Questões de Concurso Público SESCOOP 2015 para Assistente Administrativo - Comunicação

Foram encontradas 10 questões

Q2784566 Comunicação Social

KUNSCH cita em sua obra a classificação de públicos proposta por Blau e Scott, baseada nos principais beneficiários dos quatro tipos de organização, que sugerem: associações de benefícios mútuos, organizações de negócios ou de interesses comerciais, organizações de serviços e organizações de bem-estar público. Nesse contexto, com base nessas classificações, pode-se afirmar que são exemplos de organizações de:

Alternativas
Q2784568 Comunicação Social

Segundo KUNSH, sobre os tradicionais fluxos de comunicação praticados em uma organização, analisar os itens abaixo:

I - Comunicação ascendente liga-se ao processo de informações da cúpula diretiva da organização para os subalternos.

II - Comunicação descendente ou vertical são pessoas situadas na posição inferior da estrutura organizacional que enviam à cúpula suas informações por meio de instrumentos planejados, como caixa de sugestões, reuniões e pesquisas de clima organizacionais.

III - No fluxo horizontal ou lateral a comunicação ocorre no mesmo nível. É a comunicação entre os pares e as pessoas situadas em posições hierárquicas semelhantes. A comunicação se processa entre departamentos, seções, serviços, unidades de negócios etc.

Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas
Q2784570 Comunicação Social

Considerando-se a importância da comunicação visual no processo de percepção de uma mensagem da fonte até seu emissor, sobre critérios de legibilidade convencionais, abordados na obra de SILVA, analisar os itens abaixo:

I - A visibilidade e a legibilidade de um texto independem da forma das letras, da tipografia utilizada ou do comprimento das linhas; o principal aspecto a ser observado ao escrever, editar e diagramar é incluir o máximo de informações possíveis no mínimo espaço, para preservar o investimento no veículo.

II - O comprimento das linhas de um texto (medida gráfica) deve ter mais ou menos uma vez e meia a quantidade de letras minúsculas do nosso alfabeto. Quando for necessária uma medida gráfica comprida, deve-se aumentar o tamanho do tipo da letra e o seu entrelinhamento para evitar transposição de linhas na leitura.

III - O entrelinhamento, na verdade, é o único ponto que merece atenção especial nos critérios de visibilidade e legibilidade, uma vez que é o responsável por definir a velocidade de leitura do receptor.

Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas
Q2784571 Comunicação Social

SILVA cita em sua obra a teoria de Sobrinho: “O primeiro momento é quando o leitor observa a massa gráfica em conjunto, distinguindo as subáreas, isto é, identificando as ilustrações, os títulos, os intertítulos, os brancos, os gráficos, o texto etc. O segundo, ao se deter nos detalhes dessas subáreas”. Com base nesse trecho, pode-se afirmar que o autor se refere à:

Alternativas
Q2784573 Comunicação Social

Segundo BARROS FILHO, em relação à exposição do receptor e à absorção das mensagens emitidas pelos mais diversos meios de comunicação, analisar os itens abaixo:

I - A atenção do receptor, destinada ao produto midiático, varia em função do conteúdo da mensagem, das condições em que ocorre a exposição e do próprio receptor. A absorção do conteúdo pode não ser a mesma, sendo assim, inclusive entre pessoas da mesma família que estejam no mesmo espaço e expostas à informação no mesmo tempo.

II - O aspecto da vigilância remete ao tema da exposição automática, ou seja, não raro os receptores usam a mídia como “pano de fundo” para outras atividades. Por exemplo: ouvir rádio lavando louça, assistir à televisão cortando as unhas, folhear o jornal tomando café da manhã etc.

III - O aspecto da intensidade é utilizado como um “mensurador” da atenção seletiva e trata-se do grau de atenção dada à peça exposta. Se um receptor assiste a um jornal televisivo durante meia hora, por exemplo, ele ocupará, durante esse tempo, um número infinito de posições na escala da atenção em função do tempo de exposição.

Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: B
5: D