Questões de Concurso Público Prefeitura de Santa Maria - RS 2021 para Arquiteto
Foram encontradas 16 questões
De acordo com o Código de Ética Profissional, o Arquiteto e Urbanista deve:
I. Considerar o impacto social e ambiental de suas atividades profissionais na execução de obras sob sua responsabilidade.
II. Respeitar os valores e a herança natural e cultural da comunidade na qual esteja prestando seus serviços profissionais.
III. Respeitar o conjunto das realizações arquitetônicas e urbanísticas do patrimônio histórico e artístico nacional, estadual, municipal ou de reconhecido interesse local.
Está(ão) CORRETO(S):
Em conformidade com a NBR 7229: Projeto, construção e operação de sistemas de tanques sépticos, sobre a disposição de lodo e escuma, analisar a sentença abaixo:
O lodo e a escuma removidos dos tanques sépticos em nenhuma hipótese podem ser lançados em corpos de água ou galerias de águas pluviais (1ª parte). No caso de tanques sépticos para atendimento a comunidades isoladas, deve ser prevista a implantação de leitos de secagem, projetados de acordo com a normalização específica. Estes devem estar localizados em cota adequada à disposição final ou ao retorno dos efluentes líquidos para os tanques (2ª parte). O lodo seco pode ser disposto em aterro sanitário, usina de compostagem ou campo agrícola, sendo que, neste último, só quando ele é voltado ao cultivo de hortaliças, frutas rasteiras e legumes consumidos crus (3ª parte).
A sentença está:
De acordo com a NBR 8160: Sistemas Prediais de Esgoto Sanitário - Projeto e Execução, considerando-se os componentes do subsistema de coleta e transporte de esgoto sanitário, os aparelhos sanitários a serem instalados no sistema de esgoto sanitário devem:
I. Permitir contaminação da água potável.
II. Possibilitar acesso e manutenção adequados.
III. Oferecer ao usuário um conforto adequado à finalidade de utilização.
Está(ão) CORRETO(S):
Considerando-se a NBR 9077: Saídas de emergência em edifícios, analisar os itens abaixo:
I. Os acessos podem ser constituídos por corredores, passagens, vestíbulos, balcões, varandas e terraços.
II. Bocel ou nariz do degrau é a borda saliente do degrau sobre o espelho, arredondada inferiormente ou não.
III. Um lanço de escada nunca pode ter menos de três degraus, nem subir altura superior a 3,70m.
Estão CORRETOS:
Considerando-se a NBR 12722: Discriminação de serviços para construção de edifícios, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Na fase de estudos preliminares, ocorre a escolha de lugar. Essa fase também pode ser entendida como “fase de planejamento do empreendimento”.
( ) Na fase de construção, é realizada a análise da viabilidade técnico-econômico-financeira do empreendimento.
( ) Os estudos geotécnicos consistem, no mínimo, em sondagem de reconhecimento.
De acordo com a imagem abaixo, analisar os itens a seguir:
I. A imagem refere-se a um sistema de proporcionalidade
que serve para organizar as dimensões daquilo que
contém e daquilo que é contido para projetar em
arquitetura. Esta ferramenta de medição é baseada tanto
na matemática, nas dimensões estéticas da Secção Áurea
e na Série de Fibonacci, quanto nas proporções do corpo
humano, ou seja, dimensões funcionais.
II. A malha básica desse sistema de proporcionalidade consiste em três medidas, sendo elas 43cm, 70cm e 113cm, as quais são proporcionadas de acordo com a Secção Áurea.
III. O arquiteto responsável por desenvolver esse sistema de
proporcionalidade foi, inicialmente, Frank Lloyd Wright,
baseando-se no modulor de Leonardo da Vinci.
IV. O sistema possui duas séries, sendo a primeira desenvolvida na década de 1940 e a segunda publicada na década seguinte, e cada uma é identificada por cores distintas. A primeira é a série verde e a segunda é a série amarela, e ambas referem-se à estatura da figura humana.
