Questões de Concurso Público Prefeitura de Cascavel - PR 2020 para Médico Psiquiatra

Foram encontradas 24 questões

Q1767424 Psiquiatria
A obesidade infantil é uma questão crescente no Brasil e no mundo, preocupando não somente os pais e responsáveis, mas também as organizações de saúde. Sobre a obesidade infantil, analisar os itens abaixo:
I. Crianças com obesidade têm mais risco de desenvolver doenças em articulações e ossos, diabetes e problemas cardíacos na vida adulta. II. Caracteriza-se por uma disfunção ocasionada pelo excesso de peso em crianças de 12 a 18 anos. III. O tratamento para a obesidade infantil deve passar por alguns campos importantes. A mudança no estilo de vida consiste em um deles. Na verdade, trata-se do pilar fundamental para reduzir peso e melhorar a saúde.
Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas
Q1767425 Psiquiatria
Em relação aos conhecimentos farmacológicos, sobre a bromocriptina, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
O alcaloide do mesilato de bromocriptina é de ação rápida, ____________ do receptor da dopamina, sendo que esta suprime a secreção de prolactina. Quando se deseja a gravidez, esse medicamento é _______________.
Alternativas
Q1767426 Psiquiatria
Em relação aos sintomas depressivos e à eletroconvulsoterapia, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A eletroconvulsoterapia é um dos tratamentos mais eficazes para depressão refratária. ( ) Gestantes com depressão grave são uma possível indicação de eletroconvulsoterapia. ( ) A eletroconvulsoterapia é um tratamento arcaico, o qual não tem mais espaço na atual psiquiatria moderna.
Alternativas
Q1767427 Psiquiatria
Paciente masculino, 21 anos, chega à consulta psiquiátrica acompanhado de sua mãe. Ela relata que o filho não tem amigos íntimos, mostra-se indiferente a elogios e não demonstra alegria em realizar atividades prazerosas, como ir a festas ou viajar nas férias. O paciente refere que prefere atividades solitárias e que nunca teve um relacionamento amoroso, demonstrando um desinteresse em ter experiências sexuais. Diante desse quadro clínico, a principal hipótese diagnóstica para esse paciente é o transtorno de personalidade:
Alternativas
Q1767428 Psiquiatria

Sobre prevalência e incidência, analisar os itens abaixo:


I. Prevalência é a fração de um grupo de pessoas que possui uma condição ou desfecho clínico em um dado ponto no espaço.

II. Incidência é a fração ou a proporção de um grupo de pessoas inicialmente livres do desfecho de um interesse e que o desenvolvem durante um determinado período de tempo.

III. A prevalência é medida por meio do levantamento de uma população definida, na qual se averigua quem tem ou não tem a condição de interesse.

IV. A incidência se refere a velhos casos da doença que ocorrem em uma população a princípio livre da doença, ou novos desfechos, como sintomas ou complicações, em pacientes com a doença e que incialmente não tinham esses problemas.


Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas
Q1767429 Psiquiatria
Em relação ao Transtorno de Humor Bipolar, analisar os itens abaixo:
I. O Transtorno de Humor Bipolar tipo I tem prevalência igual entre homens e mulheres. II. Mulheres têm taxa maior de ciclagem rápida em relação aos homens. III. Quando episódios maníacos ocorrem em mulheres, possuem maior probabilidade de se apresentar em quadro misto.
Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas
Q1767430 Psiquiatria
Na psiquiatria geriátrica, os conceitos de transtorno mental primário, secundário ou associado a uma doença clínica fazem parte do dia a dia da formulação diagnóstica. Em relação aos problemas psiquiátricos nos idosos, analisar os itens abaixo:
I. O grande número de alterações no sistema nervoso central, decorrentes do envelhecimento, leva a um exame crítico das aparentes dicotomias entre neurodegeneração normal e anormal. II. Delirium é o distúrbio mais comum em pacientes idosos hospitalizados, mas, muitas vezes, não é identificado e tratado adequadamente. III. A perda neuronal e a hipótese de que não há novos neurônios em formação no cérebro adulto têm se mostrado mais flexíveis do que se imaginava há algum tempo, e cada vez mais se comprova que existe neuroplasticidade no cérebro do adulto e no do idoso.
Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas
Q1767431 Psiquiatria
Assim como a posição esquizoparanoide caracteriza-se pela dissociação do todo em partes, a posição depressiva, bem pelo contrário, consiste na unificação e na integração das partes do sujeito que estão esplitadas e dispersas. A obtenção dessa posição depressiva, por parte da criança, é fundamental para o seu crescimento psíquico e, isso, implica uma série de condições. Em relação ao exposto, analisar os itens abaixo:
I. A relação do lactente com a mãe provedora do alimento físico (leite) e emocional (calor, amor, paz) é fundamental, porquanto a introjeção dela (representada por um “seio bom”, fonte de gratificação) determinará, ou não, a formação de núcleos básicos de confiança. II. O progressivo processo da capacidade simbólica é que vai possibilitar a formação da linguagem verbal, dos jogos e brinquedos, assim como a formação dos sonhos, em uma escalada crescente, até́ atingir a capacidade do pensamento abstrato. III. Os mecanismos esquizoparanoides atingem a posição depressiva, o que pode ser medido pelos seguintes requisitos: ele deve ser capaz de reconhecer o seu quinhão de responsabilidades e de eventuais culpas, conceder uma autonomia aos seus objetos necessitados e suportar uma separação parcial deles.
Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas
Q1767432 Psiquiatria
O flurazepam é rapidamente absorvido no Trato Gastrintestinal (TGI), apresentando alta taxa de ligação proteica (97%). Em relação a esse psicofármaco, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O início da ação ocorre entre 15 e 45 minutos após a ingestão, e a eficácia máxima, como hipnótico, é atingida depois de 2 a 3 dias. ( ) Dentre as reações adversas mais comuns estão: sonolência diurna, hipocinesia, comprometimento da memória, cefaleia, ataxia, déficit de atenção, disartria, tontura. ( ) Tem como principal contraindicação a insônia.
Alternativas
Q1767433 Psiquiatria
Considerando-se o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), sobre as características essenciais que definem os transtornos psicóticos, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Delírios. (2) Alucinação. (3) Desorganização do Pensamento.
( ) São experiências semelhantes à percepção que ocorre sem um estímulo externo. São vívidas e claras, com toda a força e o impacto das percepções normais, não estando sob controle voluntário. ( ) O discurso do indivíduo pode mudar de um tópico a outro (descarrilamento ou afrouxamento das associações). As respostas a perguntas podem ter uma relação oblíqua ou não ter relação alguma (tangencialidade). ( ) São crenças fixas, não passíveis de mudança à luz de evidências conflitantes. Seu conteúdo pode incluir uma variedade de temas.
Alternativas
Q1767434 Psiquiatria
Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), sobre os transtornos depressivos, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Uma forma mais crônica de depressão, o transtorno depressivo persistente (Distimia) pode ser diagnosticado quando há perturbação do humor contínuo por, pelo menos, dois anos em adultos e um ano em crianças. ( ) O luto pode induzir grande sofrimento, por isso sempre costuma provocar um episódio de transtorno depressivo maior. Quando ocorrem em conjunto, os sintomas depressivos e o prejuízo funcional tendem a ser menos graves e o prognóstico é melhor se comparado com o luto, que não é acompanhado de transtorno depressivo maior. ( ) Um grande número de substâncias de abuso, alguns medicamentos e diversas condições médicas podem estar associados a fenômenos semelhantes à depressão. Esse fato é reconhecido nos diagnósticos de transtorno depressivo induzido por substância/medicamento e de transtorno depressivo devido à outra condição médica.
Alternativas
Q1767435 Psiquiatria
Assinalar a alternativa que apresenta um exemplo de Transtorno de Personalidade pertencente ao Cluster A:
Alternativas
Q1767436 Psiquiatria

Em relação aos estágios de desenvolvimento, analisar os itens abaixo:


