Questões de Concurso Público MPE-PI 2009 para Analista - Psicologia

Foram encontradas 20 questões

Q148414 Português
Considerando as idéias expressas no Texto 1, podemos reconhecer que se trata:
Alternativas
Q148415 Português
Pela compreensão global do texto, pode-se perceber que a argumentação do autor, a certa altura do texto, assume uma direção contrária. Isso fica evidente na alternativa:
Alternativas
Q148416 Português
De acordo com o texto, a justificativa maior para os problemas sociais e econômicos do Nordeste encontra-se:
Alternativas
Q148417 Português
Observe: “A cada nova catástrofe, a cada nova ‘calamidade pública’ esse procedimento se repete”. A repetição do segmento sublinhado expressa uma função textual de:
Alternativas
Q148418 Português
Os usos formais da língua ditam certas normas para a concordância entre o verbo e o sujeito. Identifique a alternativa que está de acordo com essas normas.
Alternativas
Q148419 Português
Leia o trecho seguinte: “O Nordeste, em decorrência das estiagens prolongadas a que tem sido submetido, apresenta grandes problemas econômicos e sociais.” Observe o emprego da preposição antes do pronome relativo – que se deve à regência do verbo. Na mesma perspectiva, analise os enunciados seguintes e assinale aquele que também está correto quanto às normas da regência verbal.
Alternativas
Q148420 Português
Observe a colocação pronominal no seguinte fragmento: “Não se pode negar os graves efeitos sociais e econômicos causados pela seca.” O uso do pronome também estaria correto na alternativa:
Alternativas
Q148421 Português
O texto fala em: “inegáveis vantagens”. O prefixo que aparece na palavra sublinhada tem o mesmo sentido daqueles que aparecem em:
Alternativas
Q148422 Português
O verbo, no seguinte trecho, está na voz passiva: Muitos problemas do Nordeste foram provocados pelos interesses de uma minoria corrupta. Caso o autor tivesse optado pela voz ativa, deveria escrever:
Alternativas
Q148484 Português
O Texto 1, como idéia central, defende:
Alternativas
Q148485 Português
Na verdade, o Texto 1, em seu todo, pretende trazer uma nova perspectiva para se encarar:
Alternativas
Q148486 Português
Dentre os vários argumentos presentes no Texto 1, os quais sustentam o ponto de vista do autor, o principal deles é:
Alternativas
Q148487 Português
Segundo o Texto 1, existem, no mundo econômico, dois modelos de produção. São eles:
Alternativas
Q148488 Português
Como relembra o Texto 1, a cigarra, no imaginário do campo do trabalho, representa o trabalhador indesejável, porque:
Alternativas
Q148489 Português
Em um texto podem-se identificar diferentes vozes, desde a voz do autor até a voz da tradição cultural. No Texto 1, representa a voz do autor o seguinte fragmento:
Alternativas
Q148490 Português
Observe o trecho seguinte: “Separar, de um lado, o trabalho da transpiração, do esforço, da força mecânica, do suor obreiro da vida, e, de outro lado, o trabalho da inspiração, da criação, do estético, do simbólico, não fortalece a gênese de criação do ser humano.” Para que se entenda, coerentemente, esse trecho, é fundamental que se reconheça uma articulação semântico-textual de:
Alternativas
Q148491 Português
Reveja o trecho: “criar a figura da cigarra caracterizada pelo lúdico, como algo totalmente distinto e separado da formiga (...) é incorrer no erro de que o trabalho segue apenas o princípio da ‘tortura’”. Caracterizar a cigarra como “figura lúdica” significa caracterizá-la como:
Alternativas
Q148492 Português
Analise a correlação sintático-semântica entre os vários segmentos lingüísticos do fragmento seguinte: “O ser humano é complexo e traz em si mesmo, de modo bipolarizado, caracteres antagonistas”. Também está correta a correlação estabelecida em:
Alternativas
Q148493 Português
Releia o trecho: “Relembrando a fábula, o personagem da cigarra ocupa, no imaginário do campo do trabalho, o papel do trabalhador indesejável, pois o esforço e a dedicação para aperfeiçoar o seu canto e entrar em comunhão com a natureza, cumprindo seu papel, não são contados”.

O fragmento sublinhado exerce, nesse trecho, a função textual de:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: C
4: D
5: C
6: B
7: D
8: E
9: C
10: E
11: D
12: B
13: E
14: C
15: C
16: E
17: C
18: E
19: E
20: A