Questões de Concurso Público Prefeitura de Teresina - PI 2019 para Professor Educação Básica - Geografia
Foram encontradas 40 questões
“Vidal de La Blache definiu o objeto da Geografia como a relação homem-natureza, na perspectiva de paisagem. Colocou o homem como um ser ativo, que sofre a influência do meio, porém que atua sobre este, transformando-o. Observou que as necessidades humanas são condicionadas pela natureza, e que o homem busca as soluções para satisfazê-las nos materiais e nas condições oferecidos pelo meio. Neste processo, de trocas mútuas com a natureza, o homem transforma a matéria natural, cria formas sobre a superfície terrestre: para Vidal, é aí que começa a “obra geográfica do homem”. Assim, na perspectiva vidalina, a natureza passou a ser vista como possibilidades para a ação humana; daí o nome de Possibilismo dado a esta corrente por Lucien Febvre. A teoria de Vidal concebia o homem como hóspede antigo de vários pontos da superfície terrestre, que em cada lugar se adaptou ao meio que o envolvia, criando, no relacionamento constante e cumulativo com a natureza, um acervo de técnicas, hábitos, usos e costumes, que lhe permitiram utilizar os recursos naturais disponíveis. A este conjunto de técnicas e costumes, construído e passado socialmente, Vidal denominou “gênero de vida”, o qual exprimiria uma relação entre a população e os recursos, uma situação de equilíbrio, construída historicamente pelas sociedades. A diversidade dos meios explicaria a diversidade dos gêneros de vida”.
MORAES, A.C.R. Geografia: pequena história crítica. São Paulo: Annablume, 2007, p. 81.
A compreensão geográfica de Vidal de La Blache acerca do que intitulou “gênero de vida”, está fortemente
relacionado ao conceito de
(CASTRO, I. E. Geografia e Política: território, escalas de ações e instituições. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005, p. 106-107)
Língua e solo, como valores identitários das sociedades, foram assimilados pelos aparatos institucionais que constituem o(a)