I. O estágio 4 corresponde ao período de latência em Freud.

II. A fase da “Identidade versus Difusão de papéis” se dá do nascimento até o primeiro ano de vida.

III. O Estágio 3 da “Iniciativa versus Culpa” é relacionado à idade dos 3 aos 5 anos.

IV. A “Geratividade versus Estagnação” é relacionada à idade dos 40 aos 65 anos.


Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas
Q1767438 Psiquiatria
No contexto de alucinação, delírio, desorganização de comportamento ou de discurso, toda a investigação de história clínica e exame físico e psíquico deve buscar diagnósticos diferenciais, com o auxílio das informações fornecidas pelos acompanhantes. Em relação a alucinações e delírios, analisar a sentença abaixo:
As condições neurológicas que mais comumente podem estar associadas a alucinações ou delírios são doença de Alzheimer, doença de Parkinson, doença de Huntington, entre outras (1ª parte). As condições médicas gerais que mais comumente podem estar associadas a alucinações e delírios são neoplásicas, intoxicação externa por metais, nutrometabólicas, endocrinológicas e infecciosas (2ª parte). Além das condições clínico-neurológicas associadas, existe uma longa lista de medicações, bem como algumas drogas ilícitas, que podem estar implicadas em quadros alucinatórios, delirantes, de agitação e mesmo delirium (3ª parte).
A sentença está:
Alternativas
Q1767439 Psiquiatria
Emergência Psiquiátrica (EP) define-se como qualquer distúrbio agudo de pensamento, humor, comportamento ou relacionamento social, referido pelo paciente, pela família ou pela comunidade e que requer uma intervenção imediata. Em relação à avaliação do paciente na emergência psiquiátrica, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A primeira prioridade é garantir a segurança. ( ) A segunda prioridade é realizar a avaliação efetiva. ( ) A terceira prioridade é facilitar a intervenção adequada.
Alternativas
Q1767440 Psiquiatria
Diante do largo espectro clínico dos estados depressivos, torna-se indispensável que se reconheça a distinção que há entre melancolia, luto e tristeza. Em relação ao estado psíquico próprio e diferenciado de cada um desses estados depressivos, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Tristeza. (2) Luto. (3) Melancolia.
( ) Corresponde a um período necessário para a elaboração da perda de um objeto amado que foi introjetado no ego, sem maiores conflitos. ( ) Diz respeito à introjeção do objeto perdido (por morte, abandono etc.) que se processou de forma muito ambivalente e conflitada. Essa “sombra” pode estar absorvida no próprio núcleo do ego e aí permanecer por toda a vida, assim constituindo-se em um luto patológico crônico. ( ) Indica um estado de humor afetivo que pode estar presente ou não nos estados depressivos.
Alternativas
Q1767441 Psiquiatria
Sobre os mecanismos de defesa sublimação e repressão, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A sublimação e a repressão são exatamente opostas em caráter. ( ) A sublimação é integrativa e a repressão é desintegrativa. ( ) A sublimação é regressiva e a repressão é progressiva.
Alternativas
Q1767442 Psiquiatria
São afecções ligadas com o “pensamento operatório”, por onde os arranjos da personalidade encontram na via somática a principal saída para as situações conflituais:
I. Transtorno da libido. II. Conversão (histérica). III. Neurose atual. IV. Psicossomatose.
Está CORRETO:
Alternativas
Q1767443 Psiquiatria

Sobre a esquizofrenia e outros transtornos psicóticos, analisar os itens abaixo:


I. O transtorno psicótico breve dura mais de um mês e remite em um ano.

II. No transtorno esquizofreniforme, um episódio de humor e sintomas da fase ativa da esquizofrenia ocorrem concomitantemente, tendo sido antecedidos ou seguidos de, pelo menos, duas semanas de delírios ou alucinações, sem sintomas proeminentes de humor.

III. O transtorno esquizoafetivo caracteriza-se por uma apresentação sintomática equivalente à da esquizofrenia, exceto pela duração (menos de seis meses) e pela ausência de exigência de declínio funcional.

IV. A esquizofrenia dura, pelo menos, seis meses, incluindo ao menos um mês de sintomas da fase ativa.


Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas
Q1767444 Psiquiatria

É um inibidor seletivo da recaptação de serotonina (5- HT):


I. Duloxetina.

II. Dissulfiram.

III. Escitalopram.

IV. Estazolam.


Está CORRETO:

Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: B
5: B
6: E
7: E
8: E
9: A
10: C
11: C
12: E
13: C
14: A
15: B
16: C
17: C
18: D
19: B
20: C