Questões de Concurso Público Prefeitura de Antônio Prado - RS 2019 para Contador
Foram encontradas 6 questões
I. As receitas de operações de crédito autorizadas em lei não serão compreendidas na Lei de Orçamentos, por serem reguladas em lei específica.
II. As dotações globais destinadas a atender indiferentemente a despesas de pessoal e serviço de terceiros serão consignadas na Lei de Orçamento.
III. São vedadas quaisquer deduções referentes às receitas e despesas da Lei de Orçamento, uma vez que deverão constar os seus totais na lei.
Está(ão) CORRETO(S):
As entidades abrangidas pelo campo de aplicação devem observar as normas e as técnicas próprias da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, considerando-se o seguinte escopo: ____________, as entidades governamentais, os serviços sociais e os conselhos profissionais; ____________, as demais entidades do setor público, para garantir procedimentos suficientes de prestação de contas e instrumentalização do controle social.
I. Embora empenhada, a despesa não paga será considerada restos a pagar, constituindo-se uma operação apenas de caráter financeiro, uma vez que, orçamentariamente, a despesa deve ser liquidada e executada e, consequentemente, compor o montante da despesa realizada, para efeito de encerramento de exercício.
II. Restos a pagar de despesas processadas são aqueles cujo empenho foi entregue ao credor, que por sua vez forneceu o material, prestou o serviço ou ainda executou a obra, e a despesa foi considerada “liquidada” por ter sido cumprido o terceiro estágio correspondente à liquidação, estando na fase do pagamento.
III. Entende-se como despesa não processada aquela cujo empenho foi legalmente emitido, mas depende, ainda, da fase da liquidação, isto é, o empenho foi emitido, porém o objeto adquirido ainda não foi entregue e depende de algum fator para a sua regular liquidação; do ponto de vista da escrituração contábil orçamentária não está devidamente processada.
Está(ão) CORRETO(S):
(---) As variações patrimoniais ativas são aumentos registrados na situação patrimonial líquida da entidade, geradas por variações quantitativas, resultantes da execução orçamentária ou independentes da execução orçamentária, originadas de superveniências ativas ou insubsistências passivas.
(---) As variações patrimoniais ativas resultantes da execução orçamentária são aumentos registrados na situação patrimonial líquida da entidade, geradas por variações quantitativas originadas por receitas efetivas.
(---) A receita orçamentária realizada é a receita recolhida pela entidade, ou seja, que cumpriu o quarto estágio da receita orçamentária, e é subdividida em receita corrente realizada e receita de capital realizada.