Questões de Concurso Público ITAIPU BINACIONAL 2019 para Profissional de Nível Universitário Jr - Farmácia e Bioquímica ou Biomedicina

Foram encontradas 22 questões

Q978667 Biomedicina - Análises Clínicas
Os parasitos causadores de malária pertencem ao filo Apicomplexa, família Plasmodiidae e ao gênero Plasmodium. Atualmente são conhecidas cerca de 150 espécies causadoras de malária em diferentes hospedeiros vertebrados. Sobre a morfologia desses parasitos, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q978668 Biomedicina - Análises Clínicas
O diagnóstico da criptosporidiose é feito pela demonstração de oocistos nas fezes, em material de biópsia intestinal ou em material obtido de raspado de mucosa. O exame de fezes é feito após utilização de métodos de concentração ou emprego de métodos especiais de coloração, como:
Alternativas
Q978669 Biomedicina - Análises Clínicas
O exame parasitológico de fezes tem como objetivo diagnosticar os parasitos intestinais, por meio da pesquisa das diferentes formas parasitárias que são eliminadas nas fezes. O exame macroscópico permite a verificação da consistência das fezes, do odor, da presença de elementos anormais, como muco ou sangue, e de vermes adultos ou partes deles. O exame microscópico permite a visualização dos ovos ou larvas de helmintos, cistos, trofozoítos ou oocistos de protozoários, podendo ser quantitativo ou qualitativo. Levando em consideração os dados apresentados, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q978670 Biomedicina - Análises Clínicas
A deficiência de ferro é a causa mais comum de anemia e é definida como a redução do ferro corpóreo total, com exaustão dos estoques e algum grau de deficiência tissular. Como a distribuição do ferro tem uma dinâmica própria, esse mineral pode ocupar diferentes compartimentos, que são afetados sequencialmente à medida que a deficiência de ferro corpóreo progride. Assim, diversos testes laboratoriais são propostos para avaliar o ferro na investigação dos distúrbios do seu metabolismo. Os depósitos de ferro nas células, encontrados como ferritina ou hemossiderina, podem ser visualizados após coloração de um aspirado de medula óssea com o corante:
Alternativas
Q978671 Biomedicina - Análises Clínicas

A contagem de células é um parâmetro importante na avaliação do sangue. A contagem de células pode ser determinada manualmente ou por analisadores automatizados de hematologia.

Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) A precisão das contagens, por metodologias manuais ou automatizadas, depende da diluição adequada da amostra de sangue.

( ) As contagens manuais são feitas usando um microscópio e uma câmara de contagem que comporta um volume específico.

( ) Nas contagens de células brancas ou de plaquetas, deve-se usar um diluente isotônico, a fim de facilitar a contagem.

( ) Métodos automatizados para contagens diferenciais de células brancas usam várias técnicas distintas, como impedância, dispersão diferencial de luz, propriedades ópticas ou colorações citoquímicas.

( ) Os analisadores automatizados que utilizam citometria de fluxo podem detectar populações específicas de células sanguíneas por expressão de antígeno de superfície.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Q978672 Biomedicina - Análises Clínicas

Como resultado da pressão hidrostática, as proteínas de baixa massa molecular rotineiramente são filtradas através da membrana basal glomerular. Essa membrana atua como uma barreira à filtração graças ao tamanho dos poros e à carga negativa. Sobre a proteinúria anormal e a determinação de proteínas na urina, considere as seguintes afirmativas:

1. Na proteinúria tubular, pequenas moléculas ultrapassam a membrana glomerular devido à perda de integridade da membrana do glomérulo e são absorvidas nos túbulos renais.

2. A proteinúria glomerular é uma consequência da perda de integridade da membrana do glomérulo, que, em condições normais, não permite a passagem de proteínas de elevada massa molecular para a urina.

3. A amostra recomendada para determinação de proteinúria é a primeira urina da manhã.

4. As amostras de urina podem ser armazenadas por 24 h sem preservativos se mantidas em refrigerador.

5. As amostras de urinas congeladas são estáveis por um ano.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q978673 Biomedicina - Análises Clínicas
No estudo das desordens lipoprotéicas, é empregada a dosagem dos diferentes lipídeos presentes no plasma humano, sendo a combinação desses exames conhecida como lipidograma. A respeito do lipidograma, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q978674 Biomedicina - Análises Clínicas

A biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, proteção do trabalhador e/ou paciente, minimização de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e operacional, e amplia-se para a proteção ambiental e a qualidade. Sobre as normas de biossegurança em laboratórios de análises clínicas, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) O laboratório deve disponibilizar equipamentos de segurança e de proteção apropriados ao manuseio de agentes físicos, biológicos e químicos que representem risco à saúde do trabalhador.

( ) O gerenciamento de resíduos faz parte dos cuidados com biossegurança.

( ) O laboratório clínico deve avaliar individualmente se é necessário instituir medidas de biossegurança baseado nas atividades realizadas, equipamentos, instrumentos e agentes de risco envolvidos.

( ) O laboratório deve implantar procedimentos de biossegurança adequados aos níveis definidos.

