Questões de Concurso Público TJ-SP 2024 para Escrevente Técnico Judiciário - 1° Simulado

Foram encontradas 6 questões

Q3109737 Conhecimentos Gerais
[Questão Inédita] “Os protestos contra a contestada reeleição do ditador Nicolás Maduro, que tomaram as ruas de diversas cidades da Venezuela nesta segunda-feira (29), deixaram ao menos seis pessoas mortas e 132 detidas, de acordo com a ONG Foro Penal. A mortes foram registradas em seis estados e envolvem dois menores de idade, um de 15 anos e outro de 16. A organização, que é especializada na defesa de presos políticos, não explicou as circunstâncias da fatalidade.”
(Jornal o Globo, 30/07/2024)

Imagem associada para resolução da questão


Características que configuram um governo ditatorial podem ser expressas respectivamente:
Alternativas
Q3109738 Conhecimentos Gerais
[Questão Inédita] “No jargão das redes, empregos "CLT Premium" são aqueles que oferecem benefícios a funcionários além do básico exigido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a Constituição Federal. As vagas surgem como um contraponto à popularização de posições que prometem salários maiores a trabalhadores cadastrados como pessoas jurídicas prestadoras de serviço, a chamada "pejotização". João Vitor Paz de Oliveira, bancário de 22 anos, alcançou 4 milhões de visualizações no TikTok compartilhando os "luxos" do emprego CLT: viagens corporativas com tudo pago pelo empregador, décimo quinto salário, plano de academias, participação nos lucros da empresa etc.”
(Jornal o Globo, 30/07/2024)

No Brasil e no mundo contemporâneo, a ideia de empreendedorismo versus trabalho tradicional, tem tomado grandes discussões. A questão do sucesso para todos do empreendedorismo tem sido disseminado demasiadamente devido:
Alternativas
Q3109739 Conhecimentos Gerais
[Questão Inédita] “Empresas sediadas em favelas e lideradas por mulheres têm atingido faturamentos milionários e com grandes ganhos sociais a partir da capacitação e inclusão profissional feminina. Iniciados com verbas de microcrédito e investimento pessoal das CEOs, os projetos promovem renda e quebram ciclos de violência doméstica e pobreza gerados pela falta de independência financeira das moradoras dessas comunidades.
É o caso dos projetos "Costurando Sonhos", "Mãos de Maria Brasil" e "Emprega Comunidade", também conhecido como "Linkedin da Favela". As empresas surgiram dentro da proposta de hub e negócios da iniciativa G10 Favelas, de Paraisópolis, em São Paulo.”
(Jornal o Globo, 30/07/2024)

Histórico e socialmente no Brasil e em diversos países do mundo, o trabalho feminino:
Alternativas
Q3109740 Conhecimentos Gerais
[Questão Inédita] “Perto de 40 milhões de pessoas são pobres nos Estados Unidos, o que é excessivo para a economia mais rica do planeta. São pobres 10% dos americanos, e a porcentagem é bem maior que a do Canadá, Coreia do Sul ou Alemanha. Essa informação não é inédita, mas serviu para deslanchar uma recente reportagem sonora de bom fôlego na NPR, a rádio pública dos EUA.” 
Imagem associada para resolução da questão


(Jornal o Globo, 30/07/2024)

Desde o final do século XIX os EUA tem crescido economicamente de forma exponencial. Entretanto, esse crescimento não quer dizer que eles não sofram com questões sociais. No caso da notícia acima, essa problemática seria devido: 
Alternativas
Q3109741 Conhecimentos Gerais
[Questão Inédita] “A geração que completou a educação básica no Brasil em 2019 terminou com 2 de cada 10 jovens formados no tempo certo e com aprendizado suficiente. Se consideradas as mesmas condições, uma geração que começasse o ensino fundamental naquele ano acrescentaria apenas um aluno ao grupo com boa formação. Depois do fim do ensino médio não é mais possível ajudar os estudantes com baixa aprendizagem, cujos indicadores são um olhar para o passado. Mas e se fosse possível ter essa previsão em mãos a tempo de reverter os baixos resultados?”
(Jornal o Globo, 30/07/2024)

Um fator social decisivo para que centenas de milhares de estudantes, sobretudo de escolas públicas, não conseguirem seguir um bom ritmo de estudos foi causado:
Alternativas
Q3109742 Conhecimentos Gerais
[Questão Inédita] “Nenhum extremo climático mata tanto quanto calor. Um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Mundial de Meteorologia (OMM) informou que entre 2000 e 2019, o calor matou 489 mil pessoas por ano no mundo. Mas, como a mortalidade associada ao calor não é corretamente notificada na maioria dos países, a OMS e a OMM estimam que o número real de mortes é, no mínimo, 30 vezes maior.”

(Jornal o Globo, 30/07/2024)

Uma das problemáticas atuais mais preocupantes ambientalmente falando é:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: D
4: E
5: D
6: A