Questões de Concurso Público Hospital Municipal Dr. Mário Gatti - SP 2023 para Residência Multiprofissional em Saúde - Enfermagem
Foram encontradas 5 questões
I. Insuficiência renal (IR) é a incapacidade de os rins executarem as principais funções de remover escórias metabólicas do corpo ou realizar funções reguladoras.
II. Insuficiência renal crônica é uma doença de evolução prolongada, insidiosa, podendo ser assintomática, na qual ocorre perda irreversível da função glomerular.
III. As manifestações clínicas gastrintestinais das disfunções urinária e renal incluem: náuseas, vômito, diarreia, desconforto abdominal e íleo paralítico.
Está(ão) CORRETO(S):
I. A concentração de glicose no sangue entre 100 e 125mg/dL, em paciente em jejum de 8 a 10 horas, caracteriza um estado denominado de pré-diabete ou intolerância aos carboidratos.
II. Valores iguais ou superiores a 126mg/dL, em pelo menos duas ocasiões, são considerados de valor diagnóstico para diabetes.
III. Os níveis de glicemia superiores a 200mg/dL, em amostras de sangue coletado aleatoriamente, sem jejum, são considerados como diagnósticos para diabetes melito.
Está(ão) CORRETO(S):
___________________ é um defeito congênito envolvendo quatro anomalias estruturais: obstrução do fluxo pulmonar; defeito do septo interventricular; dextroposição da aorta e hipertrofia do ventrículo direito.
I. Os sinais e sintomas do lúpus podem incluir tumefação articular, fadiga extrema, úlceras orais, erupções cutâneas e sensibilidade à luz solar.
II. Os diversos fatores desencadeadores da ativação do LES incluem o estrogênio, o tabagismo, o estresse físico ou psicológico, a exposição à luz ultravioleta e a gravidez.
III. A gestação da portadora de lúpus é propensa a complicações, incluindo exacerbações da atividade da doença durante a gestação ou no período pós-parto, préeclâmpsia, aborto, aborto espontâneo, morte fetal, restrição do crescimento fetal e parto pré-termo.
Está(ão) CORRETO(S):
I. Pode ser definido como uma lesão isquêmica que atinge o miocárdio (músculo cardíaco), consequente da cessação de fluxo sanguíneo em determinada área do coração.
II. Uma das causas do IAM é consequência de complicações da aterosclerose, uma doença inflamatória crônica, relacionada com fatores de risco clássicos, como dislipidemia, diabetes, tabagismo, entre outros.
III. Reconhecer uma parada cardíaca, buscar rapidamente auxílio médico, realizar compressões cardíacas de qualidade, ter à disposição e saber utilizar um desfibrilador externo automático (DEA) o mais rápido possível, fará toda a diferença no bom prognóstico do paciente vítima de infarto.
Está(ão) CORRETO(S):