Questões de Concurso Público Prefeitura de Horizontina - RS 2022 para Agente de Combate às Endemias

Foram encontradas 10 questões

Q1916020 Saúde Pública
Em relação ao Sistema Único de Saúde (SUS), sobre os objetivos e as atribuições, estão incluídas no campo de atuação do SUS, entre outras: 
I. A execução de ações de assistência terapêutica integral, exceto farmacêutica.
II. A ordenação da formação de recursos humanos na área de saúde.
III. A colaboração na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.
IV. O controle e a fiscalização de serviços, produtos e substâncias de interesse para a Indústria nacional. 

Estão CORRETOS: 
Alternativas
Q1916021 Saúde Pública
De acordo com a Portaria de Consolidação nº 4/2017, para fins de notificação compulsória de importância nacional, são considerados alguns conceitos. Sobre esses conceitos, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE: 
_____________: qualquer dano à integridade física ou mental do indivíduo, provocado por circunstâncias nocivas, tais como acidentes, intoxicações por substâncias químicas, abuso de drogas ou lesões decorrentes de violências interpessoais, como agressões e maus tratos, e lesão autoprovocada. _____________: enfermidade ou estado clínico, independente de origem ou fonte, que represente ou possa representar um dano significativo para os seres humanos.
Alternativas
Q1926087 Saúde Pública
De acordo com a Portaria nº 1.378/2013, compete às Secretarias Municipais de Saúde a coordenação do componente municipal dos Sistemas Nacionais de Vigilância em Saúde e de Vigilância Sanitária, no âmbito de seus limites territoriais, de acordo com a política, as diretrizes e as prioridades estabelecidas, compreendendo, entre outros:

I. Participação no financiamento das ações de vigilância.
II. Proposição de critérios, parâmetros e métodos para a execução das ações estaduais, distritais e municipais de vigilância sanitária.
III. Promoção da cooperação e do intercâmbio técnicocientífico com organismos governamentais e não governamentais de âmbito municipal, intermunicipal, estadual, nacional e internacional.

Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas
Q1926088 Saúde Pública
De acordo com o Decreto Estadual nº 23.430/1974, as medidas preventivas destinadas a evitar ou impedir o surto e a propagação de doenças transmissíveis são as que visam a:

I. Suprimir ou diminuir o risco à coletividade, representado pela presença de doenças infecciosas em seres humanos e animais.
II. Interromper ou dificultar a contenção de doenças.
III. Proteger seletivamente os suscetíveis às doenças transmissíveis.

Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas
Q1926089 Saúde Pública
Considerando-se a Lei Estadual nº 6.503/1972, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(_) A drenagem do solo, como medida de saneamento do meio, será executada sempre de acordo com as recomendações da Universidade Estadual.
(_) A Secretaria da Saúde estabelecerá as medidas de proteção da coletividade contra ruídos e de controle destes.
(_) Para o uso e funcionamento de piscinas coletivas, exigese que a entidade mantenha químico responsável pela operação de tratamento d’água.
Alternativas
Q1926090 Saúde Pública
De acordo com as Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue, sobre as ações de controle vetorial, analisar a sentença abaixo:

O reconhecimento geográfico (RG) é o primeiro passo para o planejamento das atividades de controle vetorial e consiste na identificação e numeração de quarteirões, bem como na localização e especificação do tipo de imóvel dentro de cada quarteirão (1ª parte). Atualmente, os sistemas de geoprocessamento (GPS) permitem uma localização precisa de imóveis e quarteirões, podendo representar importante ferramenta de apoio ao trabalho de controle vetorial (2ª parte). Nas localidades não infestadas, quando for detectada a presença do vetor, deverá ser realizada a “delimitação de foco”, ou seja, a partir do foco encontrado, serão realizados a pesquisa larvária e o tratamento focal em 100% dos imóveis incluídos em um raio de 300m, abrindo-se novos raios a cada foco detectado (3ª parte).

A sentença está:
Alternativas
Q1926091 Saúde Pública
De acordo com o Guia de Vigilância Epidemiológica, sobre a coleta de dados e informações, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(_) A qualidade da informação depende, sobretudo, da adequada coleta de dados gerados no local onde ocorre o evento sanitário (dado coletado).
(_) A coleta de dados ocorre somente nos níveis primários de atuação do sistema de saúde. O valor da informação (dado analisado) depende da precisão com que o dado é gerado. Portanto, os responsáveis pela coleta devem ser preparados para aferir a qualidade do dado obtido.
(_) O sistema de vigilância deve abranger o maior número possível de fontes geradoras, cuidando-se de que seja assegurada a regularidade e oportunidade da transmissão dos dados.
Alternativas
Q1926092 Saúde Pública
Considerando-se a prevenção e o controle de vetores, sobre o mosquito da Dengue, analisar os itens abaixo:

I. O mosquito Aedes aegypti é uma espécie tropical e subtropical, encontrada em todo o mundo.
II. A fecundação dos ovos do Aedes aegypti se dá durante a postura, e o desenvolvimento do embrião se completa em 48 horas, em condições favoráveis de umidade e temperatura.
III. A capacidade de resistência dos ovos de Aedes aegypti à dessecação é um sério obstáculo para sua erradicação.

Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas
Q1926093 Saúde Pública
Considerando-se o Caderno de Atenção Básica nº 21:
Vigilância em Saúde, analisar a sentença abaixo: Para qualificar a atenção à saúde a partir do princípio da integralidade, é fundamental que os processos de trabalho sejam organizados com vistas ao enfrentamento dos principais problemas de saúde-doença da comunidade (1ª parte). As ações de vigilância em saúde devem estar incorporadas no cotidiano das equipes de Atenção Básica/Saúde da Família (2ª parte). O território em saúde é apenas um espaço delimitado geograficamente, onde as pessoas vivem e trabalham (3ª parte).
A sentença está:
Alternativas
Q1926094 Saúde Pública
São atribuições comuns aos profissionais da Atenção Básica/Saúde da Família, incluindo o Agente de Combate às Endemias, no controle da Doença de Chagas:

I. Identificar casos suspeitos.
II. Participar do planejamento, gerenciamento e avaliação das ações desenvolvidas pela equipe de atenção básica no enfretamento da doença.
III. Definir estratégias de forma articulada com a vigilância epidemiológica.

Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: B
4: A
5: B
6: A
7: D
8: E
9: B
10: E