Questões de Concurso Público CBM-PR 2023 para Cadete

Foram encontradas 2 questões

Ano: 2023 Banca: NC-UFPR Órgão: CBM-PR Prova: NC-UFPR - 2023 - CBM-PR - Cadete |
Q2284072 Química
O texto a seguir é referência para a questão.

O monofluorfosfato de sódio (Na2PO3F) é adicionado a cremes dentais para prevenção da cárie. A hidroxiapatita (Ca5(PO4)3OH) do esmalte do dente é solubilizada pelos ácidos produzidos pelas bactérias da boca, o que enfraquece o esmalte. Na presença do ânion monofluorfosfato (PO3F2-), parte da hidroxiapatita converte-se em fluorapatita (Ca5(PO4)3F), que, por ser menos solúvel em meio ácido, torna o dente mais resistente à cárie.
A figura abaixo é a estrutura de Lewis que representa o ânion monofluorfosfato. Os números atômicos são: Z(F) = 9, Z(O) = 8 e Z(P) = 15. 
Imagem associada para resolução da questão

Ao se calcular as cargas formais de cada átomo na estrutura apresentada, conclui-se que são nulas, com exceção dos átomos:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: NC-UFPR Órgão: CBM-PR Prova: NC-UFPR - 2023 - CBM-PR - Cadete |
Q2284075 Química
Investigações da Polícia Federal revelaram que garimpeiros usaram cianeto para extrair ouro em um garimpo ilegal em terras da União. O íon cianeto possui elevada toxicidade e, se despejado no ambiente, é devastador, podendo levar à morte todos os seres vivos num raio de quilômetros. O cianeto de sódio é utilizado para dissolver ouro incrustado em minérios, num processo com eficiência próxima a 100%, segundo a equação:
4 Au(minério) + 8 NaCN(aq) + O2(g) + 2 H2O(l) → 4 Na[Au(CN)2](aq) + 4 NaOH(aq)
A espécie química solúvel [Au(CN)2] é posteriormente imobilizada sobre carvão ativado, e o ouro é recuperado por redução eletroquímica:
[Au(CN)2](aq) + e → Au(s) + 2 CN(aq)
Dados: Massa molar (g mol−1): Au = 197, NaCN = 49.
Considerando a estequiometria das reações, qual é a massa de ouro que se espera extrair, utilizando-se 1 kg de cianeto de sódio?
Alternativas
Respostas
1: B
2: D