Questões de Concurso Público ITAIPU BINACIONAL 2019 para Profissional de Nível Universitário Pleno III - Médico Perito
Foram encontradas 12 questões
1. Nos últimos anos, as verbas aplicadas à saúde pública correspondem a cerca de 8% do PIB, algo aproximado de países como Canadá e Reino Unido.
2. O maior problema na saúde brasileira é o fato de que o valor do financiamento do sistema público é considerado insuficiente, tendo em vista o tamanho da população e do território brasileiro.
3. O investimento em saúde pública no Brasil, comparado a outros países, é menor que o investimento na Libéria, Serra Leoa e Tuvalu.
4. A maior parte dos recursos em saúde no Brasil é investida no sistema de saúde privado, ao qual cerca de 23% da população têm acesso.
Assinale a alternativa correta.
1. As verbas dos NATS são oriundas de editais e cartas-acordo, não havendo financiamento próprio direcionado a esses núcleos, o que dificulta o planejamento de suas ações, desenvolvimento e retenção de profissionais e seu bom funcionamento.
2. Os NATS auxiliam principalmente nas tomadas de decisão gerenciais, tendo pouca interferência na prática clínica.
3. Os NATS trabalham com modelos de relatórios e pareceres, mas dificilmente têm procedimentos operacionais padronizados que definam o papel de cada membro, processos e fluxo de trabalho.
4. Há fragilidade na influência dos NATS para a tomada de decisão em hospitais, pois boa parte das instituições não realiza avaliação econômica completa, atendo-se apenas a estudos mais simples, tais como descrição de tecnologia e recomendação técnico-científica.
Assinale a alternativa correta. a
1. A Superintendência de Seguro Privado (SUSEP) é um órgão ligado à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e tem como principal finalidade fiscalizar as operadoras privadas de saúde, em relação à Lei nº 9.656, de 1998.
2. A ANS foi criada para atuar na regulamentação, criação e implementação de normas, bem como no controle e fiscalização das atividades do segmento, além de regular o fluxo financeiro e de serviços entre operadoras, beneficiários e prestadores.
3. O Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (SBDC) deve garantir a competitividade no setor público e privado.
4. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é responsável pela regulação sanitária e econômica do mercado de compra e venda de insumos hospitalares.
Assinale a alternativa correta.
1. Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) serve para obtenção regular de dados sobre mortalidade no país de forma abrangente e confiável, para subsidiar as diversas esferas de gestão na saúde pública.
2. Sistema de Informação de Nascidos Vivos (SINASC) reúne informações epidemiológicas referentes aos nascimentos informados em o todo território nacional, possibilitando o subsídio das intervenções relacionadas à saúde da mulher e da criança para todos os níveis do Sistema Único de Saúde.
3. Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) notifica e investiga casos de doenças e agravos que constam na lista nacional de doenças de notificação compulsória, permitindo a realização do diagnóstico dinâmico da ocorrência de um evento na população e indicando riscos aos quais as pessoas estão sujeitas.
4. Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI – PNI) possibilita uma avaliação dinâmica do risco quanto à ocorrência de surtos ou epidemias, a partir do registro dos imunos aplicados e do quantitativo populacional vacinado.
Assinale a alternativa correta.