Questões de Concurso Público Prefeitura de Pinto Bandeira - RS 2019 para Enfermeiro
Foram encontradas 13 questões
O idoso tem direito à requisição para tratamento de sua saúde, em regime ambulatorial, hospitalar ou domiciliar apenas depois dos 80 anos (1ª parte). É preciso comunicar à autoridade competente de saúde toda ocorrência de idoso portador de doenças infectocontagiosas (2ª parte).
(1) Precauções padrão. (2) Precauções específicas. (3) Precauções empíricas.
( ) Elaboradas de acordo com o mecanismo de transmissão das patologias e designadas para pacientes suspeitos ou sabidamente infectados ou colonizados por patógenos transmissíveis e de importância epidemiológica.
( ) Indicadas em síndromes clínicas de importância epidemiológica sem a confirmação da etiologia.
( ) Aplicadas no atendimento a todos os pacientes, na presença de risco de contato com sangue, fluidos corpóreos, secreções e excreções (exceção: suor), pele com solução de continuidade e mucosas.
A notificação compulsória é __________ para os médicos, outros profissionais de saúde ou responsáveis pelos serviços públicos e privados de saúde, que prestam assistência ao paciente. Lesões por maus-tratos ou autoprovocada _________ ser notificadas.
( ) Os Calendários e as Campanhas Nacionais de Vacinação têm por objetivo o controle, a eliminação e a erradicação de doenças imunopreveníveis.
( ) O cartão ou caderneta de vacinação é um documento de caráter impessoal e transferível, válido em todo o território nacional, sendo que sua atualização deve ser feita em conformidade com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.
( ) As Secretarias de Saúde dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios adotarão os Calendários Nacionais de Vacinação para execução das ações de vacinação.
O profissional da enfermagem deve exercer a profissão com justiça, compromisso, equidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade (1ª parte). O Enfermeiro deve registrar no prontuário e em outros documentos as informações inerentes e indispensáveis ao processo de cuidar de forma clara, objetiva, cronológica, legível, completa e sem rasuras (2ª parte). É obrigatório o uso do carimbo, com nome completo, número e categoria de inscrição no Coren, devendo constar a assinatura ou rubrica do profissional da enfermagem (3ª parte).
A sentença está:
I. Líderes precisam manter a energia pessoal. Líderes eficientes usam o tempo necessário para retomar assuntos, refletir, descansar e divertir-se quando cansados.
II. Um líder precisa manter uma visão ampla. O administrador de sucesso reconhece não somente como cada unidade se encaixa no todo, mas como a instituição, como um todo, se encaixa no esquema de toda a comunidade.
I. Os procedimentos que constituem as bases do exame clínico são a entrevista, a inspeção, a palpação, a percussão e a ausculta.
II. Para executar o exame físico, costumam-se usar, fundamentalmente, as seguintes posições para o paciente: decúbito dorsal, decúbito lateral (direito e esquerdo), decúbito ventral, posição sentada (no leito ou em uma cadeira) e posição ortostática.
(1) Ferida cirúrgica. (2) Ferida traumática. (3) Ferida crônica.
( ) Causada por uma agressão (mecânica, térmica ou química).
( ) Causada por uma fisiopatologia subjacente, como as úlceras de pressão ou úlceras varicosas nas pernas.
( ) Causada por uma incisão ou excisão.
( ) Na aferição da pressão de oclusão da artéria pulmonar, o Enfermeiro deve atentar para a quantidade de ar a ser injetado dentro do balão, geralmente 3ml.
( ) O Enfermeiro deve insuflar o balão lentamente, até que o contorno da Pressão da Artéria Pulmonar (PAP) substitua o traçado da Pressão Arterial de Oclusão Pulmonar (PAOP). Logo que seja observado o padrão de pressão de oclusão da artéria pulmonar, não deve ser introduzido mais ar.
( ) O volume de insuflação máxima apenas é suficiente para detectar alterações no traçado em cerca de 4 a 15 segundos.
( ) No paciente que apresentar dificuldades em se manter ereto, pode-se verificar o comprimento da perna (CP) para estimar sua estatura. A essa medida aplica-se uma fórmula específica.
( ) A tomada do comprimento (cm) de crianças de 0 a 36 meses se dá com o uso de régua antropométrica.
Ao realizar a aspiração nasotraqueal, é preciso manter o carrinho de parada cardiorrespiratória no local do procedimento. É preciso estar muito atento às reações do paciente, já que podem ocorrer broncospasmo e hipoxemia, que podem levar a óbito se o paciente não for atendido imediatamente (1ª parte). O frasco coletor de secreção de vias respiratórias descartável deve ser trocado somente quando estiver totalmente cheio (2ª parte).
A sentença está:
(1) Choque cardiogênico. (2) Choque hipovolêmico. (3) Choque vasogênico.
( ) Checar todas as secreções quanto a sangue fraco ou oculto, monitorar os níveis sublinguais para dióxido de carbono e monitorar ocorrência de queda de pressão sanguínea sistólica para menos de 90mmHg.
( ) Observar sinais e sintomas de débito cardíaco diminuído, monitorar a ocorrência de perfusão coronariana inadequada e auscultar os sons pulmonares em relação a crepitações ou a outros sons estranhos.
( ) Colocar o paciente em posição supinada, com as pernas elevadas, para aumento da pré-carga, conforme apropriado, auxiliar na entubação endotraqueal imediata, conforme apropriada, e administrar anti-histamínico e/ou corticosteroide, conforme apropriado.