Questões de Concurso Público Prefeitura de Cascavel - PR 2020 para Farmacêutico
Foram encontradas 18 questões
(1) Medicamento fitoterápico tradicional. (2) Medicamento fitoterápico novo. (3) Medicamento fitoterápico similar.
( ) Aquele cuja eficácia, segurança e qualidade sejam comprovadas cientificamente junto ao órgão federal competente, por ocasião do registro, podendo servir de referência para o registro de similares. ( ) Aquele elaborado a partir de planta medicinal de uso alicerçado na tradição popular, sem evidências, conhecidas ou informadas, de risco à saúde do usuário, cuja eficácia é validada através de levantamentos etnofarmacológicos e de utilização, documentações tecnocientíficas ou publicações indexadas. ( ) Aquele que contém as mesmas matérias-primas vegetais, na mesma concentração de princípio ativo ou marcadores, utilizando a mesma via de administração, forma farmacêutica, posologia e indicação terapêutica de um medicamento fitoterápico considerado como referência.
I. Na centralização da gestão. II. Na promoção do uso racional de medicamentos. III. Na otimização e na eficácia do sistema de distribuição no setor público. IV. No desenvolvimento de iniciativas que possibilitem a redução dos preços dos produtos, viabilizando, inclusive, o acesso da população aos produtos no âmbito privado.
Estão CORRETOS:
A ação do Farmacêutico deve pautar-se pelos princípios éticos que regem o seu exercício profissional, especialmente propaganda, publicidade, promoção de medicamentos, relação com paciente, colegas e outros profissionais de saúde. Deve ser assegurado o princípio da livre escolha da farmácia e do Farmacêutico pelo usuário (1ª parte). Cabe ao Farmacêutico diretor técnico a garantia do cumprimento da legislação em vigor, das normas éticas dentro e fora da farmácia, no estrito cumprimento dos atos inerentes ao Farmacêutico e com vista a adequar a qualidade do serviço com as necessidades do paciente. A prestação deste serviço, por parte do Farmacêutico, na farmácia e drogaria, é obrigatória (2ª parte). O Farmacêutico diretor técnico, pela farmácia prestadora de assistência farmacêutica domiciliar, deve articular-se com outros colegas no sentido de proporcionar a melhor assistência possível ao atendimento dos usuários. As informações e as condições da prestação dessa assistência devem ser dadas à população tendo, em atenção, os princípios gerais e as normas específicas estipuladas, de forma a não afetar a dignidade profissional dos farmacêuticos. A remuneração da prestação dessa assistência é facultativa (3ª parte).
A sentença está:
( ) A farmácia deve manter um "Kit" de derramamento identificado e disponível em todas as áreas onde são realizadas atividades de manipulação, armazenamento e transporte. ( ) Deve ser assegurado que as luvas estéreis sejam trocadas no mínimo a cada 24 horas de trabalho de manipulação. ( ) O acesso de pessoas às áreas de preparação de formulações estéreis deve ser restrito aos operadores diretamente envolvidos.
( ) Os referenciais práticos dos cursos de formação complementar poderão ser realizados na modalidade presencial ou à distância. ( ) Se o Farmacêutico tiver o curso de Suporte Básico de Vida atualizado, ele não precisará realizar os outros referenciais dispostos nessa resolução. ( ) O Farmacêutico deverá afixar, no local de prestação do serviço de vacinação, declaração emitida pelo Conselho Regional de Farmácia da sua jurisdição, que ateste sua identificação e aptidão. ( ) Recomenda-se que o Farmacêutico realize, no mínimo, atualização anual relativa aos conteúdos teóricos afins ao serviço de vacinação pelo Farmacêutico e ao Programa Nacional de Imunização.
De acordo com a Resolução nº 679/2019, são atribuições gerais do Farmacêutico, entre outras:
I. Implantar ou implementar o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e as Boas Práticas de Armazenagem e/ou Distribuição nos referidos estabelecimentos, com o fim de minimizar os riscos à qualidade dos produtos e dos insumos farmacêuticos mencionados nessa resolução e seus possíveis impactos oriundos da(s) etapa(s) da movimentação logística.
II. Indicar as adequações técnicas e/ou de infraestrutura do estabelecimento necessárias para o cumprimento do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e das Boas Práticas de Armazenagem e/ou Distribuição.
