Questões de Concurso Público Prefeitura de Cascavel - PR 2020 para Agente de Combate às Endemias

Foram encontradas 19 questões

Q1767854 Saúde Pública
Em 1988, por ocasião da promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil, foi instituído, no país, o Sistema Único de Saúde (SUS). Sobre o SUS, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O SUS começou a oferecer somente aos cidadãos brasileiros de menor escolaridade e condição social o acesso integral, universal e gratuito a serviços de saúde. ( ) Além da realização de consultas, exames e internações, o SUS também promove campanhas de vacinação e ações de vigilância sanitária, como fiscalização de alimentos e registro de medicamentos. ( ) No SUS, a saúde é vista como “ausência de doença”, os esforços e as políticas implementadas são voltadas exclusivamente para o tratamento das doenças.
Alternativas
Q1767855 Saúde Pública
Em relação à vigilância e às prioridades em saúde, estão incluídas, no conceito de Vigilância em Saúde, as ações de vigilância:
I. Das doenças transmissíveis. II. Das doenças e agravos não transmissíveis. III. Ambiental em saúde. IV. Da saúde do trabalhador.
Estão CORRETOS:
Alternativas
Q1767856 Saúde Pública
Segundo os fundamentos e as diretrizes da Atenção Básica, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1767857 Saúde Pública
Sobre as ações de saúde realizadas na Atenção Básica, analisar os itens abaixo:
I. Acompanhamento de pré-natal de baixo risco. II. Primeiro atendimento às crises hipertensivas e outras complicações. III. Fornecimento de medicamentos e de métodos anticoncepcionais. IV. Realização ou referência para exame citopatológico.
Estão CORRETOS:
Alternativas
Q1767858 Saúde Pública
Sobre a organização, a direção e a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), analisar a sentença abaixo:
As ações e os serviços de saúde, executados pelo SUS, seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente (1ª parte). É vedado aos Municípios constituir consórcios para desenvolver em conjunto as ações e os serviços de saúde que lhes correspondam (2ª parte). Serão criadas comissões intersetoriais de âmbito nacional, subordinadas ao Conselho Nacional de Saúde, integradas pelos Ministérios e órgãos competentes e por entidades representativas da sociedade civil (3ª parte).
A sentença está:
Alternativas
Q1767859 Saúde Pública
Em relação à Estratégia de Saúde da Família (ESF), analisar os itens abaixo:
I. A saúde da família está no primeiro nível de atenção no SUS e é considerada uma estratégia primordial para a organização e o fortalecimento da Atenção Básica. II. Uma ESF é responsável pela saúde de toda a população de um Estado, independentemente da quantidade de pessoas. III. É composta por equipe multiprofissional que pode conter Médicos, Enfermeiros, Técnicos em Enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde.
Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas
Q1767860 Saúde Pública
Sobre a notificação compulsória, assinalar a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1767861 Saúde Pública
Em relação às atribuições específicas do Agente de Combate às Endemias (ACE) nas ações de vigilância em saúde, assinalar a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1767862 Saúde Pública
Em relação à coleta de dados para realização da notificação de doenças e agravos, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
________________ é o documento básico de coleta de dados, que inclui dados sobre a identificação e a localização do estabelecimento notificante, identificação, características socioeconômicas, local da residência do paciente e identificação do agravo notificado. É utilizada para notificar um caso a partir da _______ do agravo, devendo ser encaminhada para digitação após o seu preenchimento.
Alternativas
Q1767863 Saúde Pública
Em relação ao fluxo de transmissão da febre amarela urbana, assinalar a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1767864 Saúde Pública
Considerando-se o desenvolvimento e o ciclo de vida do Aedes aegypti, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Ovo. (2) Larva. (3) Pupa. (4) Adulto.
( ) Quando inativo(a), se mantém flutuando na superfície da água. Dura, geralmente, de dois a três dias. É composto(a) por cefalotórax e abdômen. ( ) Fica nas paredes internas dos depósitos que servem como criadouros, próximos à superfície da água. É branco(a), mas, rapidamente, adquire a cor negra brilhante. ( ) É a fase reprodutora. É escuro, com faixas brancas nas bases dos segmentos tarsais e um desenho em forma de lira no mesonato. ( ) É o período de alimentação e crescimento. Sua duração depende da temperatura e da disponibilidade de alimento. É composta por cabeça, tórax e abdômen.
