Questões de Concurso Público ITAIPU BINACIONAL 2019 para Profissional de Nível Universitário Jr - Geografia

Foram encontradas 3 questões

Q976583 Engenharia de Agrimensura
A acuidade visual é uma referência para a elaboração de produtos cartográficos, pois define a capacidade de diferenciar dois ou mais elementos gráficos. Nesse sentido, a acuidade visual:
Alternativas
Q976585 Engenharia de Agrimensura

O ponto P16 foi coletado com um equipamento GNSS configurado com o mesmo EPSG (European Petroleum Survey Group) dos demais dados de um projeto. Sabendo que os dados já existentes foram adquiridos com escala 1:10000 e com diferentes equipamentos e metodologias, considere os seguintes procedimentos:

1. Deve ser adicionado nos metadados do ponto P16 a informação sobre a escala, em conformidade com a escala dos demais pontos (1:10000), uma vez que o P16 utiliza o mesmo EPSG e é um ponto isolado, ou seja, sem a possibilidade de associação de escala.

2. É necessário verificar o EP do equipamento utilizado para aquisição do P16 e o processo de obtenção da coordenada do ponto para definir a possível escala do P16 e sua compatibilidade de uso com os demais dados existentes.

3. É necessário fazer a transformação geométrica do P16 para SIRGAS, uma vez que o EPSG não é o referencial cartográfico adotado no Brasil.

4. É possível fazer a integração direta do ponto P16 à base de dados, sem adição de metadados, uma vez que o EPSG é o mesmo e, por ser um ponto isolado, não possui escala.

É/São procedimento(s) correto(s) para o uso do ponto P16 com os demais dados do projeto:

Alternativas
Q976591 Engenharia de Agrimensura

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a área total do território brasileiro, resultante da soma da área de todos os municípios, passou de 8.547.403,5 km2 em 1993, para 8.514.215,3 km2 em 2010. Quanto ao cálculo da área e sua relação com as propriedades das projeções cartográficas, considere as seguintes afirmativas:

1. A mudança da área do território brasileiro descrita acima resulta da adoção do SIRGAS, o que levou o IBGE a recalcular a área de todos os municípios utilizando uma projeção conforme.

2. Cálculos de grandes áreas, como municípios e estados, devem privilegiar o uso de projeções equivalentes.

3. Cálculos de grandes áreas, como municípios e estados, devem privilegiar o uso de projeções conformes.

4. Cálculos de grandes áreas, como municípios e estados, devem empregar projeções cartográficas que não deformam essa grandeza, como a projeção UTM.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A