Questões de Concurso Público SEDUC-PI 2018 para Professor Temporário - História

Foram encontradas 12 questões

Q1008319 História
Expedições militares, de inspiração cristã, com intuito de conquistar a Terra Santa. Resultaram na expulsão dos muçulmanos da Europa e na expansão da influência europeia, mas não conquistaram a Terra Santa. O conjunto dessas expedições ficou conhecido historicamente como:
Alternativas
Q1008320 História

Indicar a alternativa CORRETA.


I - A Reforma é consequência das teorias iluministas que se basearam nas ideias de Hegel de que a fé é um elemento individual.

II - O movimento reformista, além de propiciar mudanças institucionais, também está relacionado com a crise moral e religiosa pela qual passava a Europa.

III - A crítica aos abusos cometidos pela Igreja Católica foi um ponto central para a ocorrência do movimento reformista. Contudo, elementos relativos à politica devem ser considerados.

IV - O movimento reformista promoveu um abalo na estrutura do poder religioso do mundo europeu ocidental.

Alternativas
Q1008321 História
Assinalar a Igreja nascida na Alemanha no século XVI, a partir das criticas de um monge católico agostiniano que desejava reformar doutrinas e práticas da Igreja Católica Apostólica Romana.
Alternativas
Q1008322 História

Sobre a Contra-Reforma é CORRETO afirmar:


I - O movimento não teve o apoio do papa e dos bispos católicos, pois acreditavam que não havia nada o que fazer para evitar o avanço do protestantismo na Europa.

II - Conseguiu eliminar todas as religiões protestantes já no século XVI.

III- Provocou guerras religiosas na Europa, suscitando um clima de perseguições e conflito religioso.

IV- O movimento promoveu o retorno do Tribunal do Santo Oficio, determinou a catequização de indígenas nas terras descobertas e criou o Índice de Livros Proibidos.

Alternativas
Q1008323 História
Em 2017 foi celebrado o primeiro centenário de uma Revolução que, pela influência que exerceu na história politica e nas relações internacionais, marcou o século XX. As três questões seguintes referem-se a esse acontecimento.
Indique a Revolução cujo centenário ocorreu em 2017.

Alternativas
Q1008324 História

Apontar a alternativa com proposições corretas, relacionadas ao contexto histórico do país onde eclodiu a Revolução.


I - Apesar do crescimento industrial e urbano, ocorrido no final do século XIX e início do século XX, a maioria da população vivia em condições miseráveis no campo.

II - No inicio do século XX o governo era uma monarquia absolutista, czarismo, tipo de governo caracterizado pela divisão igualitária do poder entre o monarca e os representantes eleitos pelo povo.

III - O país apresentava uma burguesia forte e organizada, com um projeto revolucionário amadurecido, que defendia, entre outros aspectos, a criação de uma República no lugar do governo czarista.

IV - Nas duas primeiras décadas do século XX, ocorreram inúmeras revoltas populares, entre as quais a que ficou conhecida como Domingo Sangrento, que ocorreu em janeiro de 1905, quando centenas de pessoas foram mortas, durante uma manifestação popular.

Alternativas
Q1008325 História
Indicar o líder bolchevique, personalidade central da Revolução de 1917, lançou "As Teses de Abril", documento que tinha como base reivindicatória: paz, terra e pão. Esse documento integra um conjunto de escritos revolucionários que contribuiu para a derrubada do regime czarista.
Alternativas
Q1008326 História

Assinalar a alternativa com proposições corretas,relacionadas ao contexto histórico da Expansão Marítima.


I - Mercantilismo era a política econômica que orientava os governos europeus envolvidos na expansão marítima.

II - O desenvolvimento de novos equipamentos, a exemplo da bússola, não terá influência para o processo de expansão marítima.

III - Sobre a expansão marítima é correto afirma que visava também à expansão do catolicismo.

IV - A expansão marítima tinha como principal objetivo retirar as populações mulçumanas da península ibérica, após a Guerra de Reconquista.

Alternativas
Q1008327 História
O processo de interiorização da colonização portuguesa sofreu muita resistência dos povos indígenas. Mandu Ladino, líder indígena, combateu a escravização de índios na região do:
Alternativas
Q1008328 História
Apontar o movimento contestatório setecentista que eclodiu em uma capitania da atual região Nordeste, possivelmente inspirado no exemplo da independência das Treze Colônias Inglesas e ideias iluministas e republicanas da França.
Alternativas
Q1008329 História

Analise e indique as proposições corretas relativas ao trafico negreiro, Idade Moderna.


I - A escravidão indígena adotada no início da colonização do Brasil foi progressivamente abandonada e substituída pela africana, entre outros motivos, devido aos grandes lucros proporcionados pelo tráfico negreiro.

II - Como uma das formas de acesso aos escravos na África, os europeus incentivavam a guerra entre os povos africanos, os prisioneiros eram quase sempre vendidos como escravos.

III - Entre os escravos enviados para a América, muitos dominavam a leitura e a escrita, além de pertencerem a sistemas religiosos diversos.

IV - As feitorias criadas a partir do século XV, no litoral da África, podemos dizer que eram postos fortificados que serviam de apoio para as negociações, concentrando os escravos vindos do interior do continente.

Alternativas
Q1008330 História
Quem são estes desgraçados?... São os guerreiros ousados... Ontem simples, fortes, bravos. Hoje míseros escravos, Sem luz, sem ar, sem razão... Hoje... o porão negro, fundo, Infecto, apertado, imundo, Tendo a peste por jaguar... E o sono sempre cortado Pelo arranco de um finado, E o baque de um corpo ao mar...

Trechos do poema "Navio Negreiro", Castro Alves, publicado como forma de denunciar a continuidade do tráfico de escravos, uma década depois da promulgação da lei que proibiu o horrendo comércio. Assinalar a alternativa com a lei e data da promulgação. 
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: C
4: E
5: E
6: D
7: C
8: C
9: B
10: E
11: X
12: A