Alternativas
Q1767865 Saúde Pública
Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
O(A) ____________ consiste basicamente na pesquisa regular para detecção de focos de Aedes aegypti, sendo desenvolvida por meio de diversas estratégias.
Alternativas
Q1767866 Saúde Pública
Segundo o Manual de Normas Técnicas - Instruções para Pessoal de Combate ao Vetor, em relação aos larvicidas utilizados na rotina do Plano de Erradicação do Aedes aegypti (PEAa), marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O larvicida Metoprene é um inseticida biológico que poderá ser utilizado de maneira rotativa com o temephós, evitando o surgimento de resistência das larvas a estes produtos. ( ) O temephós granulado a 1% possui baixa toxicidade (empregado em dose inócua para o homem, mas letal para as larvas). ( ) Tanto o temephós quanto o Bacillus turinghiensis israelensis (BTI) e o BTI metoprene são agentes de controle de mosquitos aprovados para uso em água de consumo humano.
Alternativas
Q1767867 Saúde Pública
Em relação à pesquisa entomológica, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
O(s)/A(s) ___________ são depósitos geralmente feitos de barro ou de pneus usados, dispostos em locais considerados porta de entrada do vetor adulto, tais como portos fluviais ou marítimos, aeroportos, terminais rodoviários, ferroviários e de carga, etc. Não deve(m) ser instalado(s)/a(s) em locais onde existam outras opções para a desova do Aedes aegypti.
Alternativas
Q1767868 Saúde Pública
Considerando-se os tipos de tratamento contra vetores, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Residual. (2) Espacial. (3) Focal.
( ) Refere-se às ações de eliminação de larvas em criadouros, usando larvicida. ( ) Consiste em colocar gotículas pulverizadas do inseticida na massa de ar. ( ) Atua por contato com o inseto e por meio da aplicação de grandes partículas do inseticida, que ofereçam estabilidade química. O objetivo é atingir o mosquito adulto que pousar na área tratada.
Alternativas
Q1767869 Saúde Pública
Em relação ao reconhecimento geográfico realizado pelo Agente de Combate às Endemias, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Nos centros urbanos, onde exista numeração oficial dos imóveis, esta identificação será respeitada, devendo-se apenas numerar os quarteirões existentes. ( ) No caso de imóveis com os mesmos números na mesma rua (por exemplo: 40, 40, 40), deve-se observar o sentido de deslocamento do Agente e a numeração básica do imóvel anterior, anotando 40-2, 40-1 e 40. ( ) Na visita, o servidor iniciará a inspeção começando pela parte interna da residência, seguindo sempre pela esquerda.
Alternativas
Q1767870 Saúde Pública
Em relação ao contexto da vigilância epidemiológica da febre amarela, analisar a sentença abaixo:
A transmissão da febre amarela ocorre por meio das fezes dos triatomíneos, também conhecidos como “barbeiros” ou “chupões”. Após a picada, o vetor elimina as fezes, que penetram no orifício da picada ou através do ato de coçar (1ª parte). A ocorrência de suspeita de febre amarela deve ser notificada imediatamente e investigada o mais rapidamente possível, pois se trata de uma doença grave e de notificação compulsória (2ª parte). Na transmissão urbana da febre amarela, o Aedes aegypti é o principal vetor e, em ambientes silvestres, os Haemagogus e Sabethes (3ª parte).
A sentença está:
Alternativas
Q1767871 Saúde Pública
Em relação aos procedimentos de segurança, sobre os tipos de controle vetorial, assinalar a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1767872 Saúde Pública
Em relação às ações de vigilância epidemiológica, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
O(A) _________ é a comunicação da ocorrência de determinada doença ou agravo à saúde, feita ao(à) _____________, por profissionais de saúde ou por __________, para fins de adoção de medidas de intervenção pertinentes.
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: D
4: E
5: C
6: D
7: C
8: D
9: A
10: B
11: D
12: A
13: B
14: E
15: B
16: A
17: C
18: D
19: D