Questões de Concurso Público Prefeitura de Antônio Prado - RS 2019 para Odontólogo
Foram encontradas 17 questões
I. Promover a saúde coletiva no desempenho de suas funções, cargos e cidadania, apenas se exercer a profissão no setor público.
II. Propugnar pela harmonia na classe.
III. Assumir responsabilidade pelos atos praticados, ainda que estes tenham sido solicitados ou consentidos pelo paciente ou seu responsável.
Está(ão) CORRETO(S):
I. Exagerar em diagnóstico, prognóstico ou terapêutica.
II. Deixar de atender paciente que procure cuidados profissionais em caso de urgência, quando não haja outro cirurgião-dentista em condições de fazê-lo.
III. Delegar a profissionais técnicos ou auxiliares atos ou atribuições exclusivas da profissão de Cirurgião Dentista.
Está(ão) CORRETO(S):
I. O dentifrício deve ser colocado sempre em local acessível às crianças.
II. O período pré-escolar é excelente para introduzir hábitos alimentares saudáveis e ajudar a criança a entender que isso faz parte de um modo de vida saudável.
III. Em torno dos cinco anos, os incisivos e molares permanentes iniciam sua erupção. Nessa fase, deve-se reforçar a importância da higiene nos dentes permanentes recém-erupcionados.
IV. Deve-se evitar a extração precoce dos dentes decíduos, pois este procedimento pode alterar o tempo de erupção do dente permanente, podendo provocar má oclusão.
Está(ão) CORRETO(S):
I. Teste de detecção de proteínas virais (antígenos). II. Testes de amplificação do genoma do vírus. III. Testes de detecção de anticorpos. IV. Técnicas de cultura viral.
Está(ão) CORRETO(S):
I. Crianças menores de seis anos de idade, especialmente aquelas menores de dois anos, têm risco aumentado para o desenvolvimento de fluorose pelo inadequado desenvolvimento do controle reflexo de deglutição.
II. Suplementos com fluoretos são indicados como medida de saúde coletiva.
III. O aleitamento materno por um período maior que seis meses pode ser um fator de proteção ao desenvolvimento de fluorose dentária.
Está(ão) CORRETO(S):
I. Osso temporal. II. Osso etmoide. III. Asa menor do osso esfenoide. IV. Asa maior do osso esfenoide.
Está(ão) CORRETO(S):
I. Como a fluorose dentária é um distúrbio de natureza sistêmica, que ocorre durante o desenvolvimento, sempre há certa simetria no grau em que os dentes de cada lado da boca são afetados.
II. Quando se compara o predomínio e a gravidade da fluorose dentária em populações diferentes, não é necessário assegurar que as pessoas examinadas tenham aproximadamente a mesma idade.
III. O padrão de distribuição da fluorose dentária na dentição decídua é diferente ao encontrado nos dentes permanentes.
IV. Se o exame para verificar a presença de fluorose dentária for parte de um levantamento no qual as cáries dentárias estejam sendo registradas, seria recomendado que o exame referente à fluorose dentária fosse efetuado primeiro.
Está(ão) CORRETO(S):
I. O tamanho do processo alveolar da mandíbula é menor do que da maxila. II. A resistência às forças oclusais é maior na mandíbula do que na maxila. III. A incorporação da zona óssea na região de molares torna o processo alveolar maior na mandíbula.
Está(ão) CORRETO(S):
I. A adesão é definida como a atração molecular ou atômica entre duas superfícies em contato promovida pela força de atração interfacial entre moléculas ou átomos de duas diferentes espécies; pode ser do tipo químico (formação de ligações covalentes, pontes de hidrogênio, ou ligações polares van der Waals), mecânica (embricamento estrutural), ou combinação dos dois tipos.
II. Para que um monômero adesivo possa molhar tecidos dentais desmineralizados e, consequentemente, formar adesão durável no ambiente oral úmido, ele deve ser tanto hidrofóbico, para aumentar a compatibilidade com a água, como resistente à hidrólise, para assegurar longevidade.
III. A técnica do condicionamento ácido, através da qual contaminantes são removidos e microporosidades são criadas, é largamente aplicada para promover alta energia de superfície no dente e auxiliar no molhamento pelos monômeros dos adesivos.
IV. Para garantir alta resistência de união através do mecanismo de embricamento micromecânico, os monômeros devem adaptar-se intimamente ao esmalte e preencher irregularidades e/ou infiltrar-se na rede colágena criada pela desmineralização da dentina.
Estão CORRETOS:
A forma de infecção por Candida mais reconhecida é a candidíase ______________. Também conhecida como sapinho, é caracterizada pela presença de ______________ na mucosa oral.
(1) Zona acelular de Weil. (2) Zona celular. (3) Camada odontoblástica. (4) Corpo pulpar propriamente dito.
( ) É a porção mais externa da polpa. É constituída pelos corpos celulares dos odontoblastos, localizados imediatamente subjacentes à pré-dentina. Sua principal função é a produção de dentina.
( ) Localiza-se imediatamente abaixo da área mais externa da polpa. É rica em capilares sanguíneos, fibras nervosas amielínicas e processos citoplasmáticos de fibroblastos.
( ) É densamente povoada por fibroblastos, células mesenquimais indiferenciadas, macrófagos e linfócitos. Quando ocorre a morte de odontoblastos, há aumento de mitoses nesta área e migração dessas células para a porção mais externa da polpa.
( ) É constituído de vasos sanguíneos e nervos entremeados por tecido conjuntivo rico em fibroblastos e células ectomesenquimais indiferenciadas.
I. Sub-revelação e solução de revelador saturado levam a radiografias escuras. II. Concentração de revelador muito alta e luz de segurança imprópria levam a radiografias escuras. III. Fixação excessiva e exposição acidental à luz levam a radiografias claras. IV. Kilovoltagem pico excessiva e tempo insuficiente de exposição levam a radiografias claras.
Está(ão) CORRETO(S):
( ) A irradiação terapêutica do tórax, parte do tratamento de pacientes com doença de Hodgkin ou câncer de mama, acarreta a inclusão inadvertida do coração no campo irradiado. Alguns pacientes podem apresentar alterações patológicas nas válvulas cardíacas, que podem predispô-los à endocardite e/ou à aterosclerose acelerada da artéria coronária, que aumenta seu risco de vir a apresentar infarto do miocárdio fatal.
( ) A contagem de glóbulos brancos e plaquetas do paciente submetido à quimioterapia deve ser também avaliada antes do tratamento endodôntico. De uma forma geral, os procedimentos odontológicos de rotina podem ser realizados se a taxa de granulócitos for maior que 2.000/mm³ e a contagem de plaquetas for maior que 50.000/mm³. Se uma consulta emergencial for necessária e a contagem de plaquetas estiver abaixo de 50.000/mm³, o contato com o médico do paciente torna-se necessário.
( ) Mesmo o paciente com diabetes controlado que está sob controle glicêmico sem complicações sérias, como doença renal, hipertensão ou aterosclerose coronária cardíaca, não pode receber qualquer tratamento odontológico indicado. Há necessidade de modificações no plano de tratamento.
( ) Um aspecto vital para o plano de tratamento de um paciente com HIV/AIDS é a determinação da contagem de linfócitos CD4+ e do nível de imunodepressão. Geralmente, um paciente que apresenta uma contagem de CD4+ maior que 400mm³ pode receber qualquer tipo de atendimento odontológico. Os pacientes com uma contagem inferior a 200mm³ terão um aumento na suscetibilidade a infecções oportunistas e devem ser efetivamente medicados com drogas profiláticas.
( ) Pacientes com implantes protéticos são frequentemente tratados na prática odontológica. A profilaxia antibiótica é indicada para pacientes com pinos, placas, parafusos e para a maior parte dos pacientes com reconstruções articulares totais. Além disso, as normas indicam que “pacientes de alto risco” que apresentem risco de infecções e estejam submetidos a procedimentos odontológicos que provavelmente causarão um sangramento significativo devem receber profilaxia antibiótica.