Questões de Concurso Público Prefeitura de Cascavel - PR 2020 para Técnico em Laboratório - Análises Clínicas
Foram encontradas 14 questões
(---) Controle interno da qualidade: atividade de avaliação do desempenho de sistemas analíticos através de ensaios de proficiência, análise de padrões certificados e comparações interlaboratoriais. (---) Ensaio de proficiência: fase que se inicia com a solicitação da análise, passando pela obtenção da amostra e finda ao se iniciar a análise propriamente dita. (---) Fase analítica: fase que se inicia após a obtenção de resultados válidos das análises e finda com a emissão do laudo para a interpretação pelo solicitante. (---) Laudo laboratorial: documento que contém os resultados das análises laboratoriais, validados e autorizados pelo responsável técnico do laboratório ou seu substituto.
I. Atender e cadastrar pacientes. II. Proceder ao registro, à identificação, à separação, à distribuição, ao acondicionamento, à conservação, ao transporte e ao descarte de amostra ou de material biológico. III. Executar tarefas técnicas para garantir a integridade física, química e biológica do material biológico coletado. IV. Organizar arquivos e registrar as cópias dos resultados, preparando os dados para fins estatísticos.
Estão CORRETOS:
Os RSS, no estado sólido, quando não houver orientação específica, devem ser acondicionados em saco constituído de material resistente à ruptura, a vazamento e impermeável (1ª parte). Os sacos para acondicionamento de RSS do grupo A devem ser substituídos ao atingirem o limite de um terço de sua capacidade ou, então, a cada 12 horas, independentemente do volume, visando o conforto ambiental e a segurança dos usuários e profissionais (2ª parte). Os sacos que acondicionam os RSS do Grupo D não precisam ser identificados (3ª parte).
A sentença está:
(---) É utilizada para a pesquisa de bacilos álcool-ácidoresistentes, os quais são assim chamados porque são circundados por ácido micólico na parede celular que é resistente à coloração. (---) Pode ser aplicada em material colhido de lesões genitais e extragenitais. (---) Previamente à coloração, o material é colhido com auxílio de uma alça bacteriológica estéril, após ter sido escarificada a lesão. (---) É útil no diagnóstico de cancro duro.
(---) A esterilização visa à destruição de todas as formas vegetativas, exceto os esporulados, através de processos químicos e físicos. (---) A estufa realiza a esterilização através de radiação ultra violeta. (---) A autoclave é uma câmara de pressão de isolamento, na qual o vapor é usado para elevar a temperatura.
(---) As amostras de lesões sugestivas de pitiríase versicolor podem ser coletadas pressionando-se diretamente uma fita adesiva transparente sobre a lesão para a realização do exame direto. (---) Em lesões ulceradas, não é permitido o uso de álcool 70% para a realização de assepsia local. (---) Para o diagnóstico de micetoma, uma alternativa para coletar o material é a fixação de gaze sobre a lesão por 18h-24h, a fim de que sejam recuperados grãos aderidos à gaze. (---) Lesões exsudativas podem ser colhidas através de swab estéril, as quais devem ser imediatamente processadas ou acondicionadas em meio de Stuart para seu transporte até o setor de análise.
Sobre a velocidade de eritrossedimentação, também denominada VSG, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(---) O teste mensura a distância entre eritrócitos dispostos em uma coluna vertical de sangue anticoagulado sob a ação da gravidade.
(---) O resultado é expresso em mm/h.
(---) Doenças inflamatórias e reumatológicas podem resultar
em valores diminuídos de VSG.