Questões de Concurso Público FMS 2019 para Médico ESF - PMAQ-AB

Foram encontradas 25 questões

Q1028214 Medicina
“Mais transparência na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), mais segurança jurídica nas relações interfederativas e maior controle social. Essas são as principais vertentes do decreto que regulamenta a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, conhecida como Lei Orgânica da Saúde”. Com base no decreto Nº 7.508, de 28 de junho de 2011, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1028215 Medicina
O Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde é um acordo de colaboração entre os entes federativos, para a organização da rede interfederativa de atenção à saúde no âmbito do SUS. Em relação a este acordo, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q1028216 Medicina

A Política Nacional de Atenção Básica tem na Saúde da Família sua estratégia prioritária para expansão e consolidação da Atenção Básica à Saúde. Contudo, reconhece outras estratégias de organização da Atenção Básica nos territórios, que devem seguir os princípios e diretrizes da Atenção Básica e do SUS. Analise as diretrizes da Atenção Básica e suas características.


Diretrizes

I. Cuidado Centrado na Pessoa.

II. Resolutividade.

III. Longitudinalidade do cuidado.

IV. Coordenar o cuidado.

V. Ordenar as redes.


Características

a) o cuidado é construído com as pessoas, de acordo com suas necessidades e potencialidades na busca de uma vida independente e plena.

b) reconhecer as necessidades de saúde da população sob sua responsabilidade, organizando as necessidades desta população em relação aos outros pontos de atenção à saúde.

c) pressupõe a continuidade da relação de cuidado, com construção de vínculo e responsabilização entre profissionais e usuários, ao longo do tempo e de modo permanente e consistente.

d) deve ser capaz de resolver a grande maioria dos problemas de saúde da população, coordenando o cuidado do usuário em outros pontos da Rede de Atenção à Saúde, quando necessário.

e) atua como o centro de comunicação entre os diversos pontos de atenção, responsabilizando-se pelo cuidado dos usuários, em qualquer destes pontos, através de uma relação horizontal, contínua e integrada.


A alternativa que apresenta a associação CORRETA é:

Alternativas
Q1028217 Medicina
É fundamental a integração do trabalho entre Atenção Básica e Vigilância em Saúde, que é um processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, análise e disseminação de dados sobre eventos relacionados à saúde, visando ao planejamento e à implementação de medidas de saúde pública para a proteção da saúde da população, a prevenção e controle de riscos, agravos e doenças, bem como para a promoção da saúde. São ações de Vigilância em Saúde inseridas nas atribuições de todos os profissionais da Atenção Básica, EXCETO:
Alternativas
Q1028219 Medicina

Leia o texto abaixo: 


Prevalência e fatores associados ao bruxismo do sono em adolescentes de Teresina, Piauí*


Resumo:Bruxismo do sono (BS) é uma atividade muscular repetitiva cuja epidemiologia em adolescentes tem sido pouco estudada. Este estudo observacional transversal objetivou determinar a prevalência e os fatores associados ao BS em adolescentes. A amostra foi constituída de 594 escolares na faixa etária de 11 a 14 anos de Teresina, Piauí, Brasil. A prevalência de BS foi de 22,2%. Na análise multivariada foi observada maior prevalência de BS em adolescentes do sexo masculino (razão de prevalência - RP = 1,41; intervalo de confiança de 95% - IC95% 1,04 - 1,89), com relato de ronco (RP = 1,39; IC95% 1,02 - 1,89) e dificuldades para dormir (RP = 1,92; IC95% 1,38 - 2,66). BS é uma condição frequente em adolescentes, e os fatores associados à sua prevalência foram: sexo masculino, ronco e dificuldades para dormir.

*Adaptado de:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2018000100401&lng=pt&nrm=iso


Considerando o estudo descrito e o uso da Epidemiologia para a compreensão de problemas relacionados à saúde, é CORRETO afirmar: 

Alternativas
Q1028220 Medicina
A medida de frequência do evento de interesse em um estudo transversal é a prevalência, cuja definição é a relação entre:
Alternativas
Q1028222 Medicina

Os sistemas de informação em saúde (SIS) são instrumentos padronizados de monitoramento e coleta de dados, que tem como objetivo o fornecimento de informações para análise e melhor compreensão de importantes problemas de saúde da população, subsidiando a tomada de decisões nos níveis municipal, estadual e federal.


O _______ tem por objetivo coletar, processar, transmitir e disseminar dados epidemiológicos, gerados por profissionais de saúde na rotina dos serviços. Os agravos da lista de doenças de notificação compulsória são registrados em fichas de investigação, as quais são enviadas para a vigilância epidemiológica municipal, responsável pela digitação, adoção das medidas de controle e encerramento das investigações, a partir da evolução do caso.


