Questões de Concurso Público SEDUC-PI 2018 para Professor Temporário - Biologia
Foram encontradas 20 questões
A base de toda a vida na Terra é a célula, que costumamos definir como "unidade morfológica e fisiológica dos seres vivos". Um organismo, sendo unicelular ou pluricelular, tem toda a sua existência ligada à célula, e toda célula, sem exceção, é delimitada por uma Membrana Plasmática, a qual é responsável por todo o intercâmbio de substâncias entre o meio intracelular e extracelular.
No Piauí, assim como no restante do Nordeste, temos uma iguaria muito conhecida, a "carne de sol", que tem um preparo muito simples, o mais antigo método de conservação, o salgamento. Quando se coloca o sal sobre a carne, percebe-se que ela começa a murchar devido à saída de água das células. Sobre esse fato, assinale a alternativa CORRETA.
As reações metabólicas sempre envolvem a presença de energia, em alguns processos, ela é consumida e em outros ela é armazenada. Destacamos aqui dois grandes "eventos" metabólicos, a respiração celular e a fotossíntese. A respeito da respiração celular são feitas três afirmações.
I. Em organismos eucariontes, ela ocorre uma etapa no citoplasma, a glicólise, e duas nas mitocôndrias, o ciclo de Krebs e a cadeia respiratória.
II. Seres procariontes, como as bactérias, não realizam respiração celular, pois são desprovidas de mitocôndrias, por isso são organismos mais simples.
III. A oxidação completa de uma molécula de glicose gera até 38 ATP (adenosina trifosfato), sendo que a maioria é gerada na terceira etapa, a cadeia respiratória.
Assinale a alternativa CORRETA.
Um dos mais importantes eventos na evolução da vida na Terra foi o surgimento da autotrofia, com destaque para a fotossíntese, que utiliza a muito abundante energia luminosa, para sintetizar compostos orgânicos ricos em energia química. Analise as seguintes informações, que se referem ao processo de fotossíntese.
I. A fotossíntese pode ser representada pela equação simplificada 6 CO2 + 6 H2O C6H12O6 + 6 O2 provando que o gás oxigênio liberado provém da quebra da molécula de dióxido de carbono (CO2).
II. A etapa inicial da fotossíntese é denominada luminosa ou fotoquímica, onde ocorre a formação de ATP (adenosina trifosfato) por fotofosforilação cíclica e fotofosforilação acíclica, dependentes diretamente da luz.
III. A etapa química (ciclo de Calvin-Benson ou ciclo das pentoses) depende dos produtos oriundos da fase clara ou fotoquímica, que são as moléculas de ATP e NADPH + H+ , onde também ocorre a fixação do carbono.
Assinale a alternativa CORRETA.
O estudo do desenvolvimento embrionário nos animais é um tema fundamental para diversas áreas da biologia, como o estudo da evolução com base nas semelhanças embrionárias ou os problemas decorrentes de "falhas", nas etapas do desenvolvimento do embrião, entre outras. O grupo que estudamos com mais destaque é o Filo Chordata (cordados). A imagem a seguir apresenta um corte transversal do embrião de anfioxo (Cephalochordata).
I. As câmaras 1 (átrio esquerdo) e 2 (ventrículo esquerdo) recebem sempre sangue venoso, rico em dióxido de carbono (CO2).
II. O sangue que chega à câmara 3 vem da pequena circulação ou circulação pulmonar.
III. O sangue que deixa a câmara 4 se dirige aos pulmões, para o processo de hematose, ou seja, a troca gasosa.
Assinale a alternativa CORRETA:
A diversidade da vida no planeta é, ainda, agrupada em cinco grandes reinos, sendo que já existem diversas propostas para uma reorganização, com a criação de novos reinos, para abrigar seres cujas características, em uma análise mais apurada, não se encaixam em determinado reino atual. Temos ainda um grupo que, mesmo nessa classificação de cinco reinos, não se encaixa em nenhum deles. São os Vírus. A respeito deles, analise as afirmações a seguir.
I. São seres acelulares, isto é, são desprovidos de organização celular.
II. São parasitas intracelulares obrigatórios, pois não têm metabolismo próprio.
III. A estrutura básica de um vírus consiste de uma cápsula protéica, contendo o material genético.
Assinale a alternativa CORRETA:
O reino Vegetal é composto por milhares de espécies, distribuídas em boa parte das terras emersas, principalmente nas regiões tropicais. Costumamos estudar esse reino dividindo-o em grupos, as Criptógamas (briófitas e pteridófitas) e as Fanerógamas (gimnospermas e angiospermas).
Assinale a alternativa INCORRETA.
O Reino Animal é composto por 35 filos, com cerca de 2 milhões de espécies. Sendo que nove deles são os mais expressivos: Porifera, Cnidaria, Platyhelminthes, Nematoda, Mollusca, Annelida, Arthropoda, Echinodermata e Chordata. Cada um deles apresenta um conjunto de características que os define. A seguir temos algumas afirmações sobre esses filos.
I. Os poríferos são animais de organização celular muito simples, não formando tecidos verdadeiros.
II. Cnidários são animais diblásticos, ou seja, seu corpo é organizado com base em dois folhetos embrionários, ectoderme e endoderme.
III. Entre os platelmintos se destacam algumas espécies parasitas do ser humano, como as tênias (Taenia) e o esquistossomo (Schistosoma mansoni).
São VERDADEIRAS as afirmações:
Os estudos da hereditariedade ganharam uma nova dimensão com os trabalhos de G. Mendel, quando, na segunda metade do século XIX ele conseguiu desvendar os mecanismos de transmissão de características hereditárias em ervilhas (Pisum sativum). Embora os mecanismos sejam complexos, muitas características, inclusive humanas, são transmitidas de forma bem simples. O albinismo é um problema genético que impede a síntese de melanina, deixando a pele e os cabelos do individuo afetado totalmente despigmentados, tirando-lhes a proteção que a melanina confere. Existem dois genes envolvidos nessa característica, A que permite a síntese normal de melanina e seu alelo recessivo a, que não permite a síntese de melanina.
Um casal com pigmentação normal da pele tem uma criança albina. No caso de uma nova gravidez, a probabilidade de nascer outra criança albina é:
Uma característica humana, cujo mecanismo de transmissão é bem conhecido, é o sistema sanguíneo ABO. É um caso de polialelia com três genes envolvidos, IA , IB e i. Os dois primeiros têm ação codominante e o gene i é totalmente recessivo. Veja o heredograma a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
O casal 5 x 6 NÃO pode ter filhos com os tipos
sanguíneos:
Em 1859 foi publicado o livro "A Origem das Espécies", de Charles Darwin, que se tornou um divisor de água na história do estudo da vida na Terra. Darwin conseguiu explicar o mecanismo pelo qual as espécies evoluíram e se diversificaram no planeta. Veja as seguintes afirmações que tratam das teorias a respeito da evolução.
I. "Os seres vivos nascem com uma diversidade de características, que podem favorecer ou não sua sobrevivência em determinado ambiente".
II. "As novas características, adquiridas ao longo da vida, são transmitidas aos descendentes destes indivíduos".
III. "Ao longo da vida, os seres vivos enfrentam uma luta pela sobrevivência, apenas sobrevivem e se reproduzem aqueles que possuem as melhores adaptações".
A(s) afirmação(ões) que faz(em) parte da teoria da seleção natural, de C. Darwin, são(é):