Questões de Concurso Público Prefeitura de Pinto Bandeira - RS 2019 para Odontólogo
Foram encontradas 11 questões
Segundo Cadernos de Atenção Básica nº 17: Saúde Bucal, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A gengivite é uma manifestação inflamatória da
gengiva marginal, desencadeada por acúmulo de
placa bacteriana supragengival e rompimento do
equilíbrio agressão/defesa.
( ) A periodontite é um grupo de doenças que se
caracteriza pela inflamação dos tecidos de
sustentação e proteção dos dentes, acompanhada de
perda de inserção de tecido conjuntivo, consequência
da agressão promovida pela placa bacteriana
subgengival.
Em conformidade com Controle de Infecções e a Prática Odontológica em Tempos de AIDS: Manual de Condutas, analisar a sentença abaixo:
O melhor atendimento odontológico de rotina repousa na capacidade de tratar o paciente com segurança, independentemente de um conhecimento prévio da sua sorologia para o HIV/aids ou qualquer outra infecção (1ª parte). Quando o profissional suspeitar da associação de uma manifestação bucal com a infecção pelo HIV, deve orientar o seu paciente para a necessidade imediata de uma avaliação médica, que determinará a necessidade ou não de terapêutica antirretroviral (2ª parte).
A sentença está:
Com relação à escovação dental supervisionada direta e indireta, analisar a sentença abaixo:
Na modalidade “escovação dental supervisionada indireta”, é necessariamente um profissional de saúde quem participa e a finalidade é, essencialmente, avaliar, periodicamente, a qualidade do ato individual de escovar os dentes, orientando o sujeito para as áreas e superfícies que exigem esforço adicional (1ª parte). Na modalidade de “escovação dental supervisionada direta”, o agente da ação não é, necessariamente, um profissional de saúde, e seu objetivo é levar flúor à cavidade bucal e, adicionalmente, consolidar o hábito da escovação exclusivamente (2ª parte).
A sentença está:
De acordo com ESTRELA e FIGUEIREDO, considerando-se o enunciado abaixo, sobre a abertura coronária, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Paciente, 36 anos de idade, sexo masculino, raça branca, chega à ESF com queixa no dente de cima do lado esquerdo. No exame dentário, o Cirurgião-Dentista identifica que é o 2o pré-molar superior.
( ) A área de abordagem é a face oclusal, no centro do sulco mesiodistal.
( ) Para o desgaste compensatório, se faz a remoção da projeção palatina.
Segundo REGEZI e SCIUBA, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O mucocele do seio maxilar geralmente é tido como a lesão solitária benigna mais comum dessa estrutura.
( ) O diagnóstico diferencial do leucoedema pode ser feito com o hemangioma capilar.
( ) A eritroplasia é um termo clínico que se refere a uma área branca na mucosa bucal.
Em conformidade com WANNMACHER e FERREIRA, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
A via _______________ é considerada mais segura do que a intravenosa.
De acordo com NEVILLE, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
Quando ocorre na infância, o problema clínico resultante do _______________________ é conhecido como cretinismo. Uma das características clínicas orais dessa condição, quando ocorre na infância, é a não erupção dos dentes, apesar de sua formação não estar prejudicada.
Em relação à epidemiologia das doenças bucais em pacientes geriátricos, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A experiência de cárie e a presença de inúmeras restaurações, muitas delas com fatores iatrogênicos presentes, também são responsáveis por uma substancial parcela de dentes perdidos em idosos, fazendo com que eles necessitem dos serviços de atendimento odontológico.
( ) A presença de xerostomia, de baixo controle de placa e de exposição radicular na população idosa podem ser os fatores principais do aparecimento de alta prevalência de lesões de cárie radicular.
( ) Fatores de risco associados com o uso de medicamentos, doenças ou alterações crônicas, fumo e deficiência de higienização, entre outros, não influenciam na incidência e na prevalência de doenças.