Assinale a alternativa que contem o SIS que completa CORRETAMENTE o trecho acima:

Alternativas
Ano: 2019 Banca: NUCEPE Órgão: FMS Prova: NUCEPE - 2019 - FMS - Médico ESF - PMAQ-AB |
Q1050566 Medicina
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define segurança do paciente como a ausência de danos preveníveis ao paciente, durante o processo de assistência à saúde, visto que é sabido que o paciente, ao procurar um serviço de assistência a saúde, espera estar seguro, nas mãos dos profissionais e ter sua integridade e sua vida preservadas. Sobre Atenção Básica e Segurança do Paciente, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: NUCEPE Órgão: FMS Prova: NUCEPE - 2019 - FMS - Médico ESF - PMAQ-AB |
Q1050567 Medicina
Acompanhar o crescimento e o desenvolvimento infantil se refere ao monitoramento de saúde do indivíduo do seu nascimento até os 5 anos de idade e é considerado prioridade na assistência à saúde da criança. Esse processo enfatiza a vigilância de fatores que podem interferir na saúde da criança. Assim, o acompanhamento das crianças pela Atenção Primária se configura:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: NUCEPE Órgão: FMS Prova: NUCEPE - 2019 - FMS - Médico ESF - PMAQ-AB |
Q1050568 Medicina
Sobre o atendimento da criança na UBS, associe (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO.
( ) É importante verificar peso, estatura, relação peso/estatura, perímetro cefálico e percentil. Acompanhar a criança na curva de peso, na estatura e no índice de massa corpórea e anotar os dados nos gráficos e na caderneta da criança. ( ) Analisar o padrão alimentar da criança e da sua família, estimulando o aleitamento materno exclusivo até 12 meses. ( ) É preciso verificar vacinação e estimular a família a seguir rigorosamente o calendário vacinal. ( ) Cabe investigar e orientar sobre higiene geral e bucal, atividades de lazer, atividades físicas na escola e até sobre desempenho escolar.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: NUCEPE Órgão: FMS Prova: NUCEPE - 2019 - FMS - Médico ESF - PMAQ-AB |
Q1050569 Medicina
É na UBS que a família deve receber orientação e suplementação de Vitamina D e Sulfato Ferroso. Sobre essa suplementação, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: NUCEPE Órgão: FMS Prova: NUCEPE - 2019 - FMS - Médico ESF - PMAQ-AB |
Q1050570 Medicina
O estudo dos ciclos de vida é fundamental no acompanhamento integral da saúde. O crescimento é sempre monitorado como forma de aferição da saúde, logo fundamental que seja realizado, adequadamente, pela Atenção Primária em Saúde. Sobre crescimento, analise as assertivas:
I - A Caderneta de Saúde da Criança, desde 2005, é o instrumento básico para monitorar e evidenciar de maneira precoce os possíveis atrasos do crescimento e desenvolvimento, como uma das ações básicas de saúde, para a redução da morbidade e da mortalidade infantil. II - A velocidade de crescimento pós-natal é particularmente lenta até os primeiros 2 anos de vida, com aumento pronunciado a partir dos 5 anos. III - Nos primeiros dias de vida, o bebê perde cerca de 10% do seu peso, que é recuperado até por volta do 15° dia.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: NUCEPE Órgão: FMS Prova: NUCEPE - 2019 - FMS - Médico ESF - PMAQ-AB |
Q1050571 Medicina
Dados do IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) têm demonstrado que as mulheres procuram mais frequentemente os serviços de Saúde. Também é sabido que a gestação é um dos primeiros motivos de consulta na atenção básica. Trata-se de um período de grandes transformações, constituindo-se, assim, em um momento de vulnerabilidade, física e emocional, sendo, pois, ideal para o desenvolvimento de ações preventivas e de promoção da saúde. Sobre a atenção a Saúde da Mulher, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: NUCEPE Órgão: FMS Prova: NUCEPE - 2019 - FMS - Médico ESF - PMAQ-AB |
Q1050572 Medicina
Climatério é o período de vida da mulher que ocorre entre a vida reprodutiva e a senilidade. Começa, geralmente, a partir dos 40 anos de idade, com o declínio da função ovariana, e se estende até os 65 anos. Sobre o climatério, analise as assertivas:
I - Esse período tem como marco a diminuição da produção de estrogênios pelos ovários, que acarreta inúmeras mudanças nos aspectos físicos e emocionais da mulher. II - Na verdade, o climatério é definido como a última menstruação que a mulher apresenta e pode, portanto, ser confirmada somente após 1 ano de ausência de ciclos menstruais. III - No climatério podem ocorrer alterações associadas a mudanças da acidez e da flora vaginal, predispondo a ocorrência das infecções vaginais e urinárias. São possíveis, também, sintomas menos característicos, como dores articulares e mialgias.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: NUCEPE Órgão: FMS Prova: NUCEPE - 2019 - FMS - Médico ESF - PMAQ-AB |
