Questões de Concurso Público Prefeitura de Portão - RS 2019 para Assistente Social
Foram encontradas 12 questões
Em conformidade com a Lei nº 8.662/1993, sobre algumas atribuições privativas do Assistente Social, analisar os itens abaixo:
I. Dirigir e coordenar associações, núcleos, centros de estudo e de pesquisa em Serviço Social.
II. Realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de doenças e tratamentos psiquiátricos.
III. Planejar, organizar e administrar programas e projetos em Unidade de Serviço Social.
Estão CORRETOS:
Segundo a Lei nº 8.742/1993 - LOAS, a organização da Assistência Social tem como base algumas diretrizes. Com base nisso, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
______________ político-administrativa para os Estados, o Distrito Federal e os Municípios e comando __________ das ações em cada esfera de governo.
De acordo com a Lei nº 8.662/1993, em relação aos princípios fundamentais, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo.
( ) Defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida.
( ) Respeitar os princípios da livre iniciativa e da livre empresa, enfatizando a valorização das atividades da microeconomia sem desvinculá-la da macroeconomia, como forma de fortalecimento do país.
( ) Exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, defendendo direitos, bens e interesses de clientes, instituições e sociedade sem abdicar de sua dignidade, prerrogativas e independência profissional.
Em conformidade com a NOB/SUAS/2012, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar os respectivos Planos de Assistência Social a cada ____ anos, de acordo com os períodos de elaboração do Plano Plurianual - PPA.
Considerando-se a Política Nacional de Assistência Social, sobre as proteções afiançadas por ela, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Proteção Social Especial de Alta Complexidade.
(2) Proteção Social Especial de Média Complexidade.
(3) Proteção Social Básica.
( ) Oferece atendimentos às famílias e aos indivíduos com seus direitos violados, mas cujos vínculos familiar e comunitário não foram rompidos.
( ) Garante proteção integral - moradia, alimentação, higienização e trabalho protegido para famílias e indivíduos que se encontram sem referência e/ou em situação de ameaça, necessitando ser retirados de seu núcleo familiar e/ou comunitário.
( ) Potencializa a família como unidade de referência, fortalecendo seus vínculos internos e externos de solidariedade através do protagonismo de seus membros e da oferta de um conjunto de serviços locais que visam à convivência, à socialização e ao acolhimento, em famílias cujos vínculos familiar e comunitário não foram rompidos, bem como a promoção da integração ao mercado de trabalho.
Em conformidade com a exposição de YAZBEK, sobre a seguridade social brasileira, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
Não podemos esquecer as ambiguidades que marcaram o contexto de emergência da seguridade social brasileira, que surge no país na contraditória dinâmica e impacto das _____________________, que colocam em andamento processos desarticuladores, de desmontagem e retração de direitos e investimentos públicos no campo social.
Em conformidade com MOTA, sobre a Política Nacional de Assistência Social que institui o Sistema Único de Assistência Social, no que se refere à organização da rede socioassistencial, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE :
Um desafio colocado para os assistentes sociais é compreender o significado político desse processo, pois se trata de um movimento que hipoteca o funcionamento da política de Assistência Social à existência de parcerias com o setor privado. Essas parcerias implicam na coexistência de duas lógicas distintas: a do setor públicoestatal e a do setor privado, ainda que sem fins lucrativos. Aliás, como discorre Montano (2002), esse é um novo mecanismo presente na atual dinâmica das _________________. Desta direção, exige-se do profissional uma consciência crítica desse fenômeno, posto que dependerá da sua capacidade de articulação e negociação com os gestores municipais e das entidades socioassistenciais a possibilidade de formação e organização da referida rede socioassistencial.
Considerando-se a obra de BAPTISTA sobre o Planejamento Social, especialmente no que se refere à análise das alternativas de intervenção, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O pensamento em grupo é uma boa maneira para levantar um maior e mais variado número de hipóteses de alternativas de intervenção, por meio do exercício de tempestade de ideias, de discussão dos aspectos e de recorrência a pessoas afins com o problema tratado.
( ) Quanto mais homogêneo for o grupo participante no levantamento de alternativas preliminares, quanto ao tipo de profissionais e/ou quanto ao grupo social a que pertencem, maior a probabilidade de abordagens diferentes em vista de resultados comuns.