Questões de Concurso Público Prefeitura de Victor Graeff - RS 2021 para Professor - Anos Finais do Ensino Fundamental - Artes Visuais

Foram encontradas 2 questões

Q1847778 Artes Cênicas
Conforme CAFEZEIRO & GADELHA, a história do teatro brasileiro caminha paralela à história do Brasil. Deve-se entender, entretanto, a narrativa dos fatos históricos como descrição dos contextos em que a produção dramática se fixou. Anchieta inicia o teatro colonial enquadrado como representante do domínio português e dos projetos políticoreligiosos dos jesuítas. No que se refere à história do teatro no Brasil, analisar os itens abaixo:
I. Com a chegada da família real no Brasil, em 1808, o teatro dá um grande salto. II. D. João VI assina um decreto, de 28 de maio de 1810, que reconhece a necessidade da construção de “teatros decentes” para a nobreza, que necessitava de diversão. Grandes espetáculos começaram a chegar ao Brasil, porém, além de serem estrangeiros e refletirem os gostos europeus da época, eram somente para os aristocratas e o povo não tinha qualquer participação; o teatro não tinha uma identidade brasileira.
Alternativas
Q1847780 Artes Cênicas
Em conformidade com JAPIASSU, na perspectiva semântica, o termo metodologias, no plural, só teria sentido se buscasse referir-se exclusivamente ao conjunto das técnicas ou dos procedimentos metodológicos empregados no âmbito de um método específico para o ensino de Teatro. Sobre esse assunto, analisar os itens abaixo:
I. O modernismo no ensino de Teatro caracteriza-se, basicamente, pela ênfase excessiva na expressividade, singular e coletiva, dos enunciados cênicos dos alunos, evidentemente associando-a a algum tipo de conhecimento sistematizado. O ensino modernista coincide, historicamente, com o apogeu do sujeito econômico, típico da sociedade burguesa. II. O ensino pós-modernista de Teatro desenvolve-se a partir da queda do muro de Berlim (1989) e da derrocada do socialismo no leste europeu (1991). O pensamento pósmoderno materializa-se com a descrença no poder da ciência e do trabalho para a solução dos problemas culturais, sociais, econômicos e ecológicos que afligem os seres humanos. Trata-se de um posicionamento fundamentalmente crítico, porque busca tornar evidentes as contradições internas do atual estágio de financeirização do capitalismo. III. Estudos e reflexões acerca dos aspectos educativos do teatro necessariamente se vinculam às ideologias implícitas nas teorias da educação, através da história social, política e econômica das sociedades ocidentais. A partir do final do século XIX, a vulgarização do pensamento pedagógico de Rousseau serviu de base para o movimento Escola Ativa, intransigentemente advogado por muitos educadores e psicólogos. É somente com esse movimento que o papel do Teatro na educação escolar, particularmente na Educação Infantil, adquire status epistemológico e importância psicopedagógica.
Estão CORRETOS:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D