III. Manter visíveis e disponíveis as licenças vigentes, atualizadas e de fácil acesso à fiscalização.
Está(ão) CORRETO(S):
I. A hora da coleta, o tipo de amostra de sangue e a técnica laboratorial empregada devem ser cuidadosamente observados para garantir a correta interpretação dos resultados. II. Embora as concentrações sanguíneas de muitos fármacos cheguem ao ponto máximo 1-2 horas após a administração oral (nível de pico), fatores como absorção lenta ou diminuída podem retardar significativamente o tempo no qual as concentrações máximas são alcançadas no sangue. III. Com poucas exceções, as amostras de sangue devem ser obtidas no nível de vale, ou seja, imediatamente antes da dose seguinte, de forma a apresentar menor probabilidade de serem influenciados pela absorção ou por problemas de distribuição. IV. Em geral, a concentração, no nível de pico, é útil na avaliação da toxicidade e, no nível de vale, para demonstrar a concentração terapêutica satisfatória. Em ambos os casos, o momento da coleta e o horário da última dose devem ser informados junto com o resultado para garantir a correta interpretação.
Estão CORRETOS:
( ) A gonorreia, nos homens, é diagnosticada pelo achado de diplococo gram-negativo típico no interior de leucócitos fagocíticos em esfregaço corado de pus da uretra. ( ) A maioria das mulheres infectadas mostram sintomas óbvios após um período de incubação de apenas alguns dias, e a coloração de Gram de exsudatos é confiável para o diagnóstico de gonorreia tanto nas mulheres quanto nos homens. ( ) O diagnóstico também pode ser feito através de testes rápidos que utilizam anticorpos monoclonais contra antígenos de superfície dos gonococos para detectar N. gonorrhoeae no pus uretral ou em esfregaços cervicais.
Com relação às técnicas laboratoriais comumente utilizadas em imunologia, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Radioimunoensaio (RIA).
(2) Ensaio imunossorvente ligado à enzima (ELISA).
(3) Western blotting.
( ) O antígeno ou anticorpo é acoplado covalentemente a uma enzima, podendo ser quantificado pela determinação, com um espectrofotômetro, da taxa na qual a enzima converte um substrato límpido em um produto colorido.
( ) Teste usado para identificar e determinar a quantidade relativa e o peso molecular de uma proteína dentro de uma mistura de proteínas ou outras moléculas.
( ) O antígeno ou anticorpo é marcado com um
radioisótopo, podendo ser quantificado por
instrumentos que detectam os eventos de decaimento
radioativo.
I. A maioria dos casos de cistite deve-se a infecções por E. coli, as quais podem ser identificadas com o cultivo em meio diferencial, como o ágar MacConkey. II. Em casos não tratados, a cistite pode progredir para pielonefrite, a inflamação de um ou ambos os rins. III. A pielonefrite geralmente resulta em bacteremia; culturas sanguíneas e uma coloração de Gram da urina para a identificação da presença de bactérias são estratégias úteis no diagnóstico.
Está(ão) CORRETO(S):
( ) A insulina solúvel é utilizada por via intravenosa no tratamento de emergências diabéticas hiperglicêmicas. ( ) Os pacientes portadores de diabetes tipo 1 necessitam de tratamento com insulina em longo prazo. ( ) Utiliza-se a insulina no tratamento em curto prazo de pacientes portadores de diabetes tipo 2 ou com intolerância a glicose durante eventos intercorrentes.
Sobre os principais efeitos dos benzodiazepínicos, analisar os itens abaixo:
I. Redução da ansiedade e da agressão.
II. Indução do sono.
III. Aumento do tônus muscular.
Está(ão) CORRETO(S):
(1) Lauril sulfato de sódio. (2) Cloreto de sódio. (3) Solução de ácido cítrico.
( ) Tensoativo aniônico. ( ) Espessante. ( ) Acidulante.
I. No processo de hidrólise, o fármaco interage com moléculas de água, podendo haver decomposição do fármaco. II. O ácido acetilsalicílico, ao combinar-se com uma molécula de água, hidrolisa-se em uma molécula de ácido salicílico e uma molécula de ácido acético. III. Ésteres, amidas substituídas, lactonas e anéis lactâmicos são suscetíveis ao processo hidrolítico. IV. Penicilinas e cefalosporinas não são suscetíveis à hidrólise.
Estão CORRETOS: