Questões de Concurso Público Prefeitura de Candói - PR 2019 para Médico - Clínico Geral

Foram encontradas 3 questões

Q1249407 Medicina

Considerando-se a Portaria de Consolidação nº 5/2017, relacionada à vacina papilomavirus humano 6, 11, 16 e 18 (recombinante) - HPV, marcar C para as afirmativas Corretas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


( ) Mulheres que es tão a mamentando não pode m s er vacinadas com a vacina HPV.

( ) Caso a m ulher engr avide após a pr imeira dos e d a vacina H PV ou r eceba a vacina i nadvertidamente durante a gravidez, suspender a dose subsequente e completar o es quema vacinal, preferencialmente, em até 45 di as após o par to. Nestes c asos, nenhum a intervenção adi cional é necessária, s omente o acompanhamento do pré-natal.

( ) Às meninas e m ulheres de 9 a 20 anos 11 m eses e 29 dias, vivendo com HIV/Aids, administrar três doses da vacina HPV com intervalo de dois meses entre a primeira e a segunda dose, e doze meses entre a primeira e a terceira dose.

Alternativas
Q1249408 Medicina

Em relação ao di sposto na P ortaria de C onsolidação nº 5/2017, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) As S ecretarias de S aúde dos E stados, do Distrito Federal e dos M unicípios adot arão os C alendários Nacionais de Vacinação para execução das ações de vacinação.

( ) O cartão ou caderneta de vacinação é um documento de c aráter pes soal e i ntransferível, v álido em t odo o território nacional, sendo que sua atualização deve ser feita em c onformidade c om as i ndicações d o Calendário Nacional de Vacinação.

( ) A vacina pent a es tá c ontraindicada par a c rianças a partir de 10 (dez) anos de idade.

Alternativas
Q1249421 Medicina
Acerca das c aracterísticas c línicas, di agnósticas e terapêuticas da sífilis, analisar os itens:
“Dados do Boletim Epidemiológico de Sífilis - 2018, publicado em nov embro pelo M inistério da S aúde, apontam au mento no nú mero de c asos de s ífilis no Brasil em todos os cenários da infecção. Em comparação ao ano de 2016, observou-se aumento de 28, 5% na t axa de detecção em ges tantes, 16,4% na i ncidência de s ífilis congênita e 31, 8% na i ncidência de sífilis adqui rida. Segundo o Boletim, a taxa de detecção da sífilis adquirida no Brasil passou de 44,1/100 mil habitantes em 2016 para 58,1 casos para cada 100 mil habitantes em 2017”. https://nacoesunidas.org/... - adaptado.
I. A investigação de anticorpos treponêmicos, como FTAABS, é um teste recomendado em situações nas quais se necessita confirmar um resultado de VDRL positivo, bem c omo par a a quant ificação de r esposta ao tratamento. II. Após o t ratamento da s ífilis dur ante o per íodo gestacional, é r ecomendável a quant ificação m ensal dos t ítulos de r eagina pl asmática r ápida. C aso haj a aumento de quatro vezes ou mais, o retratamento deve ser considerado. III. Embora um FTA-ABS não reagente no líquor possa ser útil par a des cartar o di agnóstico de neur ossífilis, nenhum diagnóstico de neu rossífilis deve ser baseado unicamente no teste de FTA-ABS no líquor. IV. A neur ossífilis as sintomática é di agnosticada quando existem anor malidades no ex ame de l íquor, c omo pleocitose de pol imorfonucleares, el evação de proteínas ou um resultado positivo de teste de VDRL, em u m pac iente c om s ífilis c om aus ência de s inais e sintomas de doença neurológica.
Estão CORRETOS:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A