Questões de Concurso Público FMS 2019 para Médico Otorrinolaringologista

Foram encontradas 27 questões

Q1028214 Medicina
“Mais transparência na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), mais segurança jurídica nas relações interfederativas e maior controle social. Essas são as principais vertentes do decreto que regulamenta a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, conhecida como Lei Orgânica da Saúde”. Com base no decreto Nº 7.508, de 28 de junho de 2011, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1028215 Medicina
O Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde é um acordo de colaboração entre os entes federativos, para a organização da rede interfederativa de atenção à saúde no âmbito do SUS. Em relação a este acordo, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q1028216 Medicina

A Política Nacional de Atenção Básica tem na Saúde da Família sua estratégia prioritária para expansão e consolidação da Atenção Básica à Saúde. Contudo, reconhece outras estratégias de organização da Atenção Básica nos territórios, que devem seguir os princípios e diretrizes da Atenção Básica e do SUS. Analise as diretrizes da Atenção Básica e suas características.


Diretrizes

I. Cuidado Centrado na Pessoa.

II. Resolutividade.

III. Longitudinalidade do cuidado.

IV. Coordenar o cuidado.

V. Ordenar as redes.


Características

a) o cuidado é construído com as pessoas, de acordo com suas necessidades e potencialidades na busca de uma vida independente e plena.

b) reconhecer as necessidades de saúde da população sob sua responsabilidade, organizando as necessidades desta população em relação aos outros pontos de atenção à saúde.

c) pressupõe a continuidade da relação de cuidado, com construção de vínculo e responsabilização entre profissionais e usuários, ao longo do tempo e de modo permanente e consistente.

d) deve ser capaz de resolver a grande maioria dos problemas de saúde da população, coordenando o cuidado do usuário em outros pontos da Rede de Atenção à Saúde, quando necessário.

e) atua como o centro de comunicação entre os diversos pontos de atenção, responsabilizando-se pelo cuidado dos usuários, em qualquer destes pontos, através de uma relação horizontal, contínua e integrada.


A alternativa que apresenta a associação CORRETA é:

Alternativas
Q1028217 Medicina
É fundamental a integração do trabalho entre Atenção Básica e Vigilância em Saúde, que é um processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, análise e disseminação de dados sobre eventos relacionados à saúde, visando ao planejamento e à implementação de medidas de saúde pública para a proteção da saúde da população, a prevenção e controle de riscos, agravos e doenças, bem como para a promoção da saúde. São ações de Vigilância em Saúde inseridas nas atribuições de todos os profissionais da Atenção Básica, EXCETO:
Alternativas
Q1028219 Medicina

Leia o texto abaixo: 


Prevalência e fatores associados ao bruxismo do sono em adolescentes de Teresina, Piauí*


Resumo:Bruxismo do sono (BS) é uma atividade muscular repetitiva cuja epidemiologia em adolescentes tem sido pouco estudada. Este estudo observacional transversal objetivou determinar a prevalência e os fatores associados ao BS em adolescentes. A amostra foi constituída de 594 escolares na faixa etária de 11 a 14 anos de Teresina, Piauí, Brasil. A prevalência de BS foi de 22,2%. Na análise multivariada foi observada maior prevalência de BS em adolescentes do sexo masculino (razão de prevalência - RP = 1,41; intervalo de confiança de 95% - IC95% 1,04 - 1,89), com relato de ronco (RP = 1,39; IC95% 1,02 - 1,89) e dificuldades para dormir (RP = 1,92; IC95% 1,38 - 2,66). BS é uma condição frequente em adolescentes, e os fatores associados à sua prevalência foram: sexo masculino, ronco e dificuldades para dormir.

*Adaptado de:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2018000100401&lng=pt&nrm=iso


Considerando o estudo descrito e o uso da Epidemiologia para a compreensão de problemas relacionados à saúde, é CORRETO afirmar: 

Alternativas
Q1028220 Medicina
A medida de frequência do evento de interesse em um estudo transversal é a prevalência, cuja definição é a relação entre:
Alternativas
Q1028222 Medicina

Os sistemas de informação em saúde (SIS) são instrumentos padronizados de monitoramento e coleta de dados, que tem como objetivo o fornecimento de informações para análise e melhor compreensão de importantes problemas de saúde da população, subsidiando a tomada de decisões nos níveis municipal, estadual e federal.


O _______ tem por objetivo coletar, processar, transmitir e disseminar dados epidemiológicos, gerados por profissionais de saúde na rotina dos serviços. Os agravos da lista de doenças de notificação compulsória são registrados em fichas de investigação, as quais são enviadas para a vigilância epidemiológica municipal, responsável pela digitação, adoção das medidas de controle e encerramento das investigações, a partir da evolução do caso.


Assinale a alternativa que contem o SIS que completa CORRETAMENTE o trecho acima:

Alternativas
Q1050349 Medicina
Mãe comparece com seu filho de 10 anos à consulta médica, informando que ele está com febre alta há 2 dias, dor de garganta e vermelhidão no tronco e face. Ao exame clínico, observa-se exantema do tronco e face, com exarcebação nas dobras axilares e inguinais, associado à palidez perioral. Assinale a alternativa que apresenta o mais provável agente etiológico:
Alternativas
Q1050350 Medicina
Os forames na base de crânio: forame redondo, forame lacero, forame oval, canal pterigoide e fissura orbital superior, contêm, respectivamente:
Alternativas
Q1050351 Medicina
Técnicas utilizadas para projeção de ponta nasal na rinoplastia, EXCETO:
Alternativas
Q1050352 Medicina
Na harmonia estética e funcional do nariz, NÃO podemos afirmar que:
Alternativas
Q1050353 Medicina
Com relação à imunoterapia (IT) no tratamento de rinite alérgica, é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Q1050354 Medicina
Na audiometria do tronco cerebral (BERA), a onda III é composta por atividade neural da(s) seguinte(s) região(ões):
Alternativas
Q1050355 Medicina
Qual a complicação mais comum de otite média crônica colesteatomatosa:
Alternativas
Q1050356 Medicina
Paciente, com queixa de perda de audição, apresenta na acumetria teste de Rinnenegativo na orelha direita, negativo na orelha esquerda e Weber lateralizando para lado direito. Podemos afirmar que o paciente apresenta:
Alternativas
Q1050357 Medicina
Em um lactente com história aguda de dificuldade respiratória alta, com estridor inspiratório e tosse de “cachorro”, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1050358 Medicina
Doença de Paget pode mimetizar radiologicamente as alterações da otosclerose, entretanto, podemos observar algumas diferenças. Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1050359 Medicina
Sinal de Schwartze está presente no(a):
Alternativas
Q1050360 Medicina
A otite externa necrotizante afeta mais frequentemente diabéticos, com extensão da infecção óssea na base do crânio através das fissuras de Santorini pela P. aeruginosa. Quais nervos cranianos são mais comumente envolvidos, em ordem decrescente?
Alternativas
Q1050361 Medicina
Manifestação otológica mais comum da Granulomatose de Wegener:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: E
4: E
5: B
6: C
7: A
8: C
9: X
10: D
11: D
12: A
13: D
14: B
15: D
16: C
17: C
18: B
19: A
20: B