Questões de Concurso Público PC-PI 2018 para Perito Criminal – Farmácia
Foram encontradas 29 questões
A técnica de western blotting (Towbin et al. 1979; Burnette 1981; Towbin and Gordon 1984) também pode ser denominada protei n immunoblot e consiste na detecção de proteínas específicas em amostras de lisados celulares ou amostras de tecidos. Com base nessa técnica, julgue as afirmativas e marque a alternativa CORRETA.
I- Os passos para a elaboração dessa técnica podem ser resumidos em cinco etapas: (1) extração e quantificação das proteínas; (2) fracionamento das proteínas da amostra em um gel de poliacrilamida; (3) transferências dessas proteínas para uma membrana; (4) incubação da membrana com um anticorpo para detectar a proteína específica a ser analisada; e (5) revelação dessa membrana para análise dos dados.
II- Diversos métodos espectroscópicos são utilizados para quantificar proteínas em uma solução. O ensaio de Bradford é o mais utilizado e apresenta diversas vantagens em relação aos demais, como a rapidez, a não exigência de aquecimento e a alta sensibilidade para baixas concentrações de proteínas. O método de Bradford se baseia na mudança de cor do corante Coomassie Blue G-250, em solução ácida (cor azulada) para cor avermelhada na presença de proteínas. As interações hidrofóbicas e iônicas estabilizam o complexo proteína-corante.
III- Para separar as proteínas de uma amostra homogênea, a técnica mais utilizada é a eletroforese em gel de SDS-poliacrilamida (SDS-PAGE). Inicialmente prepara-se o gel de SDS-poliacrilamida, que será uma matriz inerte através da qual as proteínas poderão migrar. O gel é preparado pela polimerização de monômeros de acrilamida e o tamanho dos poros do gel pode ser ajustado variando a concentração da acrilamida adicionada para retardar a migração da sua proteína de interesse. As proteínas podem possuir cargas positivas ou negativas, dependendo das cargas dos aminoácidos que as compõem.
IV- Para visualizar uma proteína de interesse, é utilizado um anticorpo específico que vai reagir com um epítopo da proteína, formando um complexo anticorpoantígeno. Esse anticorpo é denominado anticorpo primário, que pode ser policlonal (reconhece mais de um epítopo) ou monoclonal (reconhece apenas um epítopo da proteína de interesse) e é geralmente obtido apenas em camundongo ou em coelho.
Com base na interação fármaco-receptor sabemos que a ocupação de um receptor por uma molécula de um fármaco pode ou não resultar na ativação desse receptor. Com base nessas interações, julgue as afirmativas e marque a alternativa CORRETA.
I- O Antagonismo competitivo reversível é aquele, no qual, na presença do antagonista, a curva do log da concentração x efeito do agonista é deslocada para esquerda, sem alteração na inclinação ou no efeito máximo, sendo a extensão do deslocamento uma medida da razão de dose.
II- O Antagonista competitivo de não equilíbrio, ocorre quando o antagonista se dissocia dos receptores, tendo como resultado a não alteração da ocupação do antagonista quando o agonista é aplicado.
III- O aumento da concentração do agonista supera o efeito do antagonista reversível, de modo que a resposta não se altera enquanto o efeito de um antagonista não competitivo é insuperável, e a ocupação total pelo agonista não pode ser atingida.
IV- O antagonismo competitivo irreversível ocorre com fármacos que possuem grupos reativos que formam ligações covalentes com o receptor.
V- Além do sítio de ligação ao agonista, no
qual os antagonistas competitivos se
ligam, as proteínas receptores possuem
muitos outros sítios de ligação através dos
quais fármacos podem influenciar a função
do receptor de várias maneiras,
aumentando ou diminuindo a afinidade dos
agonistas pelo sítio de ligação do agonista
ou modificando a eficácia.
O estudo da regulação do Ca2+ deu um passo muito grande no início da década de 1970 com o desenvolvimento das técnicas de fluorescência baseadas na fotoproteína sensível ao Ca2+ , a equorina, e de corantes como o Fura-2, que permitiram, pela primeira vez, que o [Ca2+]i livre fosse monitorado em células vivas, com um alto nível de resolução temporal e espacial. Sobre os canais de cálcio, julgue as afirmativas e marque a alternativa CORRETA.
I- Os canais de cálcio operados por armazenamento são canais de muito baixa condutância, localizados na membrana plasmática que se abrem para permitir a entrada de cálcio, quando as reservas no retículo endoplasmático estão reduzidas, porém não são sensíveis ao [Ca2+]i citosólico.
II- Os canais de cálcio operados por voltagem são altamente seletivos para o Ca2+ , não conduzindo Na+ ou K+ , os canais de Ca2+ estão sempre presentes em células excitáveis e segundo as pesquisas existem cerca de 5 tipos: L, T, N, P/Q e R.
III- O receptor de trifosfato de inositol (IP3R) é ativado pelo IP3. O IP3R é um canal iônico regulado por ligante. Esse é o principal mecanismo pelo qual a ativação dos receptores acoplados à proteína G leva a um aumento do [Ca2+]i.
IV- O receptor de rianodina localizado no retículo endoplasmático medeia a liberação de Ca2+ , evocada por Ca2+ no músculo, a cafeína em altas concentrações ativa esse receptor.
Julgue as afirmativas a seguir como verdadeira (V) ou falsa (F) e marque a alternativa CORRETA.
I- O etomidato é similar ao tiopental, porém metabolizado mais rapidamente e possui menor risco de causar depressão cardiovascular.
