Questões de Concurso Público Prefeitura de Pinto Bandeira - RS 2019 para Nutricionista
Foram encontradas 14 questões
Em relação às diretrizes da alimentação escolar, analisar os itens abaixo:
I. O apoio ao desenvolvimento sustentável, com incentivos para a aquisição de gêneros alimentícios diversificados, produzidos em âmbito local e preferencialmente pela agricultura familiar e pelos empreendedores familiares rurais, priorizando as comunidades tradicionais indígenas e de remanescentes de quilombos.
II. O emprego da alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento escolar, em conformidade com a sua faixa etária e seu estado de saúde, inclusive dos que necessitam de atenção específica.
Considerando-se o disposto na Resolução RDC nº 12/2001, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
Deve-se proceder a colheita de amostras dos alimentos em suas embalagens __________________, observando a quantidade mínima de 200g ou _______ por unidade amostral. Quando se tratar de produtos a granel, ou de porções não embaladas na origem, deve-se cumprir as Boas Práticas de Colheita, respeitando-se a quantidade mínima necessária.
Considerando-se a Resolução RDC nº 216/2004, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
A Resolução RDC nº 216/2004 tem como objetivo estabelecer procedimentos de boas práticas para serviços de alimentação a fim de garantir as condições _____________ do alimento preparado.
Sobre as ações de educação alimentar e nutricional e de segurança alimentar e nutricional, analisar a sentença abaixo:
A coordenação das ações de alimentação escolar, sob a responsabilidade das escolas federais apenas, será realizada por nutricionista habilitado, que deverá assumir a responsabilidade técnica do Programa, respeitando as diretrizes previstas em lei (1ª parte). Para fins do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), será considerada Educação Alimentar e Nutricional (EAN) o conjunto de ações formativas, de prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional que objetiva exigir práticas e escolhas alimentares saudáveis que colaborem para a aprendizagem, o estado de saúde do escolar e a qualidade de vida do indivíduo (2ª parte).
A sentença está:
Em conformidade com a Publicação do Ministério da Saúde - Caderno de Atenção Básica: Obesidade, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
Embora indivíduos com excesso de peso possam apresentar níveis de colesterol ___________________, a principal dislipidemia associada ao sobrepeso e à obesidade é caracterizada por elevações ______________ dos triglicerídeos e a diminuição do HDL colesterol.
Em conformidade com o Código de Ética Profissional, analisar a sentença abaixo:
É direito do nutricionista assistir indivíduos e coletividades sob sua responsabilidade profissional em instituição da qual não faça parte do quadro funcional, desde que respeite as normas técnico-administrativas da instituição e informe ao profissional responsável (1ª parte). Não é dever do nutricionista respeitar os limites do seu campo de atuação, podendo exercer atividades privativas de outros profissionais (2ª parte). É direito do nutricionista ter acesso a informações referentes a indivíduos e coletividades sob sua responsabilidade profissional que sejam essenciais para subsidiar sua conduta técnica (3ª parte).
A sentença está:
Sobre o diabetes melito gestacional (DMG), analisar os itens abaixo:
I. Após o parto, aproximadamente 90% das mulheres com DMG tornam-se normoglicêmicas, mas correm um maior risco de desenvolver DMG no início das gestações subsequentes.
II. Uma glicose de jejum de mais de 92mg/dL (5,1mmol/L), uma glicose de 1 hora de mais de 180mg/dL (10mmol/L) ou uma glicose de 2 horas de 153mg/dL (8,4mmol/L) ou mais é um diagnóstico de DMG.
III. O DMG pode provocar anomalias congênitas em bebês de mães com o problema.
IV. A terapia farmacológica não deve ser indicada para gestantes com DMG mesmo quando os níveis ideais de glicemia não são mantidos com terapia nutricional, ou o índice do crescimento fetal é excessivo.
Estão CORRETOS:
Sobre a cárie dental, analisar os itens abaixo:
I. A frutose é o mais cariogênico de todos os carboidratos.
II. Alimentos refinados que contenham amido, como pão ou biscoitos, são potencialmente mais cariogênicos em relação a carboidratos não refinados.
III. O consumo de sacarose logo após as refeições, em forma de “sobremesa”, parece não exercer papel cariogênico. Isto se deve ao aumento no fluxo salivar junto e logo após as refeições, permitindo que os ácidos bacterianos sejam neutralizados de forma mais rápida.
IV. O aleitamento materno em livre demanda após os 12 meses tem sido associado à ocorrência de cárie precoce da infância.
Estão CORRETOS:
Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
Podem ser encontrados muitos fitoquímicos protetores contra o câncer em vegetais e frutas. Aqueles com coloração amarela e verde podem ser chamados de ____________ e ___________, encontrados no espinafre, abacate, melão, couve e nabo. Aqueles com coloração vermelha e roxa são chamados de _______________ e ____________, encontrados nos berries, uvas, vinho tinto e ameixas.
Considerando-se os nutrientes imunomoduladores presentes nas fórmulas enterais e suas características, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Iodo.
(2) Cobre.
(3) Potássio.
( ) As principais características da sua deficiência são: anemia hipocrômica (não responsiva à terapia com ferro), neutropenia e osteoporose. ( ) Sua deficiência, quando grave, pode causar fraqueza muscular que leva à insuficiência respiratória, íleo paralítico (adinâmico), hipotensão e tetania. A nefropatia por perda desse mineral resulta em poliúria com polidipsia secundária. ( ) A hipertrofia da glândula tireoide é o sinal clínico mais comum da sua deficiência. Quando essa deficiência é resultante de sua falta, esse estado é denominado de bócio simples, coloide, endêmico ou eutireóideo. É mais comum nas mulheres e é frequentemente observado no início da puberdade, durante a gravidez ou na menopausa.
Considerando-se a epidemiologia da desnutrição em crianças, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A fome e a desnutrição são reconhecidas como as principais causas de mortalidade por doenças infecciosas em crianças menores de 5 anos. Mais da metade das mortes por pneumonia, diarreia, sarampo, malária ou HIV/Aids têm a desnutrição como causa básica.
( ) Embora o termo desnutrição possa referir-se a diferentes processos, tem sido mais frequentemente utilizado para descrever déficits nutricionais. A prevalência desses déficits nutricionais está diminuindo no Brasil e no mundo; entretanto, alguns grupos populacionais, especialmente crianças menores de 5 anos e de regiões menos desenvolvidas, ainda são atingidos pela desnutrição em níveis alarmantes.
( ) A inter-relação entre nutrição, infecção e pobreza não é considerada fator determinante da ocorrência de desnutrição.
Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
Muitos fatores neurais e hormonais envolvidos na regulação da massa corporal são determinados pela hereditariedade e genética. Esses fatores incluem “sinais” em curto e longo prazo que determinam a saciedade e a atividade alimentar. Pequenos defeitos na expressão ou interação desses aspectos podem contribuir consideravelmente para o ganho de massa corporal. A ___________________ é o estudo das interações entre os componentes alimentares, as instruções de uma célula ou genoma e as alterações resultantes nos metabólitos que afetam a expressão genética.
Sobre a qualidade do leite no processamento de derivados, conforme GERMANO e GERMANO, analisar os itens abaixo:
I. O aumento da contagem de células somáticas no leite está associado com a diminuição do tempo de prateleira do leite.
II. A prova de redutase é utilizada como estimativa do número de microrganismos no leite por meio de coloração de amostra do leite com uma solução de azul de metileno, sendo que, para a interpretação do resultado, quanto maior for o tempo para descoloração da amostra, maior será o número de germes presentes no leite.