Questões de Concurso Público PC-PI 2012 para Perito Criminal - Física

Foram encontradas 26 questões

Q880573 Física
As grandezas físicas fundamentais que definem as unidades de base do Sistema Internacional de Unidades (SI) são: comprimento, massa, tempo, corrente elétrica, temperatura, quantidade de matéria e intensidade luminosa. As unidades dessas grandezas no SI são dadas, respectivamente, por:
Alternativas
Q880574 Física
Com relação às incertezas associadas a um processo de medida, os erros mais comuns são:
Alternativas
Q880575 Física
Um morteiro, um artefato lançador de granadas, está afastado uma distância horizontal X de uma linha vertical posicionada sobre uma encosta (ver figura abaixo). O ângulo θ de lançamento do morteiro vale 30. Uma granada é lançada com velocidade inicial cujo módulo vale v = 100 m/s. O ponto P de impacto da granada na encosta está a uma altura h = 120m em relação ao ponto de lançamento. Considere: sen(30) = 0,50; cos(30) = 0,87 e uma aceleração da gravidade g = 10m/s². Desprezando o atrito, o alcance horizontal X para que a granada atinja o ponto P da encosta,depois de ultrapassar o ponto mais alto da sua trajetória, será igual a:

Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q880576 Física
Uma partícula esférica de raio r e massa m rola com atrito sem deslizar em uma rampa de lançamento (ver figura abaixo). A partícula é solta do ponto P, que está a uma altura H em relação à base da rampa. A menor altura de lançamento para que a partícula efetue a trajetória circular de raio R e não perca contato com a calha será:

Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q880577 Física
Um projétil com massa igual a 0,005kg deslocando-se com velocidade horizontal de 600m/s atinge uma parede vertical. O projétil para 20cm dentro da parede sólida. Os valores da mudança em sua energia mecânica e a magnitude da força média dissipativa exercida pela parede para parar o projétil são, respectivamente:
Alternativas
Q880578 Física
Um atirador próximo dispara com uma espingarda de ar comprimido um pequeno chumbinho de borracha com massa igual a 0,002kg. O projétil desloca-se com velocidade aproximadamente horizontal igual a 50m/s e atinge uma pequena partícula esférica de massa 0,03kg, inicialmente parada. A partícula esférica está posicionada na extremidade de uma corda de comprimento igual a L = 2.0m, conforme pode ser visto na figura abaixo. Assumindo que a colisão entre o projétil e a partícula seja perfeitamente elástica, determine qual deve ser a altura aproximada h adquirida pela partícula após a colisão.
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q880579 Física
Uma estrela de nêutron representa o estágio final de evolução de algumas estrelas maiores, que depois de consumirem seu combustível termonuclear (hidrogênio) explodem em uma supernova e se transformam em corpos extremamente densos e compactos, formados essencialmente por aglomerados de nêutrons. Uma estrela de nêutron típica pode ter uma massa igual à massa do nosso sol (M = 1,99 · 1030 kg) e um raio de aproximadamente 10km. Considerando que a constante gravitacional vale G = 6,67 · 10-11 N·m2 /kg2 , calcule a aceleração gravitacional na superfície dessa estrela de nêutron.
Alternativas
Q880580 Física
Uma esfera de massa 0,1kg foi pendurada na extremidade livre de um dinamômetro ideal, conforme figura abaixo. Quando a esfera é mergulhada totalmente em água, a leitura no dinamômetro indica um peso aparente de 0,2N. Quando a esfera está totalmente imersa em um líquido B, com densidade desconhecida, a leitura no dinamômetro indica um peso aparente de 0,4N. Assumindo que a densidade da água vale 1000kg/m3 e que a aceleração da gravidade vale g = 10m/s2 , a densidade do líquido B será igual a:
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q880581 Física
A figura abaixo mostra uma variação do tubo de Pitot, instrumento usado para medir a velocidade de escoamento V de um fluido com densidade ρ. Quando existe um fluxo relativo de ar (ρ ≈ 1,23kg/m3 ) escoando na entrada superior do tubo, ocorre um desnível h numa coluna de fluido manométrico de densidade ρr , colocado no tubo como referência. Assumindo que o fluido manométrico seja mercúrio (ρr = 13600kg/m3 ) e que o desnível foi igual a h = 4,5cm, a velocidade medida pelo tubo será aproximadamente:
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q880582 Física
Dois vasos cilíndricos idênticos, cada um com área da base A, têm suas bases no mesmo nível horizontal (ver figura abaixo). Os vasos contêm em seu interior um líquido com densidade ρ . Em um vaso, a altura do líquido é h1 e no outro, h2 > h1. Seja g o módulo da aceleração da gravidade no local. Quando os dois vasos são conectados por um tubo em suas bases laterais, o trabalho feito pelo campo gravitacional para equalizar os níveis do líquido nos dois vasos será:
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q880583 Física
Um oscilador harmônico é formado por um bloco de massa 0,1kg e uma mola com constante elástica 10N/m. O oscilador inicia seu movimento no instante t=0, partindo da posição de equilíbrio x=0 com velocidade v=0,5m/s no sentido positivo do eixo horizontal onde ocorre o movimento. O bloco desloca-se entre as posições +5cm e –5cm em relação a sua posição de equilíbrio. A função que fornece a posição instantânea do bloco é dada por:
Alternativas
Q880584 Física
Um bloco de massa 4,00kg, ao ser suspenso na extremidade livre de uma mola, estende-a na vertical y = 10cm em relação à sua posição não esticada. O bloco é removido e um corpo com massa 1,00kg é pendurado na mola. Se a mola for esticada e depois liberada, sua frequência angular de oscilação será aproximadamente:
Alternativas
Q880585 Física
Uma corda de massa específica 10-2 kg/m está presa em uma de suas extremidades a um motor que vibra com frequência 300Hz. A outra extremidade da corda está presa a um peso de 81N, suspenso na vertical por uma polia, para manter a corda esticada. O comprimento de onda λ da onda que surge na corda será igual a:
Alternativas
Q880586 Física
O som da buzina de um carro movendo-se com velocidade constante é recebido por um observador parado que está de posse de um analisador espectral para medir a frequência do sinal detectado. Quando o carro aproxima-se do observador, a frequência detectada vale 453Hz. Quando o automóvel se afasta, a frequência diminui para 427Hz. Sabendo que a velocidade do som no ar vale 340m/s, a velocidade aproximada de deslocamento do carro é:
Alternativas
Q880587 Física
Dois calorímetros idênticos A e B contêm massas diferentes de uma mesma substância líquida em seus interiores, respectivamente: m/2 e m/4. A temperatura da substância líquida no interior de cada calorímetro vale, respectivamente: T0/2 e T0/4, onde T0 = 200 C é a temperatura ambiente externa aos calorímetros. O conteúdo dos dois calorímetros é misturado entre si, supondo que não haja perda de calor considerável neste processo. A mistura atinge então uma temperatura final de equilíbrio T, dada aproximadamente por:
Alternativas
Q880588 Física
Uma tira bimetálica e formada por uma tira de apo e uma tira de bronze, soldadas entre si, conforme afigura abaixo. Na temperatura inicial T0 = 200 C cada tira tem comprimento L = 30,5cm e espessura t =0,50mm. A tira bimetálica e aquecida uniformemente ao longo do seu comprimento ate atingir uma temperatura T > T0, ocorrendo um encurvamento com raio de curvatura R = 36,7cm. Os coeficientes de expansão térmica dos materiais são conhecidos(αbronze = 19 . 10-6 K-1 e αaço = 11 . 10-6 K-1). Assumindo que ocorre apenas dilatação linear, a temperatura aproximada da tira bimetálica após o aquecimento foi:

Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q880589 Física
A molécula de Nitrogênio (N2) constitui cerca de 78%do ar atmosférico nas condições normais de temperatura e pressão, e possui massa molar M =0,028kg/mol. Considerando que R = 8,31J/(molK) e a constante dos gases ideais, a velocidade quadrática media Vrms das moléculas de N2 do ar na temperatura ambiente To = 20° C 300 K e dada aproximadamente por:
Alternativas
Q880590 Física

Uma maquina térmica executa um ciclo termodinâmico, operando entre um reservatário quente a uma temperatura TH = 100oC e um reservatário frio a uma temperatura TC = 20oC A maquina térmica retira num ciclo QH = 8000 Joules de calor do reservatário quente, realiza um trabalho W e libera uma quantidade de calor Qc para o reservatório frio, conforme a figura abaixo. Supondo que a maquina térmica tenha um rendimento igual a uma maquina de Carnot, o trabalho realizado pela maquina num ciclo sera igual a:


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q880591 Física
Uma pequena esfera não condutora carregada com carga q = + 10-8 C e massa m = 10-6 kg esta suspensa por um fio isolante que faz um ângulo ⊖ = 45º com a vertical onde existe uma placa não condutora uniformemente carregada (plano carregado com cargas positivas) com densidade superficial de carga o, conforme indica a figura abaixo. Considere que a aceleração da gravidade no local vale ε0 = 10m/s2 e que £0 = 8,8510-12 C2.N.m2 e a permissividade elétrica do vácuo. O valor aproximado da densidade superficial de carga o do plano de cargas para manter a esfera em equilíbrio sera:


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q880592 Física

O circuito da figura abaixo e formado por uma bateria ideal de tensão contínua com força eletromotriz ε=12V e cinco resistores cerâmicos semelhantes: Ri = R2 = R3 = R4 = R5 = 100 Ω. Um amperímetro ideal e colocado na salda da fonte de tensão para medir a corrente elétrica fornecida ao circuito. A leitura do amperímetro indicou um valor de corrente elétrica igual a:


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: E
5: E
6: B
7: D
8: A
9: C
10: B
11: E
12: C
13: A
14: C
15: A
16: B
17: C
18: C
19: A
20: D