Questões de Concurso Público FHSTE - RS 2019 para Enfermeiro
Foram encontradas 9 questões
I. Doença: enfermidade ou estado clínico, independente de origem ou fonte, que represente ou possa representar um dano significativo para os seres humanos. II. As autoridades de saúde são: o Ministério da Saúde e as Secretarias de Saúde dos Estados, Distrito Federal e Municípios, responsáveis pela vigilância em saúde em cada esfera de gestão do Sistema Único de Saúde. III. A comunicação de doença, agravo ou evento de saúde pública de notificação compulsória pode ser realizada à autoridade de saúde por empresários da agropecuária que tenham conhecimento ou por estabelecimentos públicos relacionados ao manejo de animais.
Está(ão) CORRETO(S):
( ) A pressão arterial, o pulso e a frequência cardíaca, o peso e a diurese fornecem informações importantes para a avaliação do funcionamento do sistema cardiovascular. ( ) Os dados antropométricos (peso, altura, circunferência abdominal e relação cintura-quadril) são úteis para a avaliação do estado nutricional do paciente, em que o sobrepeso e a obesidade podem representar um fator de risco cardíaco, e a perda ponderal, um agravamento da condição cardíaca. ( ) O peso é um importante dado para a avaliação da insuficiência cardíaca congestiva, pois sua variação diária permite detectar o excesso de volume de líquidos causado pela descompensação da doença, bem como avaliar os resultados da terapêutica administrada e da assistência prestada.
(1) Tecido epitelial. (2) Tecido conjuntivo. (3) Tecido muscular. (4) Tecido nervoso.
( ) Protege e sustenta o corpo e seus órgãos, une os órgãos, armazena reservas de energia, como gordura, e fornece imunidade. ( ) Detecta mudanças dentro e fora do corpo e inicia e transmite impulsos nervosos (potenciais de ação) que coordenam atividades corporais para manter a homeostasia. ( ) Recobre as superfícies corporais, reveste cavidades corporais, órgãos ocos e ductos (tubos) e forma glândulas. ( ) Gera a força física necessária para movimentar as estruturas corporais.
( ) O processo de enfermagem é um processo de pensamento autocrítico que o Enfermeiro utiliza para aplicar as melhores evidências disponíveis para cuidar e promover a saúde dos indivíduos em resposta à saúde e à doença. ( ) No Brasil, o processo de enfermagem enquadra-se nas ações de sistematização de enfermagem. Esta é regida pela Lei do Exercício Profissional, número 7.498, de 1986, e complementada pela Resolução COFEN 358, de 2009. ( ) São os cinco passos do processo de enfermagem: histórico, diagnóstico, prescrição, implementação e avaliação.
Os leucócitos são removidos dos hemoderivados por filtração, lavagem e congelamento, a fim de reduzir o risco de reações transfusionais não hemolíticas febris e aloimunização contra o HLA (1ª parte). No método de filtração, foram desenvolvidos filtros especiais para eliminação dos leucócitos para uso com produtos plaquetários, que removem de 80 a 95% dos leucócitos e retêm 80% das plaquetas. Esses filtros também reduzem o risco de transmissão do CMV (2ª parte).