Questões de Concurso Público Prefeitura de Pinto Bandeira - RS 2019 para Farmacêutico
Foram encontradas 14 questões
O profissional Farmacêutico não precisa participar dos processos de valorização, formação e capacitação dos profissionais de saúde que atuam na assistência farmacêutica (1ª parte). O Farmacêutico deverá supervisionar, efetivamente, as atividades operacionais e regulatórias, assegurando o cumprimento das normas sanitárias e legais pertinentes (2ª parte). O Farmacêutico deverá obedecer à legislação sanitária e de âmbito profissional, respondendo por qualquer ocorrência sob sua responsabilidade, atuando com total autonomia técnica para decidir sobre questões inerentes à sua atividade (3ª parte).
A sentença está:
( ) Dispensar à pessoa com deficiência a mesma qualidade de atendimento destinada à pessoa sem deficiência. ( ) Assegurar atendimento segundo normas éticas e técnicas que regulamentam a atuação do Farmacêutico e contemplam aspectos relacionados aos direitos e às especificidades da pessoa com deficiência, incluindo temas como sua dignidade e autonomia. ( ) Associar a condição da pessoa com deficiência como prerrogativa para outros adoecimentos.
( ) A farmácia que pretenda manipular substâncias de baixo índice terapêutico, em qualquer uma das formas farmacêuticas de uso interno, deve, após a manipulação, solicitar inspeção à Vigilância Sanitária e aguardar aprovação para sua distribuição. ( ) Para manipulação das substâncias de baixo índice terapêutico, estas devem ter dispensação acompanhada pela bula simplificada contendo os padrões mínimos de informações ao paciente.
(1) Elaborar normas e procedimentos operacionais. (2) Elaborar instrumentos de controle gerencial. (3) Definir as atividades a serem desenvolvidas.
( ) Definir as tarefas, prazos e designar responsáveis pela execução. ( ) Para um gerenciamento adequado, é necessária a existência de instrumentos que garantam o registro de informações sobre as ações realizadas e em desenvolvimento, tais como fichas, formulários, mapas etc., de acordo com a necessidade do serviço e como um fator de retroalimentação do sistema. ( ) Definidas as atividades, é preciso padronizar os métodos e instrumentos de controle, visando a uma maior eficiência no trabalho.
( ) Dislipidemia importante pode aumentar a densidade óptica do plasma e elevar falsamente os níveis de Hb. ( ) A diminuição e o aumento do índice de eritrócitos chamam-se, respectivamente, eritrocitopenia e eritrocitose. ( ) O hematócrito reflete, sobretudo, na concentração de eritrócitos e não na massa eritrocitária total.
( ) O diagnóstico laboratorial tem por base a pesquisa de anticorpos contra o parasita. ( ) Testes imunoenzimáticos como o ELISA não podem ser realizados para o diagnóstico de toxoplasmose, principalmente pelo elevado número de resultados falsos-negativos. ( ) Os testes de avidez de anticorpos IgG são utilizados para estimar a época em que a toxoplasmose foi adquirida por gestantes.
I. Ácido nicotínico e seus derivados. II. Fibratos. III. Estatinas.
Está(ão) CORRETO(S):
(1) Agente alquilante. (2) Antimetabólico. (3) Antibiótico citotóxico.
( ) Ciclofosfamida. ( ) Doxorrubicina. ( ) Metotrexato.
( ) Estes sistemas se dividem em dois tipos básicos: os que controlam a velocidade de liberação do princípio ativo e os que permitem que a pele controle a velocidade de absorção. ( ) O sistema não deve provocar a oclusão da pele no seu local de aplicação. ( ) Uma das principais desvantagens deste sistema é que os fármacos por ele administrados ainda são extensamente metabolizados pelo efeito de primeira passagem.
Xarope de sulfato ferroso
Sulfato ferroso................................... 135 g Ácido cítrico....................................... 12 g Solução de sorbitol............................ 350 mL Glicerina............................................. 50 mL Benzoato de sódio............................. 1 g Flavorizante....................................... q.s. Água purificada, q.s.p........................ 1000 mL
Baseado na formulação proposta, assinalar a alternativa que indica as quantidades de sulfato ferroso, ácido cítrico e benzoato de sódio que deverão ser pesadas:
(1) Cremes. (2) Pastas. (3) Pomadas.
( ) Preparações semissólidas destinadas à aplicação sobre a pele ou nas membranas mucosas, podendo conter substâncias medicamentosas ou não. ( ) Forma farmacêutica semissólida contendo uma ou mais substâncias ativas destinadas à aplicação tópica. Geralmente contém alta concentração de sólidos, o que lhe confere elevada consistência. ( ) Preparações semissólidas que contêm um ou mais agentes medicinais dissolvidos ou dispersos em emulsões óleo-em-água (O/A) ou A/O, ou em outros tipos de bases removíveis por água.