Questões de Concurso Público Prefeitura de Cascavel - PR 2020 para Técnico em Farmácia
Foram encontradas 14 questões
I. Gerenciar o processo de aquisição de ferramentas e instrumentos médicos. II. Garantir condições adequadas para o armazenamento de medicamentos. III. Articular a integração com serviços, profissionais de saúde, áreas interfaces, coordenação dos programas, entre outras.
Está(ão) CORRETO(S):
A seleção é um processo de escolha de medicamentos eficazes e seguros, imprescindíveis ao atendimento das necessidades de uma dada população (1ª parte). O processo de seleção tem como base as doenças prevalentes, com a finalidade de garantir uma terapêutica medicamentosa de qualidade nos diversos níveis de atenção à saúde (2ª parte). Entre vários fatores, torna-se imperativo estabelecer prioridades, selecionando-se medicamentos seguros, eficazes e que atendam as reais necessidades da população, o que resultará em benefícios terapêuticos e econômicos, além de diminuir a promoção do uso racional de medicamentos (3ª parte).
A sentença está:
A assistência farmacêutica no SUS englobará as atividades de seleção, programação, aquisição, armazenamento e distribuição, controle da qualidade e utilização – nesta compreendida a ________________ – o que deverá favorecer a permanente disponibilidade dos produtos, segundo as necessidades da população, identificadas com base em critérios _____________.
I. As farmácias que mantêm filiais devem possuir laboratórios de manipulação funcionando em todas elas. II. São permitidas filiais ou postos exclusivamente para coleta de receitas. III. A farmácia pode centralizar a manipulação de determinados grupos de atividades em sua matriz ou em qualquer uma de suas filiais.
Está(ão) CORRETO(S):
(1) Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica. (2) Componente Básico da Assistência Farmacêutica. (3) Componente Especializado da Assistência Farmacêutica.
( ) Uma das estratégias de acesso aos medicamentos no âmbito do SUS, que busca garantir a integralidade do tratamento medicamentoso, em nível ambulatorial, para algumas situações clínicas, principalmente agravos crônicos, com custos de tratamento mais elevados ou de maior complexidade. ( ) Destina-se à garantia do acesso a medicamentos e insumos para controle de doenças e agravos específicos com potencial impacto endêmico, muitas vezes relacionadas a situações de vulnerabilidade social e pobreza. ( ) Constituído por uma relação de medicamentos e uma de insumos farmacêuticos voltados aos principais agravos e programas de saúde da Atenção Básica.
No armazenamento temporário e externo de RSS, é vedado manter os sacos acondicionados dentro de coletores com a tampa fechada (1ª parte). O armazenamento temporário pode ser dispensado no caso em que o fluxo de recolhimento e transporte justifique (2ª parte). RSS de fácil putrefação devem ser submetidos a método de conservação em caso de armazenamento por período superior a doze horas (3ª parte).
A sentença está:
I. A temperatura não exerce muita influência na estabilidade dos medicamentos, podendo seu controle ser menos rígido. II. Os medicamentos termolábeis são particularmente sensíveis à temperatura. III. Medicamentos devem ser armazenados a 25°C, sendo aceitáveis variações na faixa de 15-30°C.
Está(ão) CORRETO(S):
(1) Medicamentos de dispensação livre. (2) Medicamentos de dispensação restrita. (3) Medicamentos de dispensação controlada.
( ) Seus riscos são previsíveis e controláveis, e também são denominados medicamentos de venda livre. ( ) A presença de uma faixa vermelha na embalagem indica que estes medicamentos possuem riscos potenciais e que sua venda deve ser realizada sob prescrição médica, podendo estar impressos na embalagem: “uso sob prescrição médica” e “só pode ser vendido com retenção da receita”. ( ) Produtos cujos riscos estão associados a uma possível dependência, vendidos somente sob retenção da receita médica, sendo também conhecidos como medicamentos de tarja preta.
( ) Comprimidos revestidos visam à obtenção de uma liberação controlada da substância ativa, de modo a reduzir o número de ingestões diárias do medicamento. ( ) Soluções podem ser administradas por via oral, nasal, oftálmica, auricular ou parenteral. ( ) Supositórios são formas farmacêuticas sólidas que se dissolvem ou difundem na temperatura do corpo, permitindo a passagem de substâncias ativas rapidamente para a corrente sanguínea, obtendo-se um efeito rápido.
I. O volume de fármaco injetado não é fator determinante para a ocorrência de complicações, pois o fármaco é rapidamente absorvido pelo músculo. II. Múltiplas aplicações podem ser realizadas no mesmo local, sem que isso provoque qualquer complicação. III. O tipo de medicamento administrado é fator determinante para a severidade da dor no local.
Está(ão) CORRETO(S):
( ) O estufamento da tampa ou do frasco de um medicamento líquido indica a contaminação do produto por microrganismos. ( ) A presença de partículas sólidas em uma solução injetável não indica problemas em sua formulação, podendo ser injetada vagarosamente. ( ) As emulsões podem apresentar aspecto homogêneo, assim como um aspecto em que as fases encontram-se separadas, sendo ambos considerados aptos para o uso.
(1) Erro com medicamento deteriorado. (2) Erro intencional de autoridade. (3) Erro com a via. (4) Erro intencional de omissão.
( ) Administração deliberada de um medicamento não prescrito a um paciente. ( ) Administração de um medicamento pela via incorreta. ( ) Administração de fármaco com validade expirada ou inadequadamente armazenado. ( ) Administração deliberada ou a não administração de um medicamento prescrito a um paciente.
( ) A presença de partículas sólidas em soluções injetáveis constitui um grande risco caso esse medicamento seja administrado. ( ) No caso de suspensões, é normal que as partículas do fármaco fiquem dispersas no veículo por poucos segundos, voltando a se depositarem no fundo do frasco. ( ) A visualização do frasco ou da tampa estufados indica a contaminação das soluções por microrganismos.