II- A cetamina é um poderoso analgésico, análago da fenciclidina e possui ação diferente dos outros anestésicos intravenosos, provavelmente, devido ao seu efeito sobre os receptores de glutamato tipo NMDA.
III- O propofol é um potente anestésico intravenoso com ação e distribuição lenta, possuindo risco de causar bradicardia.
IV- O tiopental é um barbitúrico com alta lipossolubilidade, possui uma ação imediata devido à rápida transferência, através da barreira hematoencefálica, possuindo curta duração, em razão da redistribuição, principalmente para o sistema muscular.
A espectrometria de absorção atômica é utilizada para a determinação de diversos elementos da tabela periódica e consiste, basicamente, de quatro técnicas: absorção atômica com chama, geração de hidretos, geração de vapor frio e forno de grafite. Para a determinação da concentração do analito por absorção atômica, a radiação de uma fonte de comprimento de onda específico, de acordo com o elemento analisado, incide sob o vapor atômico contendo átomos livres desse elemento no estado fundamental. A atenuação da radiação é proporcional à concentração do analito, segundo a lei de Lambert-Beer. Com base nisso, analise as afirmativas a seguir como verdadeira (V) ou falsa (F) e marque a alternativa CORRETA.
I- Espectrometria de absorção atômica com chama consiste numa câmara de pré-mistura na qual o combustível e o oxidante são misturados, e do queimador que recebe a mistura combustível-oxidante. A solução é introduzida através de um nebulizador pneumático, no qual é gerado um fino aerossol que é conduzido até a chama. A quantidade de energia que pode ser fornecida pela chama para a dissociação e atomização da amostra é proporcional à temperatura.
II- A espectrometria de absorção atômica com geração de hidretos é uma técnica utilizada para a determinação de elementos formadores de hidretos voláteis, mais comumente para As, Se, Sb, Bi, Ge, Sn, Pb e Te. O processo é constituído de três etapas principais: geração, transporte e atomização dos hidretos. O sistema pode ser construído em batelada ou em fluxo. A geração dos hidretos consiste na reação do analito, normalmente em meio ácido, com um redutor (NaBH4). O transporte dos hidretos do frasco de reação até a cela de quartzo é feito através de um gás inerte de arraste tal como argônio ou nitrogênio.
III- A espectrometria de absorção atômica com geração de vapor frio é utilizada para a determinação de mercúrio. O equipamento e os reagentes são os mesmos utilizados no sistema de geração de hidretos, porém a cela de quartzo precisa ser aquecida, pois o mercúrio é reduzido a mercúrio metálico, que é volátil a altas temperaturas.
IV- A espectrometria de absorção atômica
com forno de grafite é uma técnica
abrangente que possui elevada
sensibilidade. O forno consiste de um tubo
de grafite de 3 a 5 cm de comprimento e
de 3 a 8 mm de diâmetro revestido com
grafite pirolítico. A quantidade de amostra
injetada no forno varia de 5 µL a 50 µL e é
geralmente introduzida por um sistema
automatizado. O forno é aquecido
eletricamente através da passagem de
corrente elétrica de modo longitudinal ou
transversal. Fluxos de gases inertes como
argônio são mantidos externamente e
internamente para evitar a combustão do
forno. Além disso, o fluxo interno expulsa o
ar atmosférico do forno e também os
vapores gerados durante as etapas de
secagem e pirólise
Os métodos de marcação imunoenzimáticos utilizam reações do tipo enzima- substrato para obterem produtos finais coloridos a partir de cromogênios incolores. Sobre essas enzimas, marque a alternativa que condiz com a seguinte características das enzimas usadas nessa técnica: caracterizada como uma única cadeia de polipeptídeo com 308 resíduos, com um resíduo N-terminal bloqueado por piroglutamato. fortemente glicosilada (18 em massa) e contém um nico grupo de protoporfirina IX como grupo prostético, dois íons de cálcio, quatro pontes dissulfeto, e oito cadeias de carboidratos N-linked. Contém um grupo de base férrica (hematina) no seu centro ativo, possuindo, em solução, cor castanha.
Em imunohistoquímica, essa enzima oxida
indiretamente os cromogênios, ao reagir com o
peróxido de hidrogênio. Marque a alternativa
CORRETA que condiz com o texto acima.
I- Os Antidepressivos tricíclicos são quimicamente relacionados com os fenotiazínicos, e alguns tem ações não seletivas de bloqueio de receptores. Exemplos desses antidepressivos são a imipramina, a amitriptilina e a clomipramina.
II- A bupropiona inibe a captura de noraepinefrina e de 5-HT.
III- Os inibidores da monoamino-oxidase causam aumento rápido e sustentado do conteúdo de 5-HT, norepinefrina e dopamina, sendo a 5-HT mais afetada, e a dopamina menos.
IV- A administração de aminas simpatomiméticas com ação indireta como, por exemplo, a efedrina, causam hipertensão grave em pacientes, quando administrada junto com as IMAOs.
Sobre os estimuladores do sistema nervoso central e psicotomiméticos, julgue as afirmativas e marque a alternativa CORRETA.
I- Cocaína inibe a captura das catecolaminas e serve como anestésico local.
II- LSD são antagonistas de receptores 5- HT2A.
III- O MDMA (3,4-metilenodioximetanfetamina) libera 5-HT e inibe sua captura.
IV- Cetamina bloqueia os canais iônicos
operados pelo receptor NMDA.