Questões de Concurso Público Câmara de Caxias do Sul - RS 2018 para Contador

Foram encontradas 15 questões

Q961522 Contabilidade Pública

Com base na Lei nº 4.320/1964, a contabilidade deverá evidenciar, em seus registros, o montante dos créditos orçamentários vigentes, a despesa empenhada e a despesa realizada, à conta dos mesmos créditos, e as dotações disponíveis. No que diz respeito à dívida flutuante, pode-se afirmar que ela compreende os:

I. Restos a pagar, incluídos os resultados de arrecadação da receita.

II. Débitos da tesouraria.

III. Depósitos.

Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas
Q961523 Contabilidade Pública
De acordo com a Lei nº 4.320/1964, o balanço patrimonial demonstrará o ativo financeiro e permanente, o passivo financeiro e permanente, o saldo patrimonial e as contas de compensação. Dessa forma, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q961545 Contabilidade Pública
Assinalar a alternativa que exemplifica uma aplicação de recurso no balanço patrimonial:
Alternativas
Q961547 Contabilidade Pública

As despesas de exercícios encerrados, devidamente reconhecidas pela autoridade competente, poderão ser pagas por dotação de despesas de exercícios anteriores, compreendidas em algumas categorias. Com base nisso, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Despesas de exercícios encerrados, para as quais o orçamento respectivo consignava crédito próprio, com saldo suficiente para atendê-las e que não se tenham processado na época própria.

( ) Despesas de Restos a Pagar com prescrição interrompida, desde que o crédito respectivo não tenha sido convertido em renda.

( ) Compromissos reconhecidos pela autoridade competente, ainda que não tenha sido prevista a dotação orçamentária própria ou não tenha esta deixado saldo no exercício respectivo, mas que pudessem ser atendidos em face da legislação vigente.

Alternativas
Q961548 Contabilidade Pública

Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:

O(A) ____________________________ evidencia as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, indicando o resultado patrimonial do exercício.
Alternativas
Q961549 Contabilidade Pública

Patrimônio público é o conjunto de direitos e bens, tangíveis ou intangíveis, onerados ou não, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelas entidades do setor público, que seja portador e represente um fluxo de benefícios, presente ou futuro, inerente à prestação de serviços públicos ou à exploração econômica por entidades do setor público e suas obrigações. É estruturado em três grupos: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. Considerando-se os três grupos do patrimônio, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Ativo.

(2) Passivo.

(3) Patrimônio Líquido.


( ) São obrigações presentes da entidade, derivadas de eventos passados, cujos pagamentos se espera que resultem para a entidade, saídas de recursos capazes de gerar benefícios econômicos ou potencial de serviços.

( ) São recursos controlados pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem para a entidade benefícios econômicos futuros ou potencial de serviços.

( ) É composto pelo capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria, resultados acumulados e outros desdobramentos do saldo patrimonial. É onde se evidencia o resultado do período segregado dos resultados acumulados de períodos anteriores.

Alternativas
Q961550 Contabilidade Pública

O Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) visa proporcionar maior flexibilidade no gerenciamento e consolidação de dados, além de atender, em todos os níveis da Administração Federal, às necessidades de informações. Partindo desse pressuposto visa, entre outras coisas, o PCASP.

I. À determinação dos custos dos serviços industriais.

II. À análise e à interpretação dos resultados econômicos e financeiros.

III. Ao conhecimento da composição e situação do patrimônio.

IV. Impedir o Executivo de realizar qualquer operação de receita e despesa sem prévia autorização parlamentar.


Estão CORRETOS:

Alternativas
Q961551 Contabilidade Pública
O balanço orçamentário objetiva basicamente:
Alternativas
Q961552 Contabilidade Pública
Entre os procedimentos contábeis específicos do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, estão as operações de crédito. Assinalar a alternativa que demonstra somente operações de crédito contratuais:
Alternativas
Q961553 Contabilidade Pública
Para melhor compreensão do processo orçamentário, pode-se dividir a gestão da receita orçamentária em etapas, são elas:
Alternativas
Q961559 Contabilidade Pública

Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:

O relatório resumido da execução orçamentária abrangerá todos os poderes, ____________ o Ministério Público, e será publicado até ____ dias após o encerramento de cada bimestre.

Alternativas
Q961560 Contabilidade Pública

Sobre o relatório de gestão fiscal, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Ao final de cada trimestre, será emitido o relatório de gestão fiscal.

( ) O relatório será publicado até 30 dias após o encerramento do período a que corresponder, com amplo acesso ao público, inclusive por meio eletrônico.

( ) O relatório conterá comparativo com os limites de que trata a Lei Complementar nº 101/2000, com montantes de despesa total com pessoal, distinguindo a com inativos e pensionistas; dívidas consolidada e mobiliária; concessão de garantias; entre outros.

Alternativas
Q961561 Contabilidade Pública

No que tange às despesas públicas, analisar os itens abaixo:

I. Deve-se entender por modalidades de aplicação as formas pelas quais os gastos serão realizados, ou seja, se corresponderão à transferência de recursos para que outros órgãos e entidades, públicos ou privados, no país ou no exterior, os realizem, ou se serão aplicados diretamente pelas unidades detentoras dos créditos orçamentários.

II. O elemento de despesa tem por finalidade identificar os objetos de gasto, tais como vencimentos e vantagens fixas, juros, diárias, material de consumo, serviços de terceiros prestados sob qualquer forma, subvenções sociais, obras e instalações, equipamentos e material permanente, auxílios, amortização e outros de que a administração pública se serve para consecução de seus fins.

III. Despesas com o planejamento e a execução de obras, inclusive com a aquisição de imóveis considerados necessários à realização destas últimas, e com a aquisição de instalações, equipamentos e material permanente são classificadas como inversões financeiras.

Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas
Q961562 Contabilidade Pública

Sobre restos a pagar, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) A escrituração contábil dos restos a pagar é feita no final do exercício financeiro, para efeito de encerramento e levantamento do balanço. Preliminarmente, deve-se proceder à verificação das despesas empenhadas e devidamente liquidadas e que se encontram aguardando somente o pagamento. Em seguida, deve-se proceder à verificação das despesas empenhadas, e que ainda não foram liquidadas, portanto também não pagas, mas necessitam ser liquidadas, para ser providenciado o devido pagamento.

( ) A baixa restos a pagar pelo pagamento é uma consequência normal e deve ser sempre procedida após a devida liquidação, pois seguindo os preceitos legais, só pode ocorrer no caso de despesa liquidada. Portanto, caso a inscrição tenha sido efetuada na conta de restos a pagar não processados, deve haver a liquidação, ou seja, recebimento do material adquirido, do serviço prestado ou da obra executada, para depois poder-se efetuar o pagamento.

( ) A baixa de restos a pagar pelo cancelamento ocorre nos casos em que há saldo não mais necessário, como, por exemplo, nos casos de despesas com energia elétrica, pois, a inscrição, geralmente, é feita por estimativa e quando do recebimento da fatura pode acontecer de haver saldo que não mais seja necessário.

Alternativas
Q961563 Contabilidade Pública

Sobre a renúncia da receita, analisar os itens abaixo:

I. A renúncia compreende anistia, remissão, subsídio, crédito presumido, concessão de isenção em caráter não geral, alteração de alíquota ou modificação de base de cálculo que implique redução discriminada de tributos ou contribuições, e outros benefícios que correspondam a tratamento diferenciado.

II. A concessão ou ampliação de incentivo ou benefício de natureza tributária da qual decorra renúncia de receita deverá estar acompanhada de estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício seguinte em que iniciar sua vigência.

III. O disposto no artigo que se refere à Lei da Responsabilidade Fiscal sobre a renuncia da receita não se aplica ao cancelamento de débito cujo montante seja inferior ao dos respectivos custos de cobrança.


Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: C
5: D
6: A
7: B
8: E
9: C
10: D
11: A
12: C
13: D
14: B
15: D