Q1050573 Medicina
O método de rastreamento do câncer de colo de útero e de suas lesões precursoras é o exame citopatológico, que pode e deve ser realizado, rotineiramente, na Atenção Primária. Sobre essa atenção a Saúde da Mulher, associe (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO.
( ) O intervalo recomendado para a coleta do exame deve ser anual, porém, se a mulher tiver dois exames com resultado normal da junção escamocolunar (JEC) representada, recomenda-se o intervalo de 3 anos. ( ) O início da coleta deve ser aos 25 anos de idade para as mulheres que já tiveram atividade sexual, pois, segundo a OMS, antes dos 25 anos, prevalecem as infecções por HPV e as lesões de baixo grau, que regridem espontaneamente, na maioria dos casos. ( ) Os exames devem seguir até os 64 anos e serem interrompidos quando, após essa idade, as mulheres tiverem pelo menos dois exames negativos consecutivos, nos últimos 5 anos. ( ) A coleta ideal requer bexiga vazia, ausência de período menstrual e abstinência sexual (pelo menos 2 dias antes do exame).
Alternativas
Ano: 2019 Banca: NUCEPE Órgão: FMS Prova: NUCEPE - 2019 - FMS - Médico ESF - PMAQ-AB |
Q1050574 Medicina
Paciente masculino, casado, pedreiro. É atendido na UBS com quadro de tosse, perda de peso, febre vespertina. A hipótese diagnóstica é tuberculose. Sobre o diagnóstico, analise as assertivas:
I - O método mais utilizado é a pesquisa de bacilo álcool-ácido resistente pela coloração de Ziehl-Nielsen em escarro, líquidos cavitários, material de aspirado ou de biópsia ou urina. II - No caso de escarro, devem ser analisadas pelo menos duas amostras de dias distintos, preferencialmente coletados após o almoço. III - Exames de imagem auxiliam no diagnóstico: radiografia de tórax, tomografia computadorizada.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: NUCEPE Órgão: FMS Prova: NUCEPE - 2019 - FMS - Médico ESF - PMAQ-AB |
Q1050575 Medicina
Sobre hanseníase, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: NUCEPE Órgão: FMS Prova: NUCEPE - 2019 - FMS - Médico ESF - PMAQ-AB |
Q1050576 Medicina
João Antero, 46 anos, estivador. Foi diagnosticado com diabete melito (DM) recentemente. Procura a UBS para uma consulta. Considerando seu diagnóstico, é importante, EXCETO:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: NUCEPE Órgão: FMS Prova: NUCEPE - 2019 - FMS - Médico ESF - PMAQ-AB |
Q1050577 Medicina
Para João Antero será importante instituir um tratamento adequado. Sobre o tratamento DM, analise as assertivas:
I - O tratamento do DM tem como objetivo não apenas controlar os níveis glicêmicos, mas prevenir suas complicações e reduzir a mortalidade cardiovascular. II - No tratamento do DM, para valores de glicemia < 200 mg/dL, considerar as modificações no estilo de vida (alimentação saudável, controle do peso e prática de atividade física) e metformina. III- O tratamento não farmacológico preconiza alimentação balanceada e restrição de atividades físicas aeróbicas.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: NUCEPE Órgão: FMS Prova: NUCEPE - 2019 - FMS - Médico ESF - PMAQ-AB |
Q1050578 Medicina
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é um importante problema de saúde pública e um dos mais relevantes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renais. Aldemar, 56 anos, marceneiro, tem HAS diagnosticada há 5 anos. Em geral, sua pressão arterial é 150X90mmHg. Faz uso irregular de medicamentos (captopril 25mg a cada 12 horas e enalapril 10mg ao dia), pois nem sempre vai às consultas na UBS. Costuma fumar e consumir bebidas alcoólicas nos fins de semana, quando suspende o medicamento para “evitar problemas”. Considerando ‘o caso Aldemar’, associe (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO.
( ) A dose de captopril está inadequada. ( ) A combinação CAPTOPRIL e ENALAPRIL visa proteger os rins de lesões acarretadas pela HAS. ( ) É importante uma correta classificação do paciente quanto ao estágio da Hipertensão ( ) É importante uma abordagem multiprofissional do paciente, sobretudo, para otimizar adesão ao tratamento e hábitos de vida.
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: E
4: E
5: B
6: C
7: A
8: C
9: B
10: E
11: C
12: C
13: E
14: C
15: B
16: C
17: A
18: C
19: B
20: X