Questões de Concurso Público Prefeitura de Arroio do Padre - RS 2022 para Médico Veterinário

Foram encontradas 16 questões

Q1945516 Veterinária
Conforme o Decreto nº 9.013/2017, a importação de matérias-primas e de produtos de origem animal somente deve ser autorizada quando forem preenchidos determinados requisitos, entre eles:

I. Procederem de países cujo sistema de inspeção sanitária foi avaliado ou reconhecido como equivalente pelo Serviço de Inspeção Federal.
II. Procederem de estabelecimentos habilitados à exportação para o Brasil.
III. Estiverem rotulados de acordo com a legislação específica.
IV. Vierem acompanhados de certificado sanitário expedido por autoridade competente do País de origem, nos termos acordados bilateralmente.

Estão CORRETOS:
Alternativas
Q1945517 Veterinária
Em conformidade com o Decreto nº 9.013/2017, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Os estabelecimentos de carnes e derivados são classificados em abatedouro frigorífico e unidade de beneficiamento de carne e produtos cárneos.
( ) O estabelecimento destinado ao abate dos animais produtores de carne, à recepção, à manipulação, ao acondicionamento, à rotulagem, à armazenagem e à expedição dos produtos oriundos do abate, dotado de instalações de frio industrial, que pode realizar o recebimento, a manipulação, a industrialização, o acondicionamento, a rotulagem, a armazenagem e a expedição de produtos comestíveis trata-se da unidade de beneficiamento de carne e produtos cárneos.
( ) O abatedouro frigorífico é o estabelecimento destinado à recepção, à manipulação, ao acondicionamento, à rotulagem, à armazenagem e à expedição de carne e produtos cárneos, que pode realizar a industrialização de produtos comestíveis.
Alternativas
Q1945518 Veterinária
Considerando-se a Lei nº 6.437/1977, sem prejuízo das sanções de natureza civil ou penal cabíveis, as infrações sanitárias serão punidas, alternativa ou cumulativamente, com as penalidades de:

I. Cancelamento de autorização para funcionamento da empresa.
II. Proibição de propaganda.
III. Interdição parcial ou total do estabelecimento.

Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas
Q1945519 Veterinária
Em relação à Portaria nº 1.428/1993, assinalar a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q1945520 Veterinária
De acordo com a Resolução nº 850/2006, que dispõe sobre a fisioterapia animal, o médico veterinário, ao prescrever a conduta fisioterápica, deve observar aspectos como:

I. A técnica recomendada para a espécie que está sendo submetida ao tratamento, avaliando as causas envolvidas no transtorno.
II. As respostas fisiológicas dos animais frente a diferentes estímulos.
Alternativas
Q1945521 Veterinária
Conforme o Código de Ética Profissional, é direito do médico veterinário:
Alternativas
Q1945522 Veterinária
Em conformidade com o Manual de Zoonoses, a via mais comum de infecção da brucelose nos animais é o(a):
Alternativas
Q1945523 Veterinária
De acordo com o Manual de Zoonoses, a dermatofitose é uma micose causada por fungos filamentosos. Sobre esses fungos, analisar os itens abaixo:

I. Não são termotolerantes.
II. Estão relacionados à doença sistêmica.
III. Possuem crescimento centrípeto.

Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas
Q1945524 Veterinária
Em conformidade com CUNNINGHAM e KLEIN, em relação à neurofisiologia animal, sobre a fisiologia do músculo, assinalar a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q1945525 Veterinária
Segundo GERMANO, é um micro-organismo patogênico para aproximadamente quarenta espécies de mamíferos, incluindo o homem, e uma ampla variedade de répteis e aves. Parasita intracelular obrigatório que realiza o ciclo de vida completo em um único hospedeiro. Após a ingestão dos oocistos, caracterizados pela parede espessa, eles se desencistam no intestino delgado e os esporozoítos livres penetram na região das microvilosidades dos enterócitos do hospedeiro, onde a reprodução sexual leva ao desenvolvimento dos zigotos. Aproximadamente 80% dos zigotos formam oocistos resistentes às condições adversas das células do hospedeiro. Os oocistos são altamente resistentes ao ambiente natural e podem permanecer viáveis por vários meses quando mantidos em locais frios e úmidos. Essa descrição refere-se à protozoose:
Alternativas
Q1945526 Veterinária
Ao longo do tempo, o controle da reprodução dos mamíferos deixou de ser considerado como regulado apenas pelo Sistema Nervoso Central (SNC), passando a ser visto como uma função controlada por dois sistemas separados: o Sistema Nervoso Central e o Sistema Endócrino. Considerando-se isso, assinalar a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1945527 Veterinária
Todos os antagonistas muscarínicos produzem efeitos muito semelhantes, embora alguns agentes possam apresentar seletividade para determinados órgãos. Com relação aos principais efeitos sistêmicos dessa classe, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) A atropina, em doses terapêuticas, causa discreta excitação, devido à estimulação bulbar e de centros mais altos. Tanto a frequência quanto a amplitude respiratória aumentam.
( ) Os antimuscarínicos aumentam a atividade motora do estômago, duodeno, jejuno, íleo e cólon, caracterizada pelo aumento do tônus, da amplitude e da frequência das contrações peristálticas.
( ) O sistema nervoso parassimpático desempenha função importante na regulação do tônus bronquiolar, contribuindo para a broncoconstrição via receptores M3, presentes na musculatura lisa das vias respiratórias.
( ) Tanto a musculatura lisa bronquiolar quanto a das vias aéreas urinárias inferiores sofrem contrações após utilização das drogas antimuscarínicas. A broncodilatação reflexa, que pode ocorrer durante a anestesia, é inibida pela atropina, enquanto a broncodilatação causada por mediadores locais, como a histamina, não é afetada.
Alternativas
Q1945528 Veterinária
Potros afetados são brancos e parecem normais ao nascimento. Eles não eliminam mecônio; subsequentemente, desenvolvem cólica e geralmente morrem em até 72 horas após o parto. Esses potros brancos não apresentam peristaltismo devido à ausência do plexo mioentérico ou plexo submucoso, particularmente no cólon e no reto. A patologia descrita trata-se de:
Alternativas
Q1945529 Veterinária
A figura abaixo demonstra esquematicamente o trato intestinal do cão. Assinalar a alternativa que apresenta a relação entre os números e as estruturas anatômicas CORRETAMENTE:

Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q1945530 Veterinária
Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:

Basicamente, as necessidades nutritivas dos microrganismos são as mesmas de todos os seres vivos que, para renovar seu protoplasma e exercer suas atividades, exigem fontes de energia. Nos seres superiores, todavia, encontramos apenas dois tipos nutritivos: os vegetais e os animais. Os vegetais obtêm energia por meio da luz solar, nutrindo-se exclusivamente de substâncias inorgânicas. Os animais que são _________________, obtêm energia às custas de reações químicas; e ________________, por exigirem fontes orgânicas de carbono. 
Alternativas
Q1945531 Veterinária
Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:

A maioria das infecções por Campylobacter no homem é causada por Campylobacter jejuni. Burch, em uma revisão de literatura, estimou que 92% das infecções humanas são causadas por C. jejuni e apenas 8% por C.coli. A prevalência de C. jejuni é mais elevada em frangos e em bovinos, o que é semelhante à incidência de campilobacteriose humana associada a essas espécies. ________________________ são as drogas de escolha para o tratamento de casos graves de campilobacteriose em humanos.
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: D
4: D
5: A
6: A
7: C
8: A
9: C
10: C
11: B
12: B
13: C
14: C
15: D
16: A