa a variação na riqueza de espécies em relação a um gradiente ambiental chamado de A. Esse gradiente é:
O fluxo de energia num ecossistema compreende algum grau de perda energética entre um nível e outro. Estima-se que a eficiência ecológica varia de 2% a 40%. Considere o esquema ao lado como um ecossistema aquático com os níveis tróficos de A a F, com média de 10% de eficiência ecológica no fluxo de energia entre cada nível e 100.000 Kcal disponível no nível A. Com base nisso, é correto afirmar que a energia disponível em:
Winemiller (1989), a partir de estudos com 71 espécies de peixes de água doce de locais nas planícies venezuelanas, descreve 3 padrões de variação da história natural, descritos sucintamente a seguir:
A) grupo associado com cuidado parental e reprodução não sazonal. Chamou de “estratégia de equilíbrio”.
B) grupo de pequenos peixes associados à rápida colonização; maturação precoce, reprodução contínua e desova em pequenas parcelas. Chamados “oportunistas”.
C) grupo é padrão básico associado com reprodução sincronizada, durante o início da estação chuvosa, alta fecundidade, ausência de cuidado parental e migração reprodutiva. Chamado “sazonal”.
[WINEMILLER, K. Patterns of variation in life history among South American fishes in seasonal environments. Oecologia (Berlin), v. 81, no. 2, p. 225-241, 1989.]
Com base nesses conceitos, considere o padrão de história natural mais provável dos peixes indicados abaixo:
1. Cyprinodontiformes (nome popular Barrigudinho).
2. Perciformes (nome popular Acará).
3. Characiformes (nome popular Dourado).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de padrões.
Interpretando a figura apresentada, assinale a alternativa correta.
Spencer (1845) descreveu nova espécie de peixe no gênero Ichthis, descrito por Hoover (1821). Spencer batizou sua espécie como Ichthis linnus em homenagem a Linneu. Spix (1909) considerou a espécie Ichthis linnus como sinônimo de Aspitis ocelatus descrito por Willianson (1801). Eigenmann (1921), revendo o grupo, considerou a espécie de Spencer válida e pertencente ao gênero Piscus descrito por Linneus (1758).
Com base no texto lido, assinale a alternativa com a correta expressão do nome da espécie.
As coleções de animais são preparadas e organizadas para vários fins. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:
1. Coleções didáticas e científicas podem ser fundidas numa só, sendo compostas de material apenas local ou regional.
2. Coleções científicas podem ser generalizadas ou especializadas em grupos determinados e têm a função de manter resguardados espécimes representantes.
3. Coleções particulares são geralmente especializadas quanto ao grupo e de baixo interesse científico.
4. Coleções podem ter enorme interesse econômico, dependendo do organismo que é mantido e da utilidade deste organismo à ciência e ao desenvolvimento econômico social.
5. Cada animal de uma coleção científica precisa ter registro de procedência, sendo, no mínimo, o local e a data de coleta.
Assinale a alternativa correta.
Um reservatório passa por diferentes fases de colonização ao longo do tempo, como pode ser observado na figura.
Geralmente, há uma tendência a depleção trófica acentuada, que pode ser revertida por:
A partir do levantamento de dados de 75 reservatórios do Brasil, foi analisada a possível correlação entre a idade do reservatório e a riqueza de espécies de peixes, em função da área dos reservatórios (figura abaixo). Para o conjunto dos reservatórios constatou-se uma correlação positiva entre riqueza de espécies e área alagada
Figura – Relação entre a idade dos reservatórios e a riqueza de espécies de peixes, destacando-se a influência da área dos reservatórios. A área está dividida em classes, e nd significa “não determinada”.
A partir da análise da figura e nos conhecimentos sobre ecologia de reservatórios, considere as seguintes afirmativas:
1. Existe uma correlação inversa entre a idade dos reservatórios e a riqueza de espécies.
2. Nos menores reservatórios, ocorre uma variação maior de riqueza ao longo do tempo.
3. A desvantagem de construir reservatórios muito grandes é que eles acarretam a extinção da fauna depois de aproximadamente 40 anos de idade.
4. A correlação positiva entre riqueza de espécies e área alagada pode ser explicada por um maior número de hábitats sendo atingidos pelo alagamento.
Assinale a alternativa correta.