Questões de Concurso Público Prefeitura de Mucajaí - RR 2024 para Motorista Educacional

Foram encontradas 10 questões

Q2460272 Português
Selecione a alternativa em que a oração subordinada adjetiva está de acordo com a norma-culta da língua portuguesa. 
Alternativas
Q2460273 Português
Observe a placa abaixo.

Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: https://www2.jornalcruzeiro.com.br/materia/4 94545/outdoor-com-erros-chama-a-atencao Acesso em jan, 2024.

É possível notar um erro de escrita em relação à norma-culta proveniente: 
Alternativas
Q2460274 Português
Selecione a alternativa que apresenta apenas paroxítonas. 
Alternativas
Q2460275 Português
Leia as afirmações abaixo.

I. Todas as paroxítonas são acentuadas.
II. Todas as proparoxítonas são acentuadas.
III. Oxítonas nunca são acentuadas.
IV. Paroxítonas terminadas em -R devem ser acentuadas.
V. Paroxítonas terminadas em X não devem ser acentuadas. 

Estão corretas.
Alternativas
Q2460276 Português
Assinale a alternativa que apresenta uma oração coordenada sindética adversativa. 
Alternativas
Q2460277 Português
Observe o cartum abaixo e responda à questão.

Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: https://ocp.news/colunista/anabrustolin/variacao-linguistica-o-que-e Acesso jan, 2024.

As variedades linguísticas são formas de expressão que levam em consideração diversos fatores como a história, a geografia e os grupos sociais. Assinale a alternativa que apresenta a variação linguística retratada no cartum. 
Alternativas
Q2460278 Português
Selecione a alternativa em que a classificação morfológica corresponde ao termo destacado na oração.
Alternativas
Q2460279 Português
Em língua portuguesa, existem dois processos de formação de palavras muito comuns: a aglutinação e a justaposição. Assinale a alternativa que apresenta apenas palavras formadas por aglutinação. 
Alternativas
Q2460280 Português
Leia o texto abaixo e responda à questão.

Criado por Kazuki Takahashi, em 1996, Yugioh aparece pela primeira vez na mídia como um mangá publicado na revista Shonen Jump, famosa também pela divulgação de um outro mangá que se transformou em anime de sucesso, Dragon Ball. Em setembro de 2001, Yugioh dá início à sua trajetória multimídia, partindo do mundo do mangá para a tela da TV como anime (abreviação japonesa da palavra animation) e transformando-se, mais tarde, em jogo de cartas, videogame, quebra-cabeças e uma série de brinquedos.

Na década de 90, o anime, como gênero televisivo, se consagra como um significativo produto cultural exportado pelo Japão para os Estados Unidos e grande parte do mundo ocidental, visto que, desde a década de 60, começa a marcar sua presença em território americano com Astro Boy. Transformando imagens, metamorfoseando formas e figuras e mudando narrativas com rapidez, o anime retrata a velocidade das mudanças da sociedade contemporânea e de nossas identidades cambiantes. Este é um dos aspectos que o define como a interseção perfeita entre o global e o local (Napier, 2001) porque, embora traga em suas raízes muito da cultura japonesa, ainda que como válvula de escape às rotinas rígidas que marcam o cotidiano japonês, aparece para o resto do mundo como o canal por onde escoam flexibilidade, transformação e alteridade.

Viajando no universo imaginário de identidades mutantes dos animes, desembarcamos no mundo mítico e enigmático de Yugioh, onde nos deparamos com uma lenda de cinco mil anos atrás sobre um jogo de cerimônias mágicas realizadas por faraós do Egito Antigo, com o propósito de prever o futuro e traçar o destino. O Jogo das Sombras, nome que recebe no Egito Antigo, caracteriza-se por um jogo de cartas que traz à vida criaturas monstruosas para duelarem entre si. Até que um dia, a fúria dos monstros torna-se incontrolável e a ameaça de destruição do mundo passa a ser iminente. No entanto, um corajoso faraó, com a ajuda de sete poderosos totens mágicos, impede que essa catástrofe aconteça, mas, para isso, sacrifica sua alma, que fica aprisionada dentro de um desses artefatos mágicos.

SALGADO, R. G. YUGIOH: UM JOGO DE CARTAS, NARRATIVAS E IDENTIDADES. Disponível em: http://www.tabuleirodigital.com.br/twiki/pub/G EC////TrabalhoAno2005/yugioh_um_jogo_de _cartas.pdf Acesso em jan, 2023. 
Por que, de acordo com o texto, Yugioh pode ser considerado um produto cultural transmídia?
Alternativas
Q2460281 Português
Leia o texto abaixo e responda à questão.

Criado por Kazuki Takahashi, em 1996, Yugioh aparece pela primeira vez na mídia como um mangá publicado na revista Shonen Jump, famosa também pela divulgação de um outro mangá que se transformou em anime de sucesso, Dragon Ball. Em setembro de 2001, Yugioh dá início à sua trajetória multimídia, partindo do mundo do mangá para a tela da TV como anime (abreviação japonesa da palavra animation) e transformando-se, mais tarde, em jogo de cartas, videogame, quebra-cabeças e uma série de brinquedos.

Na década de 90, o anime, como gênero televisivo, se consagra como um significativo produto cultural exportado pelo Japão para os Estados Unidos e grande parte do mundo ocidental, visto que, desde a década de 60, começa a marcar sua presença em território americano com Astro Boy. Transformando imagens, metamorfoseando formas e figuras e mudando narrativas com rapidez, o anime retrata a velocidade das mudanças da sociedade contemporânea e de nossas identidades cambiantes. Este é um dos aspectos que o define como a interseção perfeita entre o global e o local (Napier, 2001) porque, embora traga em suas raízes muito da cultura japonesa, ainda que como válvula de escape às rotinas rígidas que marcam o cotidiano japonês, aparece para o resto do mundo como o canal por onde escoam flexibilidade, transformação e alteridade.

Viajando no universo imaginário de identidades mutantes dos animes, desembarcamos no mundo mítico e enigmático de Yugioh, onde nos deparamos com uma lenda de cinco mil anos atrás sobre um jogo de cerimônias mágicas realizadas por faraós do Egito Antigo, com o propósito de prever o futuro e traçar o destino. O Jogo das Sombras, nome que recebe no Egito Antigo, caracteriza-se por um jogo de cartas que traz à vida criaturas monstruosas para duelarem entre si. Até que um dia, a fúria dos monstros torna-se incontrolável e a ameaça de destruição do mundo passa a ser iminente. No entanto, um corajoso faraó, com a ajuda de sete poderosos totens mágicos, impede que essa catástrofe aconteça, mas, para isso, sacrifica sua alma, que fica aprisionada dentro de um desses artefatos mágicos.

SALGADO, R. G. YUGIOH: UM JOGO DE CARTAS, NARRATIVAS E IDENTIDADES. Disponível em: http://www.tabuleirodigital.com.br/twiki/pub/G EC////TrabalhoAno2005/yugioh_um_jogo_de _cartas.pdf Acesso em jan, 2023. 
O termo "cambiantes", destacado no texto, pode ser alterado, sem mudança de sentido, por qual outra palavra? 
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: C
5: B
6: A
7: E
8: D
9: A
10: D