( ) O laboratório deve realizar treinamento periódico nos procedimentos de biossegurança exigidos para o escopo analítico.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Q978675 Biomedicina - Análises Clínicas
O nível de biossegurança de um procedimento será determinado segundo o agente biológico de maior classe de risco envolvido. Portanto, em laboratórios em que é realizada cultura para isolamento, identificação e teste de sensibilidade de Mycobacterium tuberculosis, o nível de biossegurança (NB) exigido é:
Alternativas
Q978676 Biomedicina - Análises Clínicas
O líquido cefalorraquidiano possui composição química específica, ajustada pela barreira hematoencefálica, que filtra o plasma. Valores anormais decorrem de alterações na permeabilidade da barreira hematoencefálica, produção ou metabolismo pelas células neurais frente a um quadro patológico e raramente possuem o mesmo significado que as alterações encontradas no plasma. Entre essas alterações, algumas, quando encontradas, ajudam no diagnóstico etiológico de meningite. Sobre o assunto acima, assinale a alternativa que corresponde a um parâmetro bioquímico que quando está aumentado indica meningite bacteriana ou fúngica.
Alternativas
Q978677 Biomedicina - Análises Clínicas
Na análise do líquido seminal (ou espermograma), a análise da amostra não pode começar enquanto a liquefação não tiver ocorrido. A forma correta de conservação de amostras destinadas a análise de motilidade é:
Alternativas
Q978678 Biomedicina - Análises Clínicas
No líquido sinovial, um dos exames mais importantes é a identificação microscópica de cristais, usados no diagnóstico de artrite. Em casos de gota, podem ser encontrados cristais de:
Alternativas
Q978679 Biomedicina - Análises Clínicas
Uma urina coletada de manhã e processada apenas no fim da tarde, sem adequada conservação, pode apresentar valores falsamente reduzidos para:
Alternativas
Q978680 Biomedicina - Análises Clínicas
Cilindros são elementos formados na luz do túbulo contorcido distal e do ducto coletor. A causa mais provável da presença de cilindros hialinos na microscopia urinária é:
Alternativas
Q978681 Biomedicina - Análises Clínicas

Estudos atuais mostram que a fase pré-analítica é responsável por 46-68,2% do total de erros ocorridos nos laboratórios clínicos com um controle de qualidade consolidado. A maioria desses erros pode ser evitada por meio de padronização, monitoramento e controle dos processos de coleta, recebimento e rejeição de amostras. Assinale a alternativa que corresponde a causas de rejeição para amostras de hemograma.

Alternativas
Q978682 Biomedicina - Análises Clínicas
Considerando que a coleta é o momento mais importante na relação do paciente com o laboratório, que sempre existe certo medo ou desconforto com o ato em si e que uma boa imagem do serviço será criada a partir desse momento, são fundamentais os cuidados com a instalação e com a infraestrutura física do local de coleta. A RDC/Anvisa, de 13 de outubro de 2005, dispõe sobre as condições para funcionamento de áreas de coleta. Entre as exigências mínimas, estão:
Alternativas
Q978683 Biomedicina - Análises Clínicas

Quando vários exames são solicitados, pode ser necessária a coleta de mais de um tubo com finalidades específicas. Para evitar a possibilidade de contaminação com aditivos de um tubo para outro, o CLSI estabeleceu uma ordem de coleta que deve ser seguida. A partir do exposto, considere os seguintes recipientes:

1. Tubo para soro com ativador de coágulo.

2. Tubo com EDTA.

3. Tubo com fluoreto.

4. Tubo com citrato.

5. Frasco para hemocultura.

Assinale a alternativa que corresponde a ordem recomendada:

Alternativas
Q978684 Biomedicina - Análises Clínicas
A avaliação da estabilidade do sistema analítico deve ser realizada com o objetivo de evitar a liberação de resultados analíticos com erro maior que o especificado no teste/metodologia utilizado. Para essa avaliação, realiza-se a análise de amostras com valor conhecido ou com valor determinado pelo laboratório. Sobre a amostra utilizada nessa validação e especificações do teste, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q978692 Biomedicina - Análises Clínicas
Os fungos patogênicos das espécies Cryptococcus neoformans e Cryptococcus gattii podem ser encontrados no meio ambiente em guano de pombos, solo com excrementos de pombos e pássaros, além de matéria vegetal de árvores. Assinale a alternativa que corresponde ao método utilizado na diferenciação das espécies de Cryptococcus.
Alternativas
Q978693 Biomedicina - Análises Clínicas

Espécies fúngicas do gênero Aspergillus são frequentemente associadas com alta mortalidade de aves marinhas em cativeiro. Tendo em vista que a aspergilose geralmente é adquirida pela inalação dos propágulos fúngicos presentes no ar, pode ser realizada a cultura e a identificação de fungos do ambiente. Sobre o isolamento e a identificação desses fungos a partir do ar, considere as seguintes afirmativas:


1. Os fungos podem ser isolados em meios comuns, como ágar-Sabourand, pois não possuem exigências nutricionais específicas.

2. A forma e tamanho das vesículas são suficientes para identificar as espécies de Aspergillus sp.

3. Caracteres macroscópicos e microscópicos são utilizados para identificação de espécies de Aspergillus sp.

4. Características microscópicas importantes incluem diferenças de tamanho, forma, cor e ornamentação das paredes de várias estruturas fúngicas.

5. Para identificação usando descrições de características variáveis, deve-se semear o fungo em meios comuns e incubar à temperatura ambiente.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: E
5: A
6: D
7: C
8: B
9: C
10: E
11: D
12: A
13: E
14: B
15: A
16: D
17: E
18: D
19: A
20: B