Questões de Concurso Público Prefeitura de Santa Maria - RS 2021 para Arquiteto

Foram encontradas 16 questões

Q1829004 Arquitetura

De acordo com o Código de Ética Profissional, o Arquiteto e Urbanista deve:


I. Considerar o impacto social e ambiental de suas atividades profissionais na execução de obras sob sua responsabilidade.

II. Respeitar os valores e a herança natural e cultural da comunidade na qual esteja prestando seus serviços profissionais.

III. Respeitar o conjunto das realizações arquitetônicas e urbanísticas do patrimônio histórico e artístico nacional, estadual, municipal ou de reconhecido interesse local.


Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas
Q1829005 Arquitetura

Em conformidade com a NBR 7229: Projeto, construção e operação de sistemas de tanques sépticos, sobre a disposição de lodo e escuma, analisar a sentença abaixo:


O lodo e a escuma removidos dos tanques sépticos em nenhuma hipótese podem ser lançados em corpos de água ou galerias de águas pluviais (1ª parte). No caso de tanques sépticos para atendimento a comunidades isoladas, deve ser prevista a implantação de leitos de secagem, projetados de acordo com a normalização específica. Estes devem estar localizados em cota adequada à disposição final ou ao retorno dos efluentes líquidos para os tanques (2ª parte). O lodo seco pode ser disposto em aterro sanitário, usina de compostagem ou campo agrícola, sendo que, neste último, só quando ele é voltado ao cultivo de hortaliças, frutas rasteiras e legumes consumidos crus (3ª parte).


A sentença está:

Alternativas
Q1829006 Arquitetura

De acordo com a NBR 8160: Sistemas Prediais de Esgoto Sanitário - Projeto e Execução, considerando-se os componentes do subsistema de coleta e transporte de esgoto sanitário, os aparelhos sanitários a serem instalados no sistema de esgoto sanitário devem:


I. Permitir contaminação da água potável.

II. Possibilitar acesso e manutenção adequados.

III. Oferecer ao usuário um conforto adequado à finalidade de utilização.


Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas
Q1829007 Arquitetura
De acordo com a NBR 5410: Instalações elétricas de baixa tensão, sobre as conexões, assinalar a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1829008 Arquitetura

Considerando-se a NBR 9077: Saídas de emergência em edifícios, analisar os itens abaixo:


I. Os acessos podem ser constituídos por corredores, passagens, vestíbulos, balcões, varandas e terraços.

II. Bocel ou nariz do degrau é a borda saliente do degrau sobre o espelho, arredondada inferiormente ou não.

III. Um lanço de escada nunca pode ter menos de três degraus, nem subir altura superior a 3,70m.


Estão CORRETOS:

Alternativas
Q1829009 Arquitetura

Considerando-se a NBR 12722: Discriminação de serviços para construção de edifícios, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


(  ) Na fase de estudos preliminares, ocorre a escolha de lugar. Essa fase também pode ser entendida como “fase de planejamento do empreendimento”.

(  ) Na fase de construção, é realizada a análise da viabilidade técnico-econômico-financeira do empreendimento.

(  ) Os estudos geotécnicos consistem, no mínimo, em sondagem de reconhecimento.

Alternativas
Q1829010 Arquitetura

De acordo com a imagem abaixo, analisar os itens a seguir:


Imagem associada para resolução da questão


I. A imagem refere-se a um sistema de proporcionalidade que serve para organizar as dimensões daquilo que contém e daquilo que é contido para projetar em arquitetura. Esta ferramenta de medição é baseada tanto na matemática, nas dimensões estéticas da Secção Áurea e na Série de Fibonacci, quanto nas proporções do corpo humano, ou seja, dimensões funcionais.

II. A malha básica desse sistema de proporcionalidade consiste em três medidas, sendo elas 43cm, 70cm e 113cm, as quais são proporcionadas de acordo com a Secção Áurea.

III. O arquiteto responsável por desenvolver esse sistema de proporcionalidade foi, inicialmente, Frank Lloyd Wright, baseando-se no modulor de Leonardo da Vinci.

IV. O sistema possui duas séries, sendo a primeira desenvolvida na década de 1940 e a segunda publicada na década seguinte, e cada uma é identificada por cores distintas. A primeira é a série verde e a segunda é a série amarela, e ambas referem-se à estatura da figura humana.


Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas
Q1829011 Arquitetura

Considerando-se as imagens abaixo, extraídas da obra de FAZIO, MOFFETT e WODEHOUSE, mostrando desenhos da cidade do século XIX, assinalar a alternativa que indica os respectivos arquitetos de cada proposta:


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q1829012 Arquitetura

CULLEN descreve as várias formas de apropriação do espaço. Sobre esse assunto, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


(1) Truncagem.

(2) Enclave.

(3) Recinto.


(  ) É a síntese da polaridade entre pés e pneus, são espaços urbanos interiores caracterizados pelo sossego e pela tranquilidade, em que o vai e vem das ruas não é tão notado; a praceta tem escala humana e geralmente é um espaço pontuado por árvores e bancos, que permitem descanso e contato humano.

