Questões de Concurso Público Prefeitura de Portão - RS 2019 para Arquiteto

Foram encontradas 12 questões

Q1323622 Arquitetura

De acordo com o Código de Ética Profissional, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


( ) O Arquiteto e Urbanista deve declarar-se impedido de associar seu nome a pessoas, firmas, organizações ou empresas executoras de serviços profissionais sem a sua real participação nos serviços por elas prestados.

( ) O Arquiteto e Urbanista deve declarar-se livre para exercer a atividade de crítica da Arquitetura e Urbanismo a fim de obter vantagens concorrenciais sobre os colegas.

Alternativas
Q1323623 Arquitetura

De acordo com a NBR 7229, analisar os itens abaixo:


I. O Diâmetro Nominal (DN) é a designação numérica de tamanho, que é comum a todos os componentes de um sistema de tubulação, exceto os componentes designados pelo diâmetro externo ou pelo tamanho da rosca.

II. O tanque séptico de câmara única é a unidade com dois ou mais compartimentos contínuos, dispostos sequencialmente no sentido do fluxo do líquido e interligados adequadamente, nos quais devem ocorrer, conjunta e decrescentemente, processos de flotação, sedimentação e digestão.

Alternativas
Q1323624 Arquitetura
De acordo com a NBR 9077, sobre saídas de emergência, a largura das saídas deve ser dimensionada em função do número de pessoas que por elas deva transitar. Sobre o assunto, em relação aos critérios que devem ser observados, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
( ) Os acessos são dimensionados em função dos pavimentos que servirem à população. ( ) As escadas, as rampas e as descargas são dimensionadas em função do pavimento de menor população, o qual determina as larguras mínimas para os lanços correspondentes aos demais pavimentos, considerando-se o sentido da saída.
Alternativas
Q1323625 Arquitetura
Em relação à NBR 5410, sobre instalações elétricas de baixa tensão, sobre os casos em que a norma é aplicada, assinalar a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1323626 Arquitetura
De acordo com LYNCH, são os cinco elementos fundamentais dentro de uma cidade:
Alternativas
Q1323627 Arquitetura

Qualquer terreno com declividade está exposto aos efeitos das chuvas e da erosão, dependendo da natureza do material, do ângulo da inclinação e da cobertura vegetal. Com relação a terrenos com pouca declividade, em função de sua cobertura, marcar C para as afirmativas Corretas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


( ) Declividade < 0,5%: o escoamento da chuva ocorrerá se o terreno possuir área pavimentada ou adequadamente drenada.

( ) Declividade < 0,5 a 1,9%: terreno com bom escoamento, podendo ser utilizado um gramado, não sendo conveniente colocar árvores.

( ) Declividade > 2%: a água da chuva não escoa, devendo ser usada como reserva ecológica ou drenada, sendo essa a solução geralmente mais cara.

Alternativas
Q1323628 Arquitetura
O despejo de águas residuais nos corpos-d’água naturais causa, geralmente, problemas complexos de poluição. O tratamento dessas águas é extremamente necessário para permitir que elas sejam lançadas em condições adequadas em seus receptores finais. Sobre as estações de tratamento, conhecidas como lagoas de estabilização, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1323629 Arquitetura

Analisar a imagem abaixo:

Imagem associada para resolução da questão


Em relação à deformação dos materiais conforme a lei de Hooke, analisar os itens abaixo:

I. No eixo vertical do gráfico, estão indicadas 3 tensões limitantes que influenciam significativamente a deformação dos materiais e que são denominadas, de forma crescente, respectivamente: tensão de escoamento, tensão limite de proporcionalidade e tensão de ruptura.

II. O trecho OB do gráfico representa uma situação elástica, na qual a lei de deformação é linear. Já o trecho DF representa uma situação de deformação não elástica, onde as deformações são crescentes.

III. O trecho BC do gráfico representa uma situação inelástica, onde a deformação não é mais linear; e o trecho CD representa uma situação em que ocorre o chamado “escoamento do material”, onde a deformação é plástica. Chegando ao trecho DF, ocorre o rompimento do material.


Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas
Q1323630 Arquitetura
O urbanista dispõe de muitos elementos para criar e configurar ambientes, e a sua função social é selecionar e dispor esses materiais volumetricamente, de modo que possam atender às necessidades de proteção, interação, diversão e credos, gerando paisagens urbanas humanizadas em termos de escala e percepção psicológica. Para atingir esses objetivos, é muito importante que o urbanista saiba utilizar alguns detalhes de traçado, denominados por CULLEN como “Restrições”. As restrições são simples questões de vedação, que podem ser unicamente de ordem moral ou de caráter mais operacional e imperativo, porém, sempre necessitam de sensibilidade para não gerarem “crimes visuais”. As imagens abaixo demonstram as principais formas de restrições explanadas por CULLEN. Assinalar a alternativa CORRETA que apresenta, respectivamente, da figura 1 para a figura 4, as denominações dessas restrições de acordo com o autor:
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q1323631 Arquitetura

A arquitetura paisagística combina arte e ciência para configurar os ambientes urbanos. O arquiteto paisagista frequentemente participa de projetos de desenho urbano, por suas habilidades e pelo escopo que conecta a profissão às necessidades do contexto urbano. Muitos projetos no mundo todo podem exemplificar interconexões entre o desenho urbano e o paisagismo. O desenho urbano pode ser considerado uma prática antiga, apesar de ser uma disciplina de meados do século XX, pois há milênios que as paisagens habitadas vêm sendo configuradas conscientemente. Justamente por isso é que a história da arquitetura e a evolução da forma urbana são muito importantes para a compreensão dessa interconexão. Considerando-se WATERMAN, em relação à evolução da forma urbana e aos primeiros projetos urbanos, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


( ) Há cerca de 10 mil anos, os seres humanos começaram a cultivar o solo e deixaram de ser apenas caçadores e coletores. Os primeiros assentamentos eram pequenos, mas logo foi estabelecida a relação de interdependência entre as cidades e o campo que as circunda. As cidades e o campo evoluíram juntos ao longo de milênios. O paisagista Geoffrey Jellicoe separa a evolução das cidades de acordo com suas civilizações: civilizações centrais, civilizações orientais, civilizações ocidentais e civilizações modernas (a partir do século XVIII).

( ) Os primeiros povoamentos humanos eram pouco mais do que grupos de moradias, mas ainda assim as formas básicas nas quais hoje vivemos já tinham sido estabelecidas. As casas eram distribuídas em torno de uma lareira e havia áreas definidas para estar, trabalhar e dormir. Esses assentamentos geralmente apresentavam ruas que conectavam as habitações e também havia áreas para o descarte de lixo doméstico. O transporte de alimentos e bens, o manuseio do lixo e a disponibilização de lugares para reunião e troca de ideias são comuns a todos os povoados humanos, em todas as civilizações e partes do mundo.

( ) Com a Revolução Industrial, as cidades cresceram exponencialmente, rompendo os limites de suas muralhas medievais e se espalhando pelo campo. Muitos de nossos problemas contemporâneos têm suas raízes nesse enorme crescimento e nos veículos que foram desenvolvidos para nos servir – do trem a vapor ao automóvel.

Alternativas
Q1323632 Arquitetura

A predominância local do tipo de abóbada celeste permite a aplicação de estratégias diferenciadas de aproveitamento de luz diurna em um recinto urbano. Para isso, a Comisión Internacional de Iluminación (CIE) baseada em medições de iluminância da abóbada celeste estabeleceu três tipos de distribuição de luminâncias no céu. A respeito dos tipos de distribuição de luminâncias, analisar os itens abaixo:


I. No modelo céu de brilho, apresenta-se uma distribuição de luminância não uniforme, os valores máximos de luminância se encontram nas proximidades do sol (circunsolar) e as mínimas (a parte mais escura do céu) se encontram a 90° da posição do sol.

II. No modelo céu nublado, mostra-se que a luminância varia com a elevação para zenit (o zenit possui luminância aproximadamente 3 vezes maior que o horizonte). Nesse tipo de céu, o processo de transferência da radiação solar através das nuvens produz luz branca por mistura de cores. Se a atmosfera estiver poluída, a aparência da cor é amarelada.

III. No modelo céu claro, representa-se um céu com valores constantes de iluminância em todas as direções, e sua distribuição de luminância é uniforme, a maior claridade se encontra na parte do céu mais próxima ao horizonte.


Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas
Q1323633 Arquitetura

Sobre alguns comandos do programa AutoCAD, analisar os itens abaixo:


I. O comando xline edita múltiplas linhas paralelas.

II. O comando qdim é útil na criação de uma série de cotas de linhas de base ou na cotagem de uma série de círculos e arcos.

III. O comando rulesurf cria uma superfície a partir da união de duas curvas definidas previamente pelo usuário.


Estão CORRETOS:

Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: D
4: A
5: D
6: D
7: A
8: B
9: D
10: A
11: A
12: C