Questões de Concurso Público Prefeitura de Canoas - RS 2023 para Arquiteto Urbanista
Foram encontradas 33 questões
Nas licitações de obras e de serviços de engenharia e arquitetura, sempre que adequado(a) ao objeto da licitação, será preferencialmente adotado(a) ________________ ou tecnologias e processos integrados similares ou mais avançados que venham a substituí-lo(a).
I. Desconsiderar o impacto social de suas atividades profissionais na execução de obras sob sua responsabilidade.
II. Respeitar os valores e a herança natural e cultural da comunidade na qual esteja prestando seus serviços profissionais.
III. Respeitar o conjunto das realizações arquitetônicas e urbanísticas do patrimônio histórico e artístico nacional, estadual, municipal ou de reconhecido interesse local.
Está(ão) CORRETO(S):
I. Os arquitetos europeus demoraram a explorar as possibilidades do ferro e do aço como elementos de arquitetura nas construções no século XIX. Esses metais eram utilizados originalmente em edificações industriais, galpões e estufas, pois as posturas neoclássica e romântica, que eram prevalecentes, se voltavam para o passado, quando as edificações eram de alvenaria portante. Arquitetos e clientes admiravam e se sentiam à vontade com as possibilidades dos materiais e métodos tradicionais.
II. O ferro era utilizado com elegância no paisagismo da Inglaterra vitoriana, que era fascinada pelas plantas tropicais vindas do Extremo Oriente, da África e da Índia, devido à prosperidade oriunda da riqueza do império. Com um clima local frio e nublado, a preservação dessas espécies exóticas só era possível com a construção de estufas que reproduziam o calor úmido dos países nativos. Sistemas de estruturas independentes, leves e com painéis de vedação de vidro foram desenvolvidos para tais fins, como a Casa das Palmeiras, no Kew Gardens, em Londres, e o Jardim de Inverno da Casa Chatsworth.
III. Joseph Paxton, paisagista e hábil utilizador do ferro e do vidro na construção de estufas, revolucionou a arquitetura com o projeto não encomendado que apresentou para uma edificação no Hyde Park, em Londres, com a finalidade de abrigar a primeira feira mundial moderna, em 1851.
Está(ão) CORRETO(S):
I. Vários propósitos podem servir de argumento na escolha do tipo de vidro a ser utilizado em uma abertura. Entre eles, há o controle da radiação solar, que pode ser resumido em: admitir ou bloquear a luz natural; admitir ou bloquear o calor solar; permitir ou bloquear as perdas de calor do interior; e permitir o contato visual entre interior e exterior.
II. Os vidros têm, geralmente, alta transmitância térmica, ou seja, são bons condutores de calor.
III. A radiação solar incidente em um fechamento transparente pode ser absorvida, refletida ou transmitida para o interior, dependendo da absortividade, refletividade e transmissividade do vidro, respectivamente. A parcela absorvida se converte em calor no interior do vidro e pode ser reemitida, tanto para o exterior quanto para o interior, na forma de radiação de onda longa.
Estão CORRETOS:
(_) Luminância é o termo adotado para descrever a “luminosidade”, o “brilho” de uma superfície iluminada ou a quantidade de luz que emana dela, ou seja, é uma definição da intensidade da luz emitida por uma superfície. A unidade do Sistema Internacional de Unidades, para a luminância, é candela por metro quadrado (Cd/m²).
(_) Lux é a unidade, no Sistema Internacional de Unidades, utilizada para medir a iluminância de uma superfície. O lux não é uma medida da luminância de uma superfície. O lux mede a intensidade do fluxo luminoso em uma área de um metro quadrado. Assim, 1 lux = 1 lúmen por metro quadrado.
(_) O fluxo luminoso é a medida da quantidade total de luz emitida por uma fonte de luz ou recebida por uma superfície iluminada. Sua unidade é o lúmen. O fluxo luminoso não é uma mera medida da quantidade de energia eletromagnética: ele é ponderado de modo a adequar a sensibilidade do sistema visual humano aos diferentes comprimentos de onda da luz visível.
(_) O fechamento dos espaços urbanos, muitas vezes, pode definir o espírito de uma cidade. As três dimensões que criam o fechamento de uma rua são a largura da rua, a altura das edificações e o comprimento da vista ao longo da rua. Também há considerações sociais que são profundamente afetadas pelas dimensões dos espaços das ruas. A distância entre os indivíduos afeta suas inter-relações.
(_) Uma cidade é vivenciada por meio do movimento, portanto faz sentido que nossas ruas sejam, em parte, uma medida desses sistemas de movimento. Há medidas adequadas e exigíveis para que dois veículos possam passar um pelo outro, para que veículos possam estacionar ou para que um calculável número de pedestres possa transitar lado a lado. Estas especificações revelam que pequenas mudanças nas dimensões podem ter um impacto significativo em uma cidade, como reduzir a velocidade de trânsito de veículos por meio da restrição de largura de uma rua ou da diminuição do raio de giro de uma esquina.
(_) As dimensões internas da estrutura de uma cidade podem ser lidas em diferentes escalas e podem ir das ruas até as estruturas verticais, como os arranha-céus. As medidas das estruturas urbanas podem ser vistas tanto em cidades planejadas como em cidades não planejadas.
I. Diversas teorias de proporção foram desenvolvidas no decorrer da história: Secção Áurea, Ordens Clássicas, Teorias Renascentistas, Modulor, Ken, Antropometria e Escala. O intuito de todas as teorias de proporções é criar um sentido de ordem e harmonia entre os elementos de uma composição visual. A noção de elaborar um sistema de projeto e comunicar seus meios é comum em todos os períodos, e, embora o sistema real varie de tempos em tempos, os princípios envolvidos e seu valor para o arquiteto permanecem os mesmos.
II. Uma razão se refere à comparação quantitativa de duas coisas semelhantes, enquanto proporção se refere à igualdade de razões. Os tipos de proporção são: Aritmético, Geométrico e Harmônico.
III. A percepção das dimensões físicas da arquitetura, de proporção e escala, é imprecisa. É distorcida pela perspectiva e distância, bem como pelas tendências culturais, sendo, portanto, difícil de controlar e prever tal percepção de uma maneira precisa e objetiva.
Está(ão) CORRETO(S):
I. Para que ocorra uma maior ou menor perda de carga, dois fatores são determinantes: a viscosidade e a turbulência do fluido.
II. Quanto maior o comprimento de tubos, maior o número de conexões. Tubos mais rugosos e menores diâmetros geram maiores atritos e choques e, consequentemente, maiores perdas de carga e menor pressão nas peças de utilização.
III. Não existe escoamento em tubulações sem perda de carga. Para que não ocorra uma diminuição de pressão nas peças de utilização, as perdas podem ser reduzidas a níveis aceitáveis.
IV. A perda de carga em uma canalização pode ser entendida como a diferença entre a energia inicial e a energia final de um líquido, quando ele flui em uma canalização de um ponto ao outro.
Estão CORRETOS: