Questões de Concurso Público Prefeitura de Antônio Olinto - PR 2019 para Psicólogo
Foram encontradas 4 questões
I. É o estudo científico do pensamento social: como percebemos a nós mesmos e aos outros; em que acreditamos; julgamentos que fazemos; nossas atitudes.
II. É o estudo científico da influência social: preconceito; agressão; atração e intimidade; ajuda.
III. É o estudo científico das relações sociais: cultura; pressões para se conformar; persuasão; grupos de pessoas.
Está(ão) CORRETO(S):
( ) Cultura: os comportamentos, ideias, atitudes e tradições duradouras, compartilhados por um grande grupo de pessoas e transmitidos de uma geração para outra.
( ) Representações sociais: uma integração de perspectivas biológicas e sociais que explora as bases neurais e psicológicas dos comportamentos sociais e emocionais.
( ) Neurociência social: crenças socialmente compartilhadas - ideias e valores amplamente disseminados, inclusive nossas suposições e ideologias culturais.
I. Os processos biológicos que ocorrem quando sentimos estresse podem diferir um pouco conforme a fisiologia singular e os níveis de reatividade fisiológica de cada indivíduo, mas os mesmos processos básicos afetam todos nós.
II. As influências psicológicas afetam a maneira como avaliamos situações desafiadoras - seja como controláveis (não estressantes) ou incontroláveis (estressantes) - com base em nossas personalidades e experiências de vida.
III. Nossas influências socioculturais singulares afetam a maneira como avaliamos o estresse oriundo de muitas fontes diferentes, incluindo acontecimentos importantes da vida, catástrofes, problemas cotidianos, estresse ambiental, trabalho e família.
Está(ão) CORRETO(S):
(1) A cultura é vista como conhecimento disponível. (2) A cultura é vista como estruturas conceituais centrais existentes. (3) A cultura é a construção de estruturas conceituais mediante atividades de pessoas.
( ) Essa perspectiva requer um exame de olhar sobre como os mecanismos cognitivos acontecem - na ontogenia e na história cultural.
( ) Essa perspectiva não enfatiza o momento da acumulação da informação, mas é, sobretudo, um conjunto de regras que possibilita às pessoas alcançarem compreensões partilhadas.
( ) O foco é posto sobre o saber fazer socialmente partilhado e sobre as operações cognitivas pelas quais esse saber fazer pode ser manejado.