Está(ão) CORRETO(S):
Considerando-se as imagens abaixo, extraídas da obra de FAZIO, MOFFETT e WODEHOUSE, mostrando desenhos da cidade do século XIX, assinalar a alternativa que indica os respectivos arquitetos de cada proposta:
CULLEN descreve as várias formas de apropriação do espaço. Sobre esse assunto, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Truncagem.
(2) Enclave.
(3) Recinto.
( ) É a síntese da polaridade entre pés e pneus, são espaços urbanos interiores caracterizados pelo sossego e pela tranquilidade, em que o vai e vem das ruas não é tão notado; a praceta tem escala humana e geralmente é um espaço pontuado por árvores e bancos, que permitem descanso e contato humano.
( ) Espaço interior aberto para o exterior e que permite acesso livre e direto entre ambos; é um compartimento que pode ser alcançado com facilidade, mesmo que seja desviado do movimento principal.
( ) Quando o primeiro plano corta a perspectiva, ou seja, em vez de contemplarmos um edifício por sua totalidade, o que há é uma acentuação muito marcada do primeiro plano e, deste para o edifício, um salto brusco, uma súbita ruptura visual.
Na construção civil, a utilização da inércia nos materiais permite diminuir ou atrasar os picos de calor externo recebidos em uma edificação, possibilitando, assim, conforto térmico no seu interior. Com relação à inércia térmica de uma construção, analisar os itens abaixo:
I. Utiliza-se o conceito da superfície equivalente pesada para a avaliação da inércia térmica da construção, que consiste na somatória das áreas das superfícies de cada uma das paredes interiores, inclusive piso e teto, multiplicadas por um coeficiente que será função do peso da parede e da resistência térmica de seus revestimentos em relação à área do piso do local.
II. O amortecimento e o atraso serão tanto maiores quanto menor for a inércia da construção.
III. A capacidade calorífica da parede é expressa através do fator denominado calor específico, que se mede pela quantidade de calor necessária para fazer elevar uma unidade de temperatura.
IV. A massa térmica das edificações pode estar contida em paredes, partições internas, pisos, coberturas, desde que constituídos de material com baixa capacidade térmica, como concreto, tijolos, telhas, etc.
Estão CORRETOS:
Em relação ao fenômeno da flambagem em componentes estruturais, analisar os itens abaixo:
I. Peças estruturais submetidas a esforços de compressão tendem a flambar mais quando suas alturas são maiores, e quando as alturas são reduzidas, o fenômeno da flambagem é sensivelmente reduzido. Outro fator que reduz a possibilidade de flambagem é a quantidade maior de vínculos da peça comprimida.
II. Quanto menor for a espessura da peça estrutural comprimida, menor a tendência à flambagem; da mesma forma que, quanto mais flexível for o material da peça, mais fácil é a ocorrência da flambagem.
III. Para materiais construtivos classificados como frágeis, a flambagem leva à ocorrência da ruptura do material. Já para materiais considerados dúcteis, antes de haver ruptura do material, acontece uma deformação permanente.
IV. Para evitar a flambagem, é possível tirar partido de pequenas alterações na seção transversal de peças metálicas leves, que conseguem enrijecer o perfil estrutural de maneira bastante considerável.
Estão CORRETOS:
Como forma de otimizar o uso da iluminação natural e reduzir o uso da artificial, algumas estratégias arquitetônicas podem ser adotadas no edifício, como o uso de poço de luz, átrio e prateleiras de luz. De acordo com esse tema, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Poço de luz.
(2) Átrio.
(3) Prateleiras de luz.
( ) Previnem o ofuscamento quando colocadas acima do nível dos olhos, melhoram a qualidade da luz natural e também facilitam sua penetração mais profunda no ambiente, pois refletem a luz para a laje de forro interna da construção, aumentando seu alcance de iluminação, e podem ser usadas juntamente com o brise em alguns casos.
( ) Espaço luminoso interno envolvido lateralmente pelas paredes da edificação e coberto com materiais transparentes e translúcidos que admitem luz a ambientes internos da edificação.
( ) Área muito pequena para ser um espaço útil; é um espaço luminoso interno que conduz a luz natural para as partes internas da edificação; suas paredes internas geralmente têm acabamento de cores de alta refletância.