(  ) Espaço interior aberto para o exterior e que permite acesso livre e direto entre ambos; é um compartimento que pode ser alcançado com facilidade, mesmo que seja desviado do movimento principal.

(  ) Quando o primeiro plano corta a perspectiva, ou seja, em vez de contemplarmos um edifício por sua totalidade, o que há é uma acentuação muito marcada do primeiro plano e, deste para o edifício, um salto brusco, uma súbita ruptura visual.

Alternativas
Q1829013 Arquitetura
Sobre o tempo de reverberação, assinalar a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q1829014 Arquitetura
Sobre a fração de fluxo luminoso de uma luminária, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1829015 Arquitetura
De acordo com NASH e POTTER, ao submeter um membro metálico a um grande número de ciclos de tensão, o resultado será a ruptura do mesmo, com tensões muito menores do que as necessárias para o membro falhar em condições estáticas. Esse fenômeno é denominado:
Alternativas
Q1829016 Arquitetura

Na construção civil, a utilização da inércia nos materiais permite diminuir ou atrasar os picos de calor externo recebidos em uma edificação, possibilitando, assim, conforto térmico no seu interior. Com relação à inércia térmica de uma construção, analisar os itens abaixo:


I. Utiliza-se o conceito da superfície equivalente pesada para a avaliação da inércia térmica da construção, que consiste na somatória das áreas das superfícies de cada uma das paredes interiores, inclusive piso e teto, multiplicadas por um coeficiente que será função do peso da parede e da resistência térmica de seus revestimentos em relação à área do piso do local.

II. O amortecimento e o atraso serão tanto maiores quanto menor for a inércia da construção.

III. A capacidade calorífica da parede é expressa através do fator denominado calor específico, que se mede pela quantidade de calor necessária para fazer elevar uma unidade de temperatura.

IV. A massa térmica das edificações pode estar contida em paredes, partições internas, pisos, coberturas, desde que constituídos de material com baixa capacidade térmica, como concreto, tijolos, telhas, etc.


Estão CORRETOS:

Alternativas
Q1829017 Arquitetura

Em relação ao fenômeno da flambagem em componentes estruturais, analisar os itens abaixo:


I. Peças estruturais submetidas a esforços de compressão tendem a flambar mais quando suas alturas são maiores, e quando as alturas são reduzidas, o fenômeno da flambagem é sensivelmente reduzido. Outro fator que reduz a possibilidade de flambagem é a quantidade maior de vínculos da peça comprimida.

II. Quanto menor for a espessura da peça estrutural comprimida, menor a tendência à flambagem; da mesma forma que, quanto mais flexível for o material da peça, mais fácil é a ocorrência da flambagem.

III. Para materiais construtivos classificados como frágeis, a flambagem leva à ocorrência da ruptura do material. Já para materiais considerados dúcteis, antes de haver ruptura do material, acontece uma deformação permanente.

IV. Para evitar a flambagem, é possível tirar partido de pequenas alterações na seção transversal de peças metálicas leves, que conseguem enrijecer o perfil estrutural de maneira bastante considerável.


Estão CORRETOS:

Alternativas
Q1829018 Arquitetura

Como forma de otimizar o uso da iluminação natural e reduzir o uso da artificial, algumas estratégias arquitetônicas podem ser adotadas no edifício, como o uso de poço de luz, átrio e prateleiras de luz. De acordo com esse tema, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


(1) Poço de luz.

(2) Átrio.

(3) Prateleiras de luz.


( ) Previnem o ofuscamento quando colocadas acima do nível dos olhos, melhoram a qualidade da luz natural e também facilitam sua penetração mais profunda no ambiente, pois refletem a luz para a laje de forro interna da construção, aumentando seu alcance de iluminação, e podem ser usadas juntamente com o brise em alguns casos.

( ) Espaço luminoso interno envolvido lateralmente pelas paredes da edificação e coberto com materiais transparentes e translúcidos que admitem luz a ambientes internos da edificação.

( ) Área muito pequena para ser um espaço útil; é um espaço luminoso interno que conduz a luz natural para as partes internas da edificação; suas paredes internas geralmente têm acabamento de cores de alta refletância.

Alternativas
Q1829019 Arquitetura
De acordo com LYNCH, há uma característica, em um objeto físico, que tem alta probabilidade de gerar uma imagem forte para qualquer observador, como forma, cor ou disposição, que facilita a criação de imagens mentais claramente identificadas, estruturadas e úteis no ambiente. Não tem, necessariamente, conotações com algo fixo, limitado, preciso, unificado ou ordenado e também não significa visível, óbvio, evidente, sendo Veneza um exemplo de cidade com este tipo de ambiente. O conceito a que o autor se refere é chamado:
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: C
4: D
5: D
6: C
7: B
8: D
9: E
10: D
11: C
12: D
13: A
14: